Arquivo de Outubro 2007

Estados Unidos: a fascização da vida quotidiana

À sombra das novas leis anti-terroristas, proliferam os assassinatos políticos, as perseguições, os ficheiros de militantes – e o medo generalizado

M. Gouveia (segundo Naomi Wolf)

naomiwolf.jpgDepois de publicar o seu último livro, O Fim da América. Carta de Aviso a Um Jovem Patriota, Naomi Wolf, jornalista e escritora, andou a percorrer os EUA e a falar com pessoas de todas as camadas sociais acerca das liberdades, e escreveu um artigo de que se destacam alguns dos aspectos mais significativos. Ler o resto do artigo »



Fusão de bancos

Trabalhadores do BPI e do BCP rejeitam despedimentos

A comissão de trabalhadores do BPI manifestou-se desiludida à saída de uma reunião com a administração do banco em que procurou obter garantias de que os direitos dos trabalhadores serão respeitados, no caso de a fusão com o BCP ir para a frente. Ler o resto do artigo »



Camionistas de longo curso morrem em acidentes à razão de um por mês

camionistas1.jpgA Festru (federação sindical dos transportes) iniciou, em conjunto com as Comisiones Obreras espanholas, uma acção de denúncia das condições desumanas em que trabalham os camionistas de longo curso. Ler o resto do artigo »



Greve na Portucel Viana

Os trabalhadores da Portucel Viana, em Viana do Castelo, fizeram greve no dia 19 de Outubro em protesto contra a tentativa da empresa de baixar o valor dos complementos de reforma, que fazem parte do contrato colectivo de trabalho. A luta teve larga adesão entre os 300 trabalhadores, metade dos quais, aproximadamente, tem mais de 50 anos de idade e vê assim próxima a possibilidade de se reformar, querendo naturalmemnte fazê-lo nas melhores condições. A Portucel Viana teve um lucro de 18 milhões de euros em 2006. Faz parte do grupo Gescartão, por sua vez detido pela firma espanhola Europac.



O olhar de um homem

9 de Outubro de 1967, numa das salas da pequena escola de La Higuera. O sargento boliviano Mario Terán baixou a cabeça fugindo ao olhar daquele cuja morte lhe fora encomendada e conteve-se para não vomitar. A voz do Che chamou-o à realidade: “Acalme-se. E faça bem a pontaria. Vai matar um homem!”



A escola

Ao evocar os resultados dos “programas de influência” dos Estados Unidos num acto oficial em 25 de Outubro, Karen Hughes, subsecretária de Estado para a Diplomacia Pública e os Assuntos Públicos declarou: “Mais de 130 participantes [nos nossos programas desde 1945] vieram a tornar-se líderes dos seus países, incluindo o actual primeiro-ministro da Grã-Bretanha, o presidente da França e o presidente da Turquia”.
A biografia de Brown é conhecida, mas é a primeira vez que um governante estadunidense reconhece que Sarkozy e Gül foram formados pelo Departamento de Estado [Ministério dos Negócios Estrangeiros dos EUA], algo que os interessados sempre tentaram esconder. (VoltaireNet)



Militante do MST executado por milícia armada

Urbano de Campos (Segundo nota de impresa da Via Campesina)

assassinatomst.jpgUma milícia armada assassinou no dia 21, com dois tiros no peito, o militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro da Via Campesina, Valmir Mota de Oliveira, de 42 anos. Keno, como era conhecido, foi morto durante um ataque contra os camponeses acampados na área da multinacional Syngenta, em Santa Tereza do Oeste. Mais cinco trabalhadores foram feridos. Ler o resto do artigo »



Pobreza: a causa do mal e as lutas analgésicas

José Mário Branco

Com grande destaque nas televisões e jornais, realizaram-se em 17 de Outubro diversas acções, em Portugal e no resto do mundo, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza promovido pelas Nações Unidas. Ler o resto do artigo »



Che Guevara

Pedro Goulart

O Che é, para nós, um poderoso exemplo de abnegação e de coragem no combate anti-imperialista. Recordamo-lo, quarenta anos após o seu assassinato na Bolívia, não para servir as modas nem para o enquadrarmos no sistema, como já várias vezes tem sido tentado por reformismos vários. Ler o resto do artigo »



Plano tecnológico

Com a conivência dos médias, o governo propagandeia, numa cadência estudada, iniciativas de fachada com que diz acudir aos mais desprotegidos, ou incluir os mais pobres no “plano tecnológico”. Foram uns telemóveis para alguns velhinhos sem companhia, enquanto lhes reduzem as reformas e encarecem os medicamentos. Foram uns computadores a 20 contos, em que o negócio é a fidelização aos serviços da (agora privada) PT, que só agrava o endividamento de quem cai na esparrela.



Rivoli: de centro cultural a centro comercial

Um Rio de dinheiro para La Féria, em troca de quê?

M. Gouveia

rivoli2reduz.jpgOs negócios pouco transparentes legitimam todas as suposições. E na sociedade em que vivemos, adoradora de um só e único deus, o dinheiro, os poderosos nada fazem à borla. Está nos genes do capitalismo. La Féria e os seus espectáculos têm uma determinada função social, cuja utilidade é reconhecida e paga pela classe no poder. Ler o resto do artigo »



Em risco de fechar

A equipa de cuidados paliativos do Centro de Saúde de Odivelas, assinalou dez anos de actividade, com direito a visita do primeiro-ministro e tudo. O centro acompanha mais de 200 doentes, alguns com necessidade de visitas diárias e serviu de modelo para o país ver como se tratam os doentes em fase terminal. Agora, os contratos de alguns dos 20 técnicos vão ser revistos no âmbito da nova lei de contratações, não se sabendo se serão renovados. O Centro foi obrigado a não aceitar mais doentes. O que vai acontecer aos utentes desta unidade? No privado há resposta: só o internamento ascende aos 200 euros por dia.



Pensionistas em perda contínua de poder de compra

M. Raposo

pobreza.jpgNos últimos sete anos, os reformados da função pública sofreram uma quebra de poder de compra que varia entre 5 e 10 por cento, consoante o valor das pensões. Deve-se isto ao facto de os aumentos anuais serem sempre inferiores à inflação; e ainda à taxa de desconto para a ADSE (sistema de saúde) aplicada às reformas superiores a 605 euros. Ler o resto do artigo »



Pequena localidade revolta-se no sul da China

Cidadãos ocupam o edifício do governo local, fartos das vendas de terrenos rurais comunais

Bill Schiller, Toronto Star (excerto)

Após anos de suspeição e de crescente revolta, os cidadãos de Xiangtang, uma localidade do sul da China com 3500 habitantes, decidiram que não estavam para aturar mais o que viam: os políticos locais pareciam ficar cada vez mais ricos e todas as outras pessoas a ficarem para trás, enquanto os terrenos que eram propriedade de toda a comunidade iam desaparecendo, para dar lugar a investimentos comerciais. Ler o resto do artigo »



Punição colectiva

O ministro israelita da Defesa prepara-se para aprovar cortes no fornecimento de energia eléctrica e de combustíveis à Faixa de Gaza “para tentar parar os ataques de rockets”. Israel fornece 60% da energia eléctrica ao milhão e meio de habitantes de Gaza. Os líderes palestinianos responderam à ameaça acusando Israel de infligir punições colectivas aos palestinianos (proibidas pelas Convenções internacionais). O porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, comentou: “Servirem-se das necessidades humanas básicas para chantagear o nosso povo é algo que nunca nos enfraquecerá”.



O luxo no mundo

Vários membros da lista dos 400 mais ricos da revista Forbes já expressaram interesse em comprar uma mansão com 53.000m2 no Yellowstone Club, em Montana (EUA) que custa 155 milhões de dólares. A casa na neve do Príncipe Saudita Bandar bin Sulta, em Aspen, Colorado, está à venda por 135 milhões de dólares, enquanto a 9700km dali, se pedem 100 milhões de dólares por uma mansão com 64 divisões. Um castelo romeno está à venda por 140 milhões de dólares. O magnata do aço indiano Lakshmi Mittal pagou mais de 100 milhões de dólares por uma casa. A propriedade mais cara de 2007 fica em Beverly Hills, Califórnia: 75.000m2, 165 milhões de dólares.



A arte e a vida

Um artista da Costa Rica, Guillermo Habacuc Vargas, expôs um cão vadio faminto numa galeria de arte. Ninguém o alimentou ou lhe deu água, morreu durante a exposição. Vargas foi escolhido para representar o seu país na “Bienal Centroamericana Honduras 2008″. Existe uma petição onde é pedido que ele não receba este prémio. João César Monteiro recusou-se um dia a falar sobre um famoso realizador porque ele matara um gato para filmar uma cena. Instado sobre a possível legitimidade da utilização da imagem da morte numa obra de arte, gritou: “A Arte nunca pode ser contra a Vida” !



“Erro” nuclear

A Força Aérea dos EUA destituiu vários oficiais de comando depois de um bombardeiro B-52 ter, por engano, voado através dos Estados Unidos com 6 mísseis de cruzeiro armados de ogivas nucleares montados nas asas. Três coronéis e mais 66 militares foram castigados após o incidente ocorrido na base aérea Minot, Dakota do Norte, em 29 de Agosto. Os responsáveis falam de “lacunas procedimentais”. A tripulação do avião não sabia que levava ogivas nucleares activas a bordo.



Belmiro mostra as garras

Patronato aposta na revisão constitucional

Cândido Guedes

belmiro.jpgDepois de Menezes no congresso do PSD, Belmiro de Azevedo vem confirmar: “a Constituição Portuguesa tem de ser revista; está muito desactualizada” (SIC-Notícias, 22 de Outubro). Ler o resto do artigo »



Muito alta tensão

Moradores do concelho de Silves (Algarve), afectados pelo Traçado Sul previsto pela REN, iniciam na terça-feira uma greve de fome junto ao Palácio de S. Bento, em Lisboa. A acção de protesto integra pessoas de várias nacionalidades e proprietários de terrenos afectados que, além dos problemas de saúde, apontam «a morte de toda a actividade turística e agrícola» na zona. Esperam que à concentração se juntem «populações do País, afectadas pela proximidade de linhas de alta tensão». Estão agendadas para quarta-feira, às 14h30, acções de protesto junto à Assembleia da República e à residência do primeiro-ministro.



Gestores dos fundos

O Conselho de Ministros aprovou as remunerações dos gestores dos fundos comunitários (€ 21 511 milhões de euros mais 7 705 milhões de comparticipação do Estado) que Portugal irá receber dos Programas Operacionais do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013.
São 5 gestores: cada um € 4.650/mês+ € 1.025,6 (despesas representação) + 15% (prémios). Mais 4 Vogais Executivos: cada um € 4.185/mês+ € 923,08 (despesas representação)+15% (prémios). E ainda 16 Vogais Não Executivos: cada um 1.500 euros/mês.



Bob Dénard, o “cão de guerra”

Morreu o precursor da guerra privada

José Mário Branco

O mais célebre mercenário da era pós-colonial, Bob Dénard, morreu aos 78 anos, vítima da doença de Alzheimer. Nascido em Bordéus com o nome de Gilbert Bourgeaud, serviu a marinha de guerra francesa na Indochina e depois a polícia de Marrocos, então ainda uma colónia da França. Ler o resto do artigo »



O Tratado Reformador da UE permite a pena de morte

M. Gouveia

A Carta dos Direitos Fundamentais que integra o Tratado da União Europeia retoma, em parte, a Convenção Europeia para a Protecção dos Direitos do Homem e Liberdades Fundamentais, mas também recupera “anotações” feitas pelo presidium da Convenção Europeia (estrutura que preparou a reconfiguração de que resultou o Tratado). Ler o resto do artigo »



Perdão e flagrante delito

M. Raposo

Um filho de Jardim Gonçalves (o patrão do Millennium BCP) e um accionista de nome Goes Ferreira obtiveram do banco empréstimos no valor de 12 e 15 milhões de euros, que não pagaram. As dívidas, dadas como incobráveis, foram-lhes perdoadas por decisão dos responsáveis do banco, estando em curso um inquérito para averiguar se houve tratamento de favor. Ler o resto do artigo »



Custos da presidência

Quase 300 mil euros por dia é quanto está a custar a presidência portuguesa da UE. No final de Dezembro terão sido gastos 51 milhões de euros: 31 para obras no Pavilhão Atlântico, mais 15 para actividades diplomáticas no estrangeiro e o resto para hotéis, transportes, segurança e por aí fora.



Saúde: nota negativa

Numa análise aos sistemas de saúde que melhor respondem às necessidades dos utentes, realizada entre 29 país europeus, Portugal ficou em 19.º lugar, muito longe dos valores obtidos pela Áustria, a Holanda e a França. Vários parâmetros foram tidos em conta, como os direitos dos utentes, o acesso directo a especialistas ou o direito a uma segunda opinião. Nota negativa também no respeitante ao tempo de espera, com 7 pontos num máximo de 15. Maus resultados ainda na mortalidade por ataque cardíaco e nos cuidados dentários prestados pelo sistema público.



18 de Outubro

manif18outubro.jpgFoi com evidente incómodo que a generalidade da comunicação social se referiu à manifestação de 18 de Outubro. Percebe-se. Não é todos os dias, em qualquer país do mundo, que 200 mil pessoas descem à rua para pôr em causa o governo. O mar de gente manchou a festa de Sócrates no Parque das Nações, dando a ver aos convidados os limites do poder de persuasão do primeiro ministro português. Ler o resto do artigo »



Morreu Julieta Gandra

A sua casa era ponto de passagem dos que lutavam contra a guerra colonial

Amílcar Sequeira

julietagandara.jpgNascida a 16 de Setembro de 1917, em Oliveira de Azeméis, foi para Angola na altura da 2ª Grande Guerra, já médica e casada com Ernesto Cochat Osório, de quem teve um filho. Nas suas deslocações ao estrangeiro, enquanto médica, serviu várias vezes de correio em acções de apoio à luta dos outros movimentos de libertação das colónias portuguesas e até à FLN da Argélia. Ler o resto do artigo »



Pequena vila dos EUA faz frente aos mercenários da Blackwater

A empresa queria lá instalar a sua escola de assassinos

José Mário Branco

potrero.jpgImaginem uma pequena vila de 800 habitantes – Potrero, no condado de San Diego, Califórnia – a fazer frente à maior empresa de mercenários do mundo. E a conseguir os seus objectivos. Pelo menos para já. Ler o resto do artigo »



Euskadi “não está subordinado à Espanha”

O chefe (lehendakari) do Governo Basco, Juan José Ibarretxe, afirmou ao El País que “o Euskadi não é uma parte subordinada da Espanha” e que o povo basco, “exista ou não a ETA”, tem o direito de fazer o seu caminho, “e fá-lo-emos”. O chefe do executivo basco insiste no seu plano para consultar a população basca sobre a relação que quer ter com a Espanha, plano que foi liminarmente recusado pelo presidente do governo, José Luis Rodriguez Zapatero, segunda-feira passada, numa entrevista entre ambos no palácio de La Moncloa.



Opiniões nada científicas

James Watson, Prémio Nobel da Medicina pela co-descoberta da estrutura molecular do ADN, defende que os negros são menos inteligentes do que os brancos. Não baseou esta afirmação em qualquer dado científico. Apenas na sua experiência pessoal. Já antes defendera o direito das mulheres abortarem caso pudesse ser determinada, através de testes, a homossexualidade futura dos seus filhos. Também defendeu a existência de uma relação entre a cor de pele e o impulso sexual.



Pelo saber público

Estudantes contra a mercantilização do ensino

Hugo Bastos e Pedro Varela

universidadesprivadas.jpgAnos 90. O governo Cavaco inicia a ofensiva contra a educação, elitizando um dos pilares do progressismo dos povos. “Um povo culto é ingovernável”, já dizia o velhaco do Salazar que também era professor. A introdução das propinas, o início da transferência do custo da educação para os alunos e as suas famílias, desencadeou então um forte movimento de protesto por parte dos estudantes. Ler o resto do artigo »



Onda de repressão na “democrática” Nova Zelândia

José Mário Branco (com JB, Mídia Independente)

novazelandia.jpgCom base numa lei “anti-terrorista”, uma grande operação da polícia neo-zelandesa prendeu 17 activistas em vários pontos do país, no passado dia 15. A acção envolveu mais de 300 agentes. Foram invadidas casas e centros sociais com mandatos de busca e de apreensão. A polícia ainda deteve cerca de 60 pessoas para interrogatório. Ler o resto do artigo »



Bairros sociais de Almada

Meia centena de moradores manifestaram-se contra o aumento das rendas das habitações sociais para o próximo ano que dizem crescer entre 100 a 300 por cento.



Lei muito ampla

Em nome da Segurança Nacional, o presidente do EUA poderá vetar a lei aprovada na Câmara dos Representantes que visa proteger a confidencialidade das fontes de informação, por entender que é “muito ampla” e diminuiria a capacidade do Governo nas investigações de terrorismo e noutros casos federais.



Brasil

Estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a reitoria

Mais de uma dezena de reitorias em todo o país ocupadas em 2007

Daniel Caribé (Baía, Brasil)

reitoria.jpgNo passado fim-de-semana (13-14 de Outubro), a ocupação da Reitoria na Universidade Federal da Bahia, realizada por estudantes, completou 15 dias. Ler o resto do artigo »



Albert Gore, Prémio Nobel da Paz

Durante os oito anos em que Al Gore foi vice-presidente, os EUA tudo fizeram para sabotar a Conferência do Rio e ignoraram o Protocolo de Quioto. Enquanto era o segundo homem mais poderoso do mundo, Al Gore não afrontou as multinacionais, o complexo militar-industrial e os grandes impérios económicos que ignoram ostensivamente os problemas ambientais. Pelo contrário, fez o seu jogo. Não usou os poderes executivos de que dispôs para fazer realmente qualquer coisa pelo planeta Terra, mas agora… fez um filme contra o aquecimento global, vai reunindo colaborações de artistas de todo o mundo, desdobra-se em conferências bem pagas contra os que vão destruindo o planeta. E assim, ganhou o Prémio Nobel da Paz.



Rio Mau, Penafiel

Cinquenta operárias despedidas quando estavam de férias

M. Gouveia

modailustrepenafiel.jpgSegundo notícia publicada on-line pelo JornalAberto.com, meia centena de operárias de Rio Mau, Penafiel, foram apanhadas de surpresa com o encerramento da fábrica de confecções “Modailustre, Lda” onde a maioria trabalhava há cerca de uma década. Ler o resto do artigo »



Mortes em acidentes de trabalho

De acordo com a Inspecção-Geral do Trabalho, desde o início do ano até 15 de Setembro, já morreram cem pessoas em acidentes de trabalho.



Motoristas bloqueiam ponte do Guadiana

Sindicatos de transportes de Portugal e Espanha bloqueiam a ponte do Guadiana para protestar contra a falta de condições de trabalho dos motoristas profissionais. Esta jornada de luta está a causar grandes incómodos aos condutores que têm de atravessar a ponte, mas os sindicalistas consideram que esta é a única maneira de chamar a atenção para os seus problemas.



EUA controlam espaço aéreo europeu

Passando por cima do Parlamento Europeu, a União Europeia cedeu às exigências dos Estados Unidos: o espaço aéreo transatlântico fica de agora em diante sob controlo de Washington. Os EUA colocaram os seus próprios cidadãos sob vigilância, proibindo dezenas de milhares deles de se deslocarem; agora, também já nada ignoram sobre os europeus que viajem de avião. E reservam-se o direito de nos recusar a entrada em território estadunidense, mesmo com papeis em ordem.



Pobreza: aumenta o fosso

Em 2004, havia no país 38% de pobres (pessoas que sobrevivem com cerca de 360 euros mensais), entre os idosos que vivem sozinhos e as famílias com três ou mais filhos. Esse valor subiu para 42% em 2005. No outro extremo, os mais ricos são geralmente casais sem crianças ou famílias com apenas um filho. O fosso entre ricos e pobres continua a ser o maior da UE. Os dois milhões de portugueses mais ricos têm rendimentos quase sete vezes superiores aos dos dois milhões de pessoas mais pobres.



Desemprego sobe para 8,3%

O programa “Eixo do Mal”, SIC-Notícias,  lembrou algumas afirmações de Sócrates acerca do desemprego, na campanha eleitoral de Janeiro-Fevereiro de 2005. Aos gritos num comício, Sócrates acusa: “7,1%! 7,1% é a taxa de desemprego! Este número é a marca de uma governação falhada [do PSD], de uma economia mal conduzida!”. Ora, esta semana, o Eurostat divulgou os números do desemprego em Agosto de 2007. Portugal: 8,3%. Não é governação falhada, é a competência do governo ao serviço dos interesses privados.



A única barreira

Que seja uma grande manifestação a do próximo dia 18 de Outubro no Parque das Nações. Para mostrar aos chefes da União Europeia que não queremos flexi-segurança, roubos, corrupção, desigualdade, repressão, injustiça. E também que não queremos para os outros o que não desejamos para nós – e por isso repudiamos ameaças e ataques militares contra povos que defendem os seus direitos nacionais e os seus recursos contra as ambições do imperialismo. Ler o resto do artigo »



Açores

Operárias e operários conserveiros em greve por igualdade salarial

Vladimiro Guinot

operariascofaco.jpgFim à discriminação salarial entre homens e mulheres, subsídio de alimentação igual para todos e progressão nas carreiras profissionais, são as razões que levaram os cerca de 600 trabalhadores da unidade fabril da Cofaco, na Ribeira Grande, Açores, a entrar em greve. Ler o resto do artigo »



Congresso do PSD I

Entrevistado no domingo por ocasião do XXX congresso do PSD, Pedro Passos Coelho, dirigente do partido e ex líder da JSD, resumiu bem os propósitos do PSD na actual situação política. “O país, disse, está como uma panela de pressão” que acumula tensões sociais por força da política do governo PS. Solução: “É preciso urgentemente aliviar essa pressão social”. Eis o programa: encontrar maneira de “aliviar a pressão”.



Congresso do PSD II

Que fez de mal o PS? “As pessoas sofrem uma grande carga fiscal” porque “o PS não levou a reforma do Estado ao ponto de aliviar a despesa pública o suficiente para se poder reduzir os impostos”, sentenciou ainda Pedro Passos Coelho. Donde se deduz que o problema para o PSD é… levar mais longe a política do PS. Fraco programa para uma “oposição”.
Contra o que diz PPC, o PS não só aumentou os impostos, como iniciou uma reforma da administração pública pelas piores razões, ao mesmo tempo que reduziu o nivel de vida e degradou as condições de trabalho dos assalariados. Diminuiu de facto as despesas do Estado à custa desse aumento de impostos e do corte nas despesas sociais. É essa exactamente a política do PSD. Não há, portanto, milagres – ou as pessoas vivem melhor, ou sobe a “pressão social”.



Congresso do PSD III

Luís Filipe Meneses sentiu-se na obrigação, da tribuna do congresso, de assinalar “diferenças” com o PS. Não conseguiu ir longe: reconheceu que Sócrates sabe imitar “o estilo” do PSD mas não consegue imitar-lhe “a substância”. Ridículo. Precisamente o que atormenta a direita é o facto de Sócrates ter usurpado a política da direita, deixando o PSD e o CDS sem campo para jogarem.



As razões, segundo a CT, do cancelamento da luta na Transtejo

Vladimiro Guinot

Mudar de Vida (MV), foi ouvir a Comissão de Trabalhadores da Transtejo sobre as razões do cancelamento da luta que estava em curso desde 23 de Julho. Pretendíamos saber se todos os objectivos da luta tinham sido alcançados ou se alguns ficaram por resolver. José Augusto de Oliveira (JAO), Coordenador da Comissão de Trabalhadores da Transtejo, disponibilizou-se para responder às nossas perguntas. Ler o resto do artigo »



PSP da Covilhã limitou-se a pôr em prática a linha do governo para a “ordem pública”

O primeiro ministro acha que a polícia entrou no sindicato para “organizar a manifestação”...

M. Raposo

covilha_reduz.jpgUm comunicado da direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro denuncia a invasão da sede do sindicato, na Covilhã, no dia 8, por dois polícias à paisana, na véspera de uma visita de Sócrates à região. Os agentes, que tiveram o desplante de dizer tratar-se de uma acção “de rotina”, perguntaram o que ia o sindicato fazer no dia da visita de Sócrates; recomendaram que tivessem cuidado com a linguagem; e levaram consigo documentos – um conjunto de atitudes que a direcção sindical justamente designa de pidesco. Ler o resto do artigo »



Transtejo: sindicatos suspendem a greve

Não é assim que se ganham as lutas!

Vladimiro Guinot

Na véspera do plenário realizado a 4 de Outubro, em Cacilhas, os sindicatos puseram a correr dentro da empresa a notícia de que todas as formas de luta em curso iriam ser canceladas porque havia evolução nas conversações com a administração da Transtejo. No dia seguinte, no plenário, com uma participação de trabalhadores muito reduzida, os dirigentes sindicais anunciaram que a administração da empresa tinha arquivado os processos disciplinares aos grevistas mas continuava a considerar injustificadas as faltas no dia da greve. Informaram ainda que “o acordo está por muito pouco”. Ler o resto do artigo »



EDITORIAL

O mecanismo

A riqueza produzida no país reparte-se hoje à razão de 60% para o capital e 40% para o trabalho – depois de ter chegado a meio por meio a seguir a 1974.
Bem reconhece o economista João César das Neves (professor, católico, de direita) que “a crise não é económica”. De facto, não é a produção, por si, ou a falta dela, que gera tamanha desigualdade. Porque é que, mesmo com baixo ritmo de crescimento, a riqueza não pára de aumentar, em volumes inéditos, nas empresas dominantes? Ler o resto do artigo »



Fora do poder é a crise

O chavascal no PSD é a imagem do próprio regime

chairs-on-a-cliff.gifFalar de “crise do PSD” só pelas revelações ou pelos insultos a que a zanga de comadres deu azo é ficar longe da verdadeira questão. Nada do que se viu nas últimas semanas é inédito ou exclusivo dos social-democratas. Ler o resto do artigo »



Ir mais longe

Vladimiro Guinot

No concelho de Barcelos, duas centenas de trabalhadores regressados de “férias” (com salários e subsídios em atraso) encontraram as portas das empresas encerradas. Dos patrões, das mercadorias e da maquinaria nem sombras. Ler o resto do artigo »



Crise imobiliária, sinal do declínio do capitalismo norte-americano

Autoridades monetárias em estado de alerta para uma crise económica mundial

Carlos Simões

A finança internacional e as autoridades monetárias estão em alerta para uma crise económica mundial. O alarme foi dado no início de Agosto quando a Bolsa de Wall Street perdeu mais de um trilião de dólares em valores. A causa imediata da convulsão foi o colapso do regime de crédito à habitação “sub-prime.” Ler o resto do artigo »



Os EUA na encruzilhada da Ásia Central

José Mário Branco

O governo de Bush, líder do processo de invasão e ocupação do Afeganistão, vê os “amigos”, abandonarem-no: a Coreia do Sul e o Canadá vão retirar; Alemanha, Japão e Itália discutem a continuidade da colaboração naquela guerra; a França ambiciona uma actuação autónoma e, a par de declarações agressivas contra o Irão, desenvolve uma operação diplomática nos países do Cáspio, cujos petróleo e gás natural também são cobiçados pela Rússia e pela China e foram uma das razões da invasão pelos EUA. Isto, a norte do Afeganistão. Ler o resto do artigo »



Bush prepara nova frente de guerra no Médio Oriente

O Irão, rico em petróleo, é o alvo. Os pretextos usados em 2003 contra o Iraque são agora adaptados e usados contra o Irão. Silêncio de Sócrates é escandaloso

M. Raposo

bushsocrates.jpgOs preparativos para uma guerra contra o Irão, ao que tudo indica, estão em marcha – em Washington, em Telavive e …em Paris. De Lisboa, Sócrates, em nome de Portugal e da União Europeia, dá empenhados sinais de apoio à política terrorista de George Bush. Ler o resto do artigo »



Os fora-da-lei

M. Raposo

Repetindo o expediente de há 5 anos contra o Iraque, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros teve a falta de originalidade de exigir da “comunidade internacional” mais sanções sobre o Irão. Ler o resto do artigo »



EUA: mais de 36 milhões de pobres

A pobreza afecta 36,5 milhões de norte-americanos, dos quais 35% são crianças, de acordo com o inquérito anual do Gabinete de Recenseamento dos EUA.
Existem 12,8 milhões de pobres entre as crianças e jovens com menos de 18 anos e 8,7 milhões de crianças sem assistência médica. A pobreza afecta também 3,4 milhões de pessoas com mais de 65 anos.
Neste inquérito, a pobreza é definida por um rendimento anual abaixo dos 10.000 dólares (7318 euros), para indivíduos, ou 20.000 dólares (14.637 euros), para uma família de quatro pessoas.
No último ano, aumentou de 44,8 para 47 milhões o número de norte-americanos sem seguro de saúde, o que significa 15,3 por cento da população.



Flexi-segurança, escravatura assalariada

Vladimiro Guinot

A Greve, Segall, 1956Flexi-segurança é caminho para relações de trabalho sem regras.
Horários, mobilidade, despedimentos, contratação polivalência – tudo dependerá, na prática, do arbítrio dos patrões.

O que caracteriza a flexi-segurança é a desregulação quase integral das relações de trabalho, deixando ao arbítrio dos patrões a sua definição. Ler o resto do artigo »



Golpe em marcha

Cavaco, Sócrates e agora também Menezes querem fazer passar o tratado da União Europeia sem referendo

M. Gouveia

Para resolver o impasse provocado pelo chumbo da Constituição da UE, preparam-se agora os donos da Europa para aprovar um texto em 96% igual ao anterior. Em vez de “Constituição” chamaram-lhe “Tratado”. Com este truque fomal, os governos podem aprová-lo com uma simples ratificação parlamentar, o que evita a rea-lização de referendos em que poderiam ser novamente derrotados, expropriando assim os povos do direito de opinião. Ler o resto do artigo »



Vetos e votos

Rui Pereira, jornalista

O espectáculo da política corrente no país teve uma animação inusual no mês Agosto, em razão dos três vetos presidenciais a outros tantos diplomas legais. Cavaco Silva, depois de um idílio não muito prolongado mas intenso com Sócrates, parece estar a dar sinal de que, também para ele, alguma coisa não estará bem. Ler o resto do artigo »



As mulheres devem exigir o cumprimento da lei da IVG

Algumas indicações úteis sobre o que está legislado

João Repas, médico

A resistência dos que foram contrários à lei da IVG continua – e requer uma resposta firme. As mulheres devem lutar pelos seus direitos, exigindo o cumprimento da lei nos serviços de saúde aonde se dirigem. Para se saber o que está legislado, aqui vai. Ler o resto do artigo »



A prova do crime

A imprensa alemã publicou uma nota em árabe rabiscada e rasurada encontrada junto de uma das bombas que a polícia disse ter descoberto, em Junho, num comboio alemão. E destacou que, segundo a polícia, essa bomba era destinada a matar centenas de pessoas. O pedaço de papel foi o bastante para tirarem a conclusão de que o atentado era perpetrado “por muçulmanos”.
Os jornalistas alemães nem pensaram em mandar traduzir a nota. Se o tivessem feito, verificariam que se tratava de uma lista de compras (azeitonas, queijo fresco…) provavelmente deixada cair por um passageiro.



“Anti-terrorismo” na Alemanha

Académico detido sob acusação de cumplicidade intelectual

Rui Pereira, jornalista

nocellphone.jpgO sociólogo e professor universitário alemão Andrej Holm, 36 anos, foi posto em liberdade provisória para aguardar até Outubro a decisão judicial sobre o processo que a Procuradoria alemã lhe moveu por cumplicidade intelectual com uma organização listada como “terrorista”, o Militante Gruppe. Holm passou todo o mês de Agosto numa prisão de Berlim em regime de isolamento em cela fechada durante 23 horas por dia e encontra-se em risco de voltar a ser enclausurado. Ler o resto do artigo »



A luta pela terra urbana e pela habitação no Brasil

Manolo

Não há um, mas vários movimentos de sem-teto no Brasil: movimentos nacionais (Movimento Nacional de Luta por Moradia – MNLM), movimentos localizados por cidade (Movimento de Sem-Teto de Salvador – MSTS/BA) ou regiões (Movimento de Sem-Teto do Centro – MSTC/SP), ou organizados em torno de identidades de classe (Movimento de Trabalhadores Sem Teto – MTST/SP e PE, Movimento de Defesa do Trabalho e Moradia – MDMT/BA, Frente Interna-cionalista dos Sem Teto – FIST/RJ). Ler o resto do artigo »



Transtejo / entrevista

Trabalhadores exigem que a administração anule processos disciplinares a grevistas

Solidariedade da Soflusa e vitória no Metro dão alento à luta

Vladimiro Guinot

transtejobarco.jpgNa sexta-feira, 14 de Setembro, os trabalhadores de Transtejo decidiram avançar para formas de luta mais radicais. Relembramos que estavam em greve a todo e qualquer trabalho extraordinário desde 23 de Julho, reclamando a abolição das sanções abusivas aplicadas pela administração aos 58 trabalhadores que, na greve geral de 30 de Maio, se recusaram a cumprir os “serviços mínimos” impostos pela empresa. Ler o resto do artigo »