Tópicos
- Aos Leitores (20)
- Breves (968)
- Cartas (44)
- Cultura (41)
- Economia (153)
- Editorial (76)
- Efeméride (50)
- Liberdades (505)
- Mundo (879)
- País (1361)
- Política (1357)
- Sociedade (249)
- Trabalho (446)
- Tribuna (15)
- Ver-Ouvir-Ler (37)
Links
Número de consultas:
(desde 7 Outubro 2007)
Última actualização do site:
9 Janeiro 2025
Arquivo: Abril 2023
25 de Abril. Onde estamos, o que fazer?
Editor — 27 Abril 2023
As grandes manifestações que desfilaram por todo o país mostram que milhares e milhares de pessoas não desistem das esperanças que o 25 de Abril trouxe. Os incidentes parlamentares, o fiasco dos anunciados protestos fascistas ou as trocas de galhardetes partidários tiveram, como sempre, mais eco nos média do que as vozes populares. É mesmo assim — trata-se da marca do regime, por mais que os seus protagonistas se revistam de capas democráticas. Mas isso só mostra a distância que separa os milhares que, por vontade própria, saíram à rua daqueles que, engravatados, se dizem seus representantes.
A guerra, para além das armas
Editor / Dominique Delawarde — 19 Abril 2023
A insistência com que os governos ocidentais e todos os grandes meios de comunicação falam, ao detalhe, da guerra na Ucrânia (desde as operações militares às minúcias dos armamentos) vai a par de um silêncio comprometido acerca das alterações na paisagem económica do mundo, que a guerra não desencadeou em primeira mão, mas veio incrementar. O potencial e efectivo crescimento do conjunto de países que não alinhou nas sanções do Ocidente contra a Rússia contrasta com o marasmo e o retrocesso verificado nas economias ocidentais, como ainda recentemente o insuspeito FMI não pôde deixar de revelar em números. Que importância tem esta evidência?
O mundo já mudou
Editor / O Comuneiro — 11 Abril 2023
À vista de uma catástrofe financeira largamente anunciada, o Ocidente aproxima-se de um abismo de profundidade e de contornos ainda por determinar, mas que não será seguramente coisa ligeira. O desfecho que se pode antever da contenda que se trava entre o sistema imperialista ocidental e o resto do mundo terá certamente uma dimensão histórica. Querer manter equidistância e indiferença perante este confronto, será sinal de inconsciência, de má-fé ou de diletantismo — e só resultará em impotência política. O mundo já mudou, só não se sabe em que exacta medida.
O folhetim Trump e a crise do poder nos EUA
Editor / Tony Cox — 8 Abril 2023
A acusação de que Donald Trump está a ser alvo por parte da justiça de Nova Iorque, tornou-se um circo mediático em que os meandros do processo são escalpelizados ao pormenor. O assunto promete alongar-se no tempo com ingredientes para todos os gostos, desde casos de costumes a fraudes e falsificações. Os comentadores mais diligentes vêem-se apertados entre as desgraças do espectáculo folhetinesco e a necessidade de ter cautelas políticas diante das ondas de choque que o processo pode gerar na opinião pública.