Arquivo: Agosto 2011

As grandes fortunas e o seu reverso

Manuel Raposo — 10 Agosto 2011

amanifberni.jpgO despedimento em massa e a quebra dos salários são os aspectos mais destacados do processo de empobrecimento do trabalho. O seu contraponto está no aumento colossal da riqueza de uma pequena parcela de capitalistas que, no decurso da crise, concentram capital e, consequentemente, poder.


Uma guerra no bloco central e o papel do Serviço de Informações

Pedro Goulart — 5 Agosto 2011

espioes.jpgJorge Silva Carvalho, ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), foi acusado pelo Expresso de ter enviado informações para a Ongoing, quando ainda era responsável das “secretas”. E parece ter continuado a recebê-las mesmo após a sua saída daquele Serviço de Informações. Saliente-se que a Ongoing é a empresa em cujos quadros o espião Silva Carvalho viria a ingressar pouco depois de ter abandonado o SIED e que este caso só foi tornado público na sequência da guerra gerada pela não aceitação, à última hora, de Bernardo Bairrão como secretário de Estado do governo de Passos Coelho.


Mais despedimentos, mais baratos ou mesmo a custo zero

Urbano de Campos — 1 Agosto 2011

despedimentos.jpgFoi surrealista a discussão travada na Assembleia da República, dia 28, sobre a proposta de lei do governo que reduz as indemnizações por despedimento. Primeiro, porque a lei em discussão é provisória; outra pior está na manga. Depois, porque os argumentos em defesa da alteração referiam-se a tudo menos ao que estava em causa: aumentar o desemprego e torná-lo mais barato para o patronato.