Arquivo: Outubro 2010

Democracias e direitos humanos

29 Outubro 2010

Os crimes praticados pela coligação ocidental, particularmente pelos exércitos norte-americano e britânico no Iraque e no Afeganistão, embora em grande parte conhecidos do público, estão hoje bem mais às escâncaras com os documentos secretos recentemente divulgados pelo site Wikileaks e pelo jornal Guardian. Só não vê quem não quer ver. Os factos (torturas, assassinatos, etc.) deviam fazer corar de vergonha e gritar de indignação qualquer ser humano. Mas estes são sentimentos que os acérrimos defensores da superioridade moral das (suas) “democracias ocidentais” não têm. E, hipocritamente, continuam a dar a sua cobertura cúmplice aos nefandos crimes do imperialismo.


Acesa luta de classes em França

Pedro Goulart — 26 Outubro 2010

manifestation_jeunes_france.jpgNos meses de Setembro e Outubro, milhões de trabalhadores e estudantes têm participado em numerosas greves e manifestações nas ruas de França. Foram várias as jornadas de luta, algumas envolvendo mais de três milhões de pessoas. Em alguns casos, com confrontos entre os manifestantes e a polícia. E com mais de 2000 detidos desde o início da luta. Há muito que a França não via manifestações de tal dimensão.
Operários, funcionários públicos, professores, estudantes liceais e do ensino superior têm vindo a protestar contra a nova lei das reformas do governo de Sarkozy, que decidiu elevar de 60 para 62 anos a idade mínima de acesso à reforma e de 65 para 67 anos o direito a aceder a uma pensão completa. Trata-se de fazer face a um forte ataque do governo a direitos fundamentais dos trabalhadores.


O lado explosivo da questão

Manuel Raposo — 20 Outubro 2010

mineros-chilenos.jpgTodos quiseram tirar proveito do drama dos mineiros chilenos. O presidente Piñera, com a fanfarra da “unidade nacional” (em torno dele, claro), forma de deixar na sombra a bandalheira permitida aos patrões da mina que foi o factor responsável pela situação. A agência espacial norte-americana, a NASA, porque forneceu a “tecnologia espacial”, ganhando com isso uma face de “utilidade pública”. O Papa, arvorando o “milagre” sem o qual o salvamento ficaria sem explicação, esquecendo por que motivo a acção divina não impediu a derrocada nem obrigou os patrões chilenos a cumprir regras de segurança.


Solidariedade com militantes saharauis

19 Outubro 2010

A Amnistia Internacional apelou às autoridades marroquinas a que procedam à libertação imediata e sem condições de três militantes saharauis que estão presos há mais de um ano e começaram agora a ser julgados com outros quatro companheiros (estes em liberdade provisória), todos acusados de “atentado à segurança interna e à integridade nacional”. “É verdadeiramente inaceitável que as autoridades marroquinas inculpem estas sete pessoas por terem visitado livremente e sem segredos um acampamento de refugiados e se terem encontrado e reunido com membros da Frente Polisário”, declarou Malcolm Smart, da Amnistia Internacional.


António Barreto e os “direitos não compatíveis”

Pedro Goulart — 15 Outubro 2010

antoniobarreto_web.jpgEm recentes declarações à Lusa, António Barreto fez um conjunto de afirmações que geraram bastante polémica, particularmente a nível da blogosfera.
“Vamos à Constituição e vemos que o cidadão português tem todos os direitos e mais alguns. Tem direito à saúde e educação de graça, à habitação”. “É necessário distinguir entre os direitos que devem ser absolutamente invioláveis – direito à privacidade, à integridade humana individual, direito à boa reputação, de voto, de expressão, de circulação – e os outros, que são interessantes, importantes, mas não são do mesmo nível de inviolabilidade como são os outros”. “Os direitos à saúde e educação de graça, assim como à habitação, não são compatíveis com o estado actual das finanças públicas”.


NATO em debate

11 Outubro 2010

O novo conceito estratégico da NATO vai estar em debate numa conversa com Reiner Braun, organizada pela Plataforma Anti Guerra Anti Nato (Porto, 14 de Outubro, 21h30, Livraria Gato Vadio, Rua do Rosário, 281).
Em Novembro deste ano, a NATO realiza uma cimeira em Lisboa para definir a nova estratégia. Um grupo de “peritos” onde pontificava Madeleine Albright fez sair um texto de recomendações, no qual a palavra “desarmamento” não aparece. Reiner Braun, co-presidente do Comité de Coordenação Internacional da Coligação No to War No to Nato, vem ao Porto desmontar o significado das palavras de Madeleine Albright: “A Aliança deve ser versátil e flexível neste período de incertezas no século XXI”.


Negociações só interessam aos EUA e a Israel

FPLP/MV — 10 Outubro 2010

palestina_mulheres.jpgA Frente Popular de Libertação da Palestina decidiu suspender a sua participação nas reuniões do comité executivo da OLP em protesto pela forma como foi decidido, pela direcção da Autoridade Palestiniana, retomar negociações com o governo de Israel, e em aberta discordância com o próprio processo negocial. A FPLP denuncia os condicionamentos impostos por israelitas e norte-americanos, dizendo que estas negociações servem os propósitos de uns e outros, mas não os interesses do povo palestino. Em vez disso, defende a FPLP, deve ser convocada uma conferência internacional no quadro da ONU que comece por obrigar Israel a cumprir as resoluções das Nações Unidas.


Contra a guerra e contra a NATO

Pedro Goulart — 7 Outubro 2010

natolegalterror.jpgA organização político-militar NATO, que há quase nove anos leva a cabo a criminosa guerra no Afeganistão em parceria com os EUA, vai realizar este ano uma cimeira em Portugal, nos dias 19 e 20 de Novembro. Aqui será discutido e votado o novo conceito estratégico da aliança belicista. O país, especialmente Lisboa, vai estar vigiado e cercado por terra, mar e ar, por militares e polícias. E, apesar da “crise”, para estes gastos não falta dinheiro!
Um eventual silêncio ou inacção da nossa parte face aos actuais crimes desta organização militar imperialista podem ser comparados aos silêncios e às inacções cúmplices do passado, de que foram responsáveis muitos portugueses quando confrontados com os crimes do fascismo salazarista e das guerras coloniais. Ou será que todos aqueles que hoje apoiam ou votam nos partidos da guerra são inimputáveis?
Logo que foi conhecida a concretização desta cimeira de Lisboa, começaram a desenhar-se e desenvolver-se algumas iniciativas e movimentos contra tal realização. De entre as iniciativas previstas, é de salientar a manifestação do dia 20 de Novembro, em Lisboa, pelas 15h, do Marquês de Pombal aos Restauradores.


As “alternativas” do Instituto do Emprego

Miguel Ferreira — 6 Outubro 2010

tropa.jpgHá quem diga que a tropa é um emprego como outro qualquer e que, na situação actual, mais vale isso do que nada. Mas as coisas não são tão simples. Basta ver que o orçamento da Defesa para este ano aumentou quando os apoios sociais baixaram drasticamente; que o governo não teve dúvidas em gastar mil milhões de euros em submarinos; que há dias foram dados às forças armadas perto de 50 milhões para aumentos de vencimentos; que foram desbloqueadas as promoções nas polícias; e que os militares em missões no Iraque ou no Afeganistão são pagos a peso de ouro. Isto mostra como as despesas militares se fazem à custa das condições de vida dos trabalhadores e dos mais pobres.
Por isso é importante a denúncia, feita na primeira pessoa, que aqui publicamos.


Faça uma assinatura do MVpapel

5 Outubro 2010

capa24_smallnum.jpgDesde que apareceu, o MV está disponível na internet, gratuitamente. Aí é possível manter informação actualizada e comentar os artigos.

A edição em papel é condicionada pelo número de páginas e pela periodicidade. Mas tem vantagens: chega a outros leitores, origina outros contributos, suscita mais reflexão, permite debate em grupo.

Simplesmente… tem custos! Por isso apelamos à divulgação e à assinatura do MVpapel. Só com mais assinaturas podemos suportam os custos de impressão e de envio.

Procuramos uma divulgação mais alargada do jornal e dos princípios políticos do manifesto em que nos baseamos Mudar de Vida – Reerguer a luta contra o capital.
Não semeamos ilusões na colaboração de classes. Divulgamos e apoiamos as lutas diárias. Apostamos em incutir nos trabalhadores confiança nas próprias forças, repúdio pela ordem capitalista, consciência e determinação revolucionárias.

Apoia esta luta. Assina o MVpapel. Distribui-o. Oferece uma assinatura a um amigo.
O debate de ideias faz falta.


Página 1 de 2 Mais antigos >