A importância da cimeira dos BRICS

Editor / Rui Lourido — 30 Agosto 2023

Mais de 40 países manifestaram interesse em integrar os BRICS

Os meios ocidentais tentaram por todos os processos, e desde há longos meses, diminuir a importância da cimeira dos BRICS realizada há uma semana na África do Sul. Uma informação objectiva, porém, dá conta de que os países do chamado Sul Global reunidos em Joanesburgo deram um passo importante no sentido de se libertarem da tutela do ocidente imperialista, congregando-se para estabelecer relações de colaboração que lhes permitam não apenas prescindir, mas também rejeitar as instituições internacionais que os têm sujeitado à eterna condição de países dependentes.

O artigo que divulgamos, de Rui Lourido, historiador e presidente do Observatório da China, dá notícia das decisões tomadas na cimeira e das perspectivas que se abrem aos membros dos BRICS, agora alargado, e a muitos outros países que pretendem a adesão ao grupo.

 

BRICS 11 FORTALECEM MUNDO MULTIPOLAR

Rui Lourido, China Radio International (portuguese.cri.cn), 28 agosto 2023

Terminou, com inequívoco sucesso, em Joanesburgo, na África do Sul, a 15.ª Cimeira do Brics (composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ficará para a história, como elemento mais decisivo, a aprovação do seu alargamento. Na reunião foi aprovado o documento que define os critérios para o seu alargamento, mas os cinco chefes de estado foram mais longe ao convidarem já seis países de três continentes: a Argentina, na América do Sul; o Egito e a Etiópia, na  África; a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Irão, na Ásia meridional. 

Estes países passarão, em 1 de janeiro de 2024, a fazer parte do Brics num total de onze países. Para além de conquistar a presença de três dos mais importantes produtores e exportadores de petróleo e de gás do mundo, os países do Brics conseguiram um facto civilizacional, absolutamente extraordinário, ao ter unido algumas das civilizações mais antigas e significativas do planeta, nomeadamente, a civilização Chinesa (a única que mantém a continuidade entre a civilização antiga e o país atual), a civilização Russa, a Indiana, a Persa, a civilização Árabe, as antigas civilizações de África (Egito e Etiópia) e a do Mundo Latino-Americano.

O segundo grande objetivo concretizado nesta cimeira foi o de aprofundar a cooperação entre os seus membros e dar voz e visibilidade, como nunca antes tinha sido feito, aos países do Sul Global. Podemos registar que mais de 40 países expressaram o seu interesse em integrar o Brics e 22 países submeteram pedidos concretos de adesão formal. O presidente Vladimir Putin referiu que fará parte da sua presidência, em 2024, trabalhar para o alargamento do Brics a outros países já inscritos.

A cimeira recusou uma estratégia de confrontação com os países desenvolvidos (o Ocidente neoliberal, com cerca de 12% da população mundial, dirigido, de forma hegemónica pelos EUA que representam pouco mais de 4% da população do planeta). Os países em desenvolvimento (o chamado “Sul Global”), totalizam cerca de 88% da população mundial e veem com grande esperança o Brics. Os cinco estados têm vindo, ponderadamente, a conciliar entre si a estratégia de trabalharem e cooperarem para a urgente reforma das instituições da governança internacional global, de forma a trazer maior clareza, transparência e decisões mais democráticas que respondam aos reais desafios globais da humanidade: as alterações climáticas, a paz e a fome (a redistribuição injusta dos recursos produzidos no planeta é, em grande parte, responsável por uma em cada seis pessoas do mundo passar fome).

Para fazer face a estes desafios, o Brics defende um reforço da coordenação macroeconómica e um planeamento sustentável, nomeadamente da agricultura, que permita garantir a segurança alimentar, pois os países do Brics produzem um terço da produção alimentar mundial.

Expressaram, também, a preocupação e a necessidade de se reformarem as estruturas do sistema económico e financeiro global, decorrente da II Guerra Mundial – Bretton Woods, como a Organização Mundial do Comércio e o Fundo Monetário Internacional. O Brics denuncia a utilização unilateral destas estruturas para manipulação das relações económicas e geoestratégicas a favor da escassa minoria de países desenvolvidos, mantendo os restantes em situação de subdesenvolvimento.  

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, destacou que os países integrantes do Brics tiveram um expressivo desenvolvimento na última década, contribuindo para um quarto da economia global, um quinto do comércio global e 40% da população mundial. Em 2022, o comércio entre as nações do Brics totalizou US$ 162 biliões. Ramaphosa alertou ainda para a nova onda de protecionismo e de utilização dos meios financeiros como uma arma contra outros países que são incompatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio.

A cimeira alertou também para a importância do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelo Brics em 2015, com capacidade para mobilizar recursos financeiros (sem condicionalismos políticos) para o investimento em infraestruturas e o desenvolvimento sustentável das economias emergentes.

Foi, ainda, aprovada a utilização das moedas nacionais nas trocas comerciais e financeiras entre os membros do Brics. O presidente do Brasil foi um pouco mais além, ao defender a criação de uma moeda comum para as relações comerciais entre os membros do grupo e as economias emergentes, sem pôr em causa as moedas de cada um dos países, como forma de maior autonomia face à instabilidade do dólar e do seu uso unilateral para pressionar outros países. Lula da Silva referiu ainda que considera necessário não depender exclusivamente do dólar, pelo que o Brasil estudará a possibilidade de utilizar o Yuan nas suas relações com a Argentina.

O Brics adotou, igualmente, as propostas do presidente da China, Xi Jinping, que para além de dar voz aos países do Sul Global, defendeu que o Brics se empenhasse numa nova visão comum sistemática, multilateral, cooperativa e sustentável, exercendo um papel decisivo na economia, finanças e comércio mundiais, mas sem esquecer o seu papel coletivo responsável e ponderado para a segurança universal, no respeito pelas leis internacionais das Nações Unidas. Baseada em parcerias de ganho comum (win-win) partilhado, que se oponham às barreiras e sanções unilaterais levantadas ao fluxo comercial por alguns países desenvolvidos, bem como a necessidade de recusa do espírito de guerra fria e de soma zero.

A grande vantagem do Brics é a sua consciência da necessidade de um mundo multipolar, com a cooperação multilateral entre os seus membros e com as outras economias emergentes, no processo de construção mais equilibrada de uma governança global mais justa. O Brics estabeleceu dentro da sua organização uma aliança de mulheres e um fórum para a juventude.

O Brics considerou a Organização das Nações Unidas como fundamental ao Sistema de Relações Internacionais, pelo que propõem o seu reforço, através da reforma do seu Concelho de Segurança, com a inclusão de uma maior representatividade dos países em desenvolvimento. O Brics valorizou  igualmente a liderança do G20 como fórum multilateral para a cooperação económica e financeira internacional.

Como única estratégia para a resolução dos conflitos internacionais, o Brics advoga o diálogo à mesa de negociações, seja no Níger, na Líbia e no Sudão onde devem ser mediadores a ONU e a União Africana. Advoga uma negociação política e diplomática para a solução da crise da Síria e do Irão. Quanto ao conflito na Ucrânia o Brics declara apreciar as “propostas de mediação” incluindo uma missão africana de manutenção de paz.

A hegemonia de alguns países desenvolvidos sobre os restantes não terminou, mas o alargamento do Brics (agora com 11 e mais a partir de 2024), bem como o aprofundamento da cooperação entre os seus membros (com partilha entre culturas de civilizações diferentes) permitem que surja uma nova esperança de maior justiça, inclusão, equidade, transparência e decisão mais democrática em nível internacional.

Urge que TODOS concentrem esforços no combate aos verdadeiros problemas da humanidade – as alterações climáticas, a fome e a real procura da paz.

 


Comentários dos leitores

leonel l. clérigo 31/8/2023, 14:08

A Cimeira dos BRICS

Em 20 de Julho de 1969, o astronauta estadunidense Neil Armstrong consagrou-se como o primeiro Homem a pisar a Lua. E proferiu ali uma frase que correu Mundo e ficou célebre: "É um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".

1 - Na grande crise social dos tempos que correm, julgo esperançosamente que poderemos aplicar esta frase de Armstrong à CIMEIRA dos BRICS: "Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".
Efectivamente, contam-se por milénios que, na sequência histórica dos MODOS de PRODUÇÃO, encontramos invariavelmente na BASE de cada MODO um "traço comum": a EXPLORAÇÃO do TRABALHO realizado sobre a GRANDE MAIORIA em benefício de uma MINORIA que se APROPRIA - sob várias formas - da RIQUEZA CRIADA, impedindo que ela seja PRODUZIDA e DISTRIBUÍDA adequadamente e na quantidade necessária, coisa que o célebre MERCADO já mostrou ser incapaz de o fazer.

2 - Perante as inúmeras CONTRADIÇÕES existentes no Mundo - uma "herança" de milénios de LUTAS de CLASSE - julgo que o PROJECTO dos BRICS poderá ser um passo bem Positivo como dizia o Astronauta Armstrong. E tem a seu favor o ser um PROJECTO onde cabem os "POBREZINHOS" SUBDESENVOLVIDOS (como nós) e não "ricalhaços" à BRETTON WOODS ou à CONSENSO de WASHINGTON que, como dizia o outro, só sabem "coçar para dentro".

3 - É certo que ainda se vai no princípio e os inimigos são fortes, poderosos e não é gente de baixar os braços: muito falta ainda para "terminar o jogo". Mas também é certo que já muitas vezes ouvi que "A Esperança é a última a morrer". O resto, é o EUROCENTRISMO dos agarrados ao "tacho".

Adilia Maia 2/9/2023, 9:25

A existência do BRICS alargado é de uma enorme importância e muda completamente o jogo; representa uma enorme esperança para a humanidade, basta olhar a foto que introduz este artigo para perceber a sua tendência nitidamente inclusiva, embora ainda muito limitada pois como se constata o elemento feminino está completamente ausente. Esperemos que os objetivos propostos sejam perseguidos com constância e perseverança, mas é preciso estar alerta porque o imperialismo vai tentar sabotar o projeto de todas as maneiras recorrendo as táticas do costume, semeando guerras fratricidas, intrigando, agindo de forma mafiosa e acima de tudo extremamente hipócrita o que leva a que muitas pessoas nao percebam o logro em que estão a cair. A hipocrisia do Ocidente que ao longo da sua historia recente, mas já secular tanta malfeitoria inominável tem levado a cabo não pára de me surpreender e temo muito que, sentido-se encurralado, se esmere ainda mais. Mas enfim, de facto, a esperança é a ultima coisa a morrer e como diz o poeta: "vamos com fé que a fé não costuma falhar".
Obrigada pelo artigo que me proporcionou. Convido a visitarem o meu blogue Cada Dia Seu Segredo


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar