Arquivo: Maio 2008

Bloco tenta capitalizar à esquerda do PS

José Mário Branco — 31 Maio 2008

A ocupação do espaço político da direita pelo neoliberalismo da linha “blairista” de Sócrates – com mais eficácia do que os governos PSD/CDS – tem vindo a desenvolver dois fenómenos no espectro político parlamentar: a paralisia política do PSD e do CDS-PP, que ficaram sem nada para fazer a não ser apoiar a escalada anti-social do governo, por um lado; e, por outro, a desmoralização do eleitorado do PS situado mais à esquerda que – como todos os comentadores, e Soares, e Santana vão avisando – pode vir a ser capitalizado pelo PCP e pelo BE, cada um à sua maneira e com o seu estilo próprios.


As preocupações do dr. Soares

Pedro Goulart —

Em artigo de opinião publicado no Diário de Notícias de 27/5, Mário Soares, antigo primeiro-ministro e ex-presidente da república, diz-se chocado e entristecido por Portugal aparecer na cauda dos 25 países da União Europeia quanto à pobreza e às desigualdades. Soares diz que somos o país da UE “socialmente mais desigual e injusto, ombreando com a América de Bush”. Com esta opinião certamente muita gente estará de acordo.


Inflação recorde na Europa

Segundo o Eurostat, em Março e em Maio a inflação na Europa igualou o valor máximo (3,6%) desde que esse instituto foi criado, em 1999. A inflação é uma subida dos preços que afecta o custo de vida, diminuindo o poder de compra dos salários. Recentemente o Governo negociou os aumentos dos funcionários públicos na base de uma inflação de 2,3% para este ano e de 2,1% para 2009, tendo o ministro das Finanças afirmado que “a previsão da inflação para 2008 está perfeitamente em linha com a evolução verificada mesmo a nível europeu”. No entanto, recusa-se a rever os aumentos acordados em função dos novos valores da inflação. Qualquer comerciante que aldrabasse um cliente desta forma poderia ser preso e julgado por burla.


Estabilizar a instabilidade

Os jornais anunciam que o desemprego na União Europeia se mantém “estável” nos 6,7%. Em Portugal, verifica-se a taxa de 7,4% pelo terceiro mês consecutivo. E os títulos repetem: “desemprego estável”. Mas qual é a estabilidade da vida de um desempregado? Para quem vive do trabalho, é um cinismo associar a palavra estabilidade à palavra desemprego. Isso é feito para que achemos normal um fenómeno que só é normal (e benéfico) para os detentores e gestores do capital. O desemprego é a chantagem do capital sobre a mão-de-obra.


Nepal: dez anos de guerra popular ditam o fim do regime feudal

Manuel Raposo — 30 Maio 2008

nepal1_72dpi.jpgO Partido Comunista do Nepal (maoísta) venceu as eleições gerais realizadas em 10 de Abril com mais votos do que todos os demais partidos juntos. Tido como “surpreendente” pela maioria da imprensa, o resultado, pelo contrário, vem na lógica do apoio dado pela população nepalesa à guerrilha conduzida durante dez anos pelo partido e ao seu programa de abolição do regime monárquico feudal com mais de duzentos anos.


Estudantes combatem praxes reaccionárias

MATA / MV —

praxe_72di.jpgO movimento estudantil MATA (Movimento Anti “Tradição Académica”) denuncia os rituais alienantes associados à chamada Queima das Fitas e à recepção aos caloiros, que são apenas uma forma de desviar os estudantes dos problemas reais que os afligem: a degradação dos cursos e das instalações, a mercantilização e o encarecimento do ensino superior, a ausência de futuro para os diplomados.


A repressão tornada espectáculo

Rui Pereira —

paisbascomanif_72dpi.jpgAnunciada no final deste mês de Maio, pelos governos espanhol e francês, com as velhas parangonas triunfais do costume, a (mais uma) prisão do “Número Um” da organização armada basca, ETA, teve um ingrediente novo: a convocação das televisões para a transmissão em directo de alguns rituais do espectáculo dito “antiterrorista”.


Há números e números

Eugénio Silva —

Um anúncio de champô diz que faz os cabelos 90% mais lisos. Outro que põe os caracóis 40% mais firmes. Dou por mim a pensar o que são cabelos 90% mais lisos ou 40% mais firmes; ou 89% ou 41%. Outro anúncio: uma conta bancária a crescer 12% como a do Cristiano Ronaldo. Certo, 12%, mas comparo a maquia dele e a minha, ou a dos meus vizinhos, e sinto-me gozado.


Sempre de Nós

Manuel Monteiro —

cdcamane_72dpi.jpgSaiu recentemente o CD de fados de Camané, Sempre de Mim. Neste novo trabalho, o fadista, dirigido por José Mário Branco, continua na linha de renovação do fado, conservando, no entanto, a sua raiz popular através de fados tradicionais (Fado Carriche, Fado Britinho, Fado Cuf, Fado Menor, Fado Licas, etc).


Mercadoria

Nestas eras de sonhos mortos,
só quimeras enlatadas
animam parcialmente
espíritos duvidosos e
vazios, produtos.
Todos são cada vez menos,
mas as marcas ainda são as mesmas…
O tempo inexiste em ócio,
a carne é sabor angústia,
o carrasco é o ponteiro do relógio
e há recreio de bílis,
que mais ácidas,
derretem até a lógica.
E quando, iluminado pela lâmpada de Mercúrio,
encontro o meu cansado reflexo
em espelho sujo,
espumando saliva fria,
reclamo o rótulo
que me falta,
consumindo-me grátis,
mercadoria.

Rafael Puertas de Miranda


Página 1 de 5 Mais antigos >