Arquivo: Outubro 2007

Estados Unidos: a fascização da vida quotidiana

M. Gouveia (segundo Naomi Wolf) — 31 Outubro 2007

naomiwolf.jpgDepois de publicar o seu último livro, O Fim da América. Carta de Aviso a Um Jovem Patriota, Naomi Wolf, jornalista e escritora, andou a percorrer os EUA e a falar com pessoas de todas as camadas sociais acerca das liberdades, e escreveu um artigo de que se destacam alguns dos aspectos mais significativos.


Trabalhadores do BPI e do BCP rejeitam despedimentos

29 Outubro 2007

A comissão de trabalhadores do BPI manifestou-se desiludida à saída de uma reunião com a administração do banco em que procurou obter garantias de que os direitos dos trabalhadores serão respeitados, no caso de a fusão com o BCP ir para a frente.


Camionistas de longo curso morrem em acidentes à razão de um por mês

camionistas1.jpgA Festru (federação sindical dos transportes) iniciou, em conjunto com as Comisiones Obreras espanholas, uma acção de denúncia das condições desumanas em que trabalham os camionistas de longo curso.


Greve na Portucel Viana

Os trabalhadores da Portucel Viana, em Viana do Castelo, fizeram greve no dia 19 de Outubro em protesto contra a tentativa da empresa de baixar o valor dos complementos de reforma, que fazem parte do contrato colectivo de trabalho. A luta teve larga adesão entre os 300 trabalhadores, metade dos quais, aproximadamente, tem mais de 50 anos de idade e vê assim próxima a possibilidade de se reformar, querendo naturalmemnte fazê-lo nas melhores condições. A Portucel Viana teve um lucro de 18 milhões de euros em 2006. Faz parte do grupo Gescartão, por sua vez detido pela firma espanhola Europac.


O olhar de um homem

9 de Outubro de 1967, numa das salas da pequena escola de La Higuera. O sargento boliviano Mario Terán baixou a cabeça fugindo ao olhar daquele cuja morte lhe fora encomendada e conteve-se para não vomitar. A voz do Che chamou-o à realidade: “Acalme-se. E faça bem a pontaria. Vai matar um homem!”


A escola

Ao evocar os resultados dos “programas de influência” dos Estados Unidos num acto oficial em 25 de Outubro, Karen Hughes, subsecretária de Estado para a Diplomacia Pública e os Assuntos Públicos declarou: “Mais de 130 participantes [nos nossos programas desde 1945] vieram a tornar-se líderes dos seus países, incluindo o actual primeiro-ministro da Grã-Bretanha, o presidente da França e o presidente da Turquia”.
A biografia de Brown é conhecida, mas é a primeira vez que um governante estadunidense reconhece que Sarkozy e Gül foram formados pelo Departamento de Estado [Ministério dos Negócios Estrangeiros dos EUA], algo que os interessados sempre tentaram esconder. (VoltaireNet)


Militante do MST executado por milícia armada

Urbano de Campos (Segundo nota de impresa da Via Campesina) —

assassinatomst.jpgUma milícia armada assassinou no dia 21, com dois tiros no peito, o militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro da Via Campesina, Valmir Mota de Oliveira, de 42 anos. Keno, como era conhecido, foi morto durante um ataque contra os camponeses acampados na área da multinacional Syngenta, em Santa Tereza do Oeste. Mais cinco trabalhadores foram feridos.


Pobreza: a causa do mal e as lutas analgésicas

José Mário Branco — 28 Outubro 2007

Com grande destaque nas televisões e jornais, realizaram-se em 17 de Outubro diversas acções, em Portugal e no resto do mundo, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza promovido pelas Nações Unidas.


Che Guevara

Pedro Goulart —

O Che é, para nós, um poderoso exemplo de abnegação e de coragem no combate anti-imperialista. Recordamo-lo, quarenta anos após o seu assassinato na Bolívia, não para servir as modas nem para o enquadrarmos no sistema, como já várias vezes tem sido tentado por reformismos vários.


Plano tecnológico

Com a conivência dos médias, o governo propagandeia, numa cadência estudada, iniciativas de fachada com que diz acudir aos mais desprotegidos, ou incluir os mais pobres no “plano tecnológico”. Foram uns telemóveis para alguns velhinhos sem companhia, enquanto lhes reduzem as reformas e encarecem os medicamentos. Foram uns computadores a 20 contos, em que o negócio é a fidelização aos serviços da (agora privada) PT, que só agrava o endividamento de quem cai na esparrela.


Página 1 de 8 Mais antigos >