Tópico: Sem categoria

8 de Março: Honra às mulheres da Palestina!

8 Março 2024

Mulher palestina com os filhos feridos no bombardeamento do hospital Al-Shifa, Gaza, outubro 2023.

Dos mais de 30 mil palestinos mortos por Israel em Gaza desde 7 de outubro, três quartos são mulheres e crianças. Cinquenta mil mulheres grávidas aguardam por dar à luz e, se precisarem de cesarianas, terão de as suportar sem anestesia. As mulheres e as crianças não são vítimas casuais da acção da tropa israelita: os propósitos de limpeza étnica e de genocídio têm como alvo a jovem geração palestina e as mulheres que a mantêm e reproduzem.


Os “democratas” que andamos a apoiar

Editor / Bruno Carvalho — 17 Julho 2023

Presidente polaco Andrzej Duda saúda Zelensky em Varsóvia. Missão comum: colocar a Nato nas fronteiras da Rússia

O breve texto do jornalista Bruno Carvalho que reproduzimos denuncia a natureza fascista do regime de Zelensky, que o Ocidente insiste em branquear. E revela como as contradições históricas entre a Polónia e a Ucrânia vão sendo abafadas em nome do objectivo maior de manter e prolongar a guerra. O nazi ucraniano Stepan Bandera, tornado herói nacional, é pomo de discórdia. Mas nem por isso o regime polaco — que a UE considerava, antes da guerra, antidemocrático — deixa de estreitar laços com o regime de Zelensky, irmanados na missão que o Ocidente lhes confiou de colocar a Nato nas fronteiras da Rússia. 


Desta vez, ninguém disse “Je suis kurde”

Manuel Raposo — 31 Dezembro 2022

Manifestação em Paris. A nossa vingança será a revolução das mulheres. Dez anos depois do 9 de janeiro, o estado turco massacrou mais três dos nossos amigos

O atentado a tiro que, na semana passada, em Paris, matou três curdos e feriu outros tantos suscitou a indignação da comunidade curda imigrada em França e desencadeou enormes manifestações de protesto. A reacção das autoridades francesas seguiu o padrão regimental nestas coisas: dar o acto como resultado do desvario de um indivíduo desequilibrado e, deste modo, inocentar a sociedade francesa e descartar hipóteses de conspiração que levem às raízes políticas do problema. 


O que está a acontecer nos EUA?

Editor / Vicente Navarro, Monthly Review — 21 Julho 2021

Como se não existissem classes sociais… mas de facto existem

Não é inútil sublinhar que os acontecimentos políticos e sociais nos EUA são da maior importância para a evolução do mundo de hoje. Não só por serem os EUA a maior e a mais desenvolvida potência capitalista, como ainda por ser o imperialismo norte-americano o coroamento do sistema imperialista mundial. Entender o confronto das classes sociais na sociedade norte-americana é um factor chave para perceber o rumo desses acontecimentos.