Tópico: Sem categoria

Desta vez, ninguém disse “Je suis kurde”

Manuel Raposo — 31 Dezembro 2022

Manifestação em Paris. A nossa vingança será a revolução das mulheres. Dez anos depois do 9 de janeiro, o estado turco massacrou mais três dos nossos amigos

O atentado a tiro que, na semana passada, em Paris, matou três curdos e feriu outros tantos suscitou a indignação da comunidade curda imigrada em França e desencadeou enormes manifestações de protesto. A reacção das autoridades francesas seguiu o padrão regimental nestas coisas: dar o acto como resultado do desvario de um indivíduo desequilibrado e, deste modo, inocentar a sociedade francesa e descartar hipóteses de conspiração que levem às raízes políticas do problema. 


O que está a acontecer nos EUA?

Editor / Vicente Navarro, Monthly Review — 21 Julho 2021

Como se não existissem classes sociais… mas de facto existem

Não é inútil sublinhar que os acontecimentos políticos e sociais nos EUA são da maior importância para a evolução do mundo de hoje. Não só por serem os EUA a maior e a mais desenvolvida potência capitalista, como ainda por ser o imperialismo norte-americano o coroamento do sistema imperialista mundial. Entender o confronto das classes sociais na sociedade norte-americana é um factor chave para perceber o rumo desses acontecimentos.