Tópico: Economia

A deriva militar da Europa e o ataque ao Estado Social

Manuel Raposo — 16 Dezembro 2023

Açores, 2020, a pandemia trouxe mais pobreza (CGTP)

A avaliar pelos acontecimentos mais recentes, os EUA parecem estar a querer passar para os europeus o principal encargo do apoio militar e financeiro à Ucrânia. O incremento da indústria bélica que a UE tem vindo a assumir, juntamente com o propósito anunciado pela Alemanha de colocar-se à cabeça desse esforço, apontam em tal sentido – mesmo à custa de uma forte divisão entre os estados-membros, como se viu com a oposição manifestada pela Hungria. 


EUA: acumular dívida por quanto tempo mais?

Editor / Ilya Tsukanov — 20 Setembro 2023

Economistas temem que o governo federal já tenha entrado numa “queda em espiral” da dívida da qual poderá não ser possível escapar

De uma forma simples mas fundamentada, o artigo que divulgamos (de modo abreviado) expõe as origens da enorme dívida que os EUA têm para com o resto do mundo e como é constantemente acrescida, sempre à custa dos mesmos credores. E explica como é mantida incobrável, não apenas pelo ascendente económico de que os EUA ainda dispõem, mas também, em última instância, pela ameaça militar. Este domínio, que tem permitido ao imperialismo norte-americano ditar regras ao resto do mundo, está porém em declínio acentuado. 


A esquerda perante os BRICS

Manuel Raposo — 4 Setembro 2023

Milhões de trabalhadores serão trazidos para o terreno da luta de classes na sua feição mais moderna, a do confronto pleno com o capitalismo

Não tendo podido travar a expansão dos BRICS e o crescente prestígio que a organização ganhou no mundo dependente e periférico, o Ocidente tem tentado diminuí-la através de propaganda negativa, de omissões, ou do habitual anedotário noticioso. A denúncia destas jogadas importa para clarificar o que está em jogo, como faz o artigo de Rui Lourido que antes publicámos. Mas é também indispensável que a esquerda reflicta sobre as responsabilidades políticas que sobre ela recaem numa época em que o mundo se transforma de forma evidente. Que tarefas cabem à esquerda anti-imperialista e anti-capitalista nestas circunstâncias?


A importância da cimeira dos BRICS

Editor / Rui Lourido — 30 Agosto 2023

Mais de 40 países manifestaram interesse em integrar os BRICS

Os meios ocidentais tentaram por todos os processos, e desde há longos meses, diminuir a importância da cimeira dos BRICS realizada há uma semana na África do Sul. Uma informação objectiva, porém, dá conta de que os países do chamado Sul Global reunidos em Joanesburgo deram um passo importante no sentido de se libertarem da tutela do ocidente imperialista, congregando-se para estabelecer relações de colaboração que lhes permitam não apenas prescindir, mas também rejeitar as instituições internacionais que os têm sujeitado à eterna condição de países dependentes.


Os limites da globalização imperialista

Editor / Domenico Moro — 17 Agosto 2023

A tendência globalizadora do capital verificada nas últimas três décadas parece abeirar-se de um limite

O artigo seguinte, do italiano Domenico Moro, procura realçar as contradições que crescem presentemente no mundo capitalista em resultado da guerra económica movida pelos EUA contra a China, seu principal competidor. A divisão que está em marcha entre os dois colossos arrasta para um ou outro lado economias e países de todo o globo, apontando para a formação de dois campos económicos opostos e em confronto político.


Lucros da banca e moral oficial

Urbano de Campos — 1 Agosto 2023

Fraude no BES valeu 12 mil milhões. Ricardo Salgado acusado de 65 crimes. Veremos que justiça vai ser feita

Os lucros da banca que actua em Portugal, revelados nos últimos dias, deram aos meios de comunicação oportunidade para veicular uns quantos reparos moralistas. O moralismo consistiu nisto: manifestar uma espécie de comiseração para com o cidadão comum, aflito para pagar as contas, ao mesmo tempo que se justificava a opulência da banca como coisa absolutamente impoluta e inelutável. Como quem nos diz: “Temos pena, mas são estas as regras do jogo”.


Sentença do BCE: os assalariados que paguem

Manuel Raposo — 1 Julho 2023

Os suspeitos do costume, em ambiente volátil. Bancos centrais do Japão, EUA , Europa e Inglaterra reunidos em Sintra

Fiel ao preceito de “primeiro manducar, depois filosofar”, o fórum do Banco Central Europeu reunido em Sintra começou com um jantar no dia 26. No encerramento, dois dias depois, a presidente Christine Lagarde não deixou margem de dúvida acerca de quem deve pagar os custos da inflação e do tem-te-não-caias da economia europeia: os trabalhadores assalariados. As piores previsões feitas no final do ano passado confirmaram-se por inteiro: retrocesso económico, subida dos preços, desvalorização dos salários. Mas houve quem ganhasse: o grande capital.


A extorsão dos países dependentes

Editor / Xin Ping — 28 Maio 2023

Paul Singer, magnata da Elliott Capital Management, especialista em extorsão em qualquer parte do mundo

O “mistério” da pobreza recorrente dos países dependentes, ou das suas sucessivas insolvências, fica mais claro quando se entende o mecanismo de extorsão sistemática praticada contra eles pelo capital imperialista. A grande finança tem neste processo um papel determinante. Debaixo da designação respeitável de “fundos de investimento” abrigam-se verdadeiras equipas de profissionais do crime organizado (dotadas de especialistas de toda a natureza: jurídica, financeira, política…) que avaliam as presas e decidem quando e como as atacar. Merecem por isso a designação mais justa de fundos abutres.


Crise financeira sobre fundo de guerra

Manuel Raposo — 14 Maio 2023

13 de março. Polícia controla acesso ao SVB. Clientes correram a levantar depósitos após colapso do banco.

Desde começos de março, quando faliu o Silicon Valley Bank, repetem-se as declarações dos poderes públicos afiançando a segurança do sistema financeiro norte-americano e europeu. Os factos, porém, mostram que as ameaças de falências persistem sem que os remédios produzam as melhoras desejadas. De facto, os avisos que apontam para um mal de raiz afectando todo o sistema financeiro ocidental, e possivelmente mundial, afirmam sem sombra de dúvida que o problema ultrapassa em muito os colapsos até agora verificados. 


A guerra, para além das armas

Editor / Dominique Delawarde — 19 Abril 2023

A velha divisão imperialista do mundo está posta em causa

A insistência com que os governos ocidentais e todos os grandes meios de comunicação falam, ao detalhe, da guerra na Ucrânia (desde as operações militares às minúcias dos armamentos) vai a par de um silêncio comprometido acerca das alterações na paisagem económica do mundo, que a guerra não desencadeou em primeira mão, mas veio incrementar. O potencial e efectivo crescimento do conjunto de países que não alinhou nas sanções do Ocidente contra a Rússia contrasta com o marasmo e o retrocesso verificado nas economias ocidentais, como ainda recentemente o insuspeito FMI não pôde deixar de revelar em números. Que importância tem esta evidência?


Página 1 de 15 Mais antigos >