Ainda a polémica sobre Marcelino da Mata

António Louçã — 22 Fevereiro 2021

A campanha contra Mamadou Ba é uma das marcas de racismo deste país “não racista”

Já quase tudo foi dito sobre a repugnante campanha pela deportação de Mamadou Ba. Mas há dois ou três aspectos da polémica em curso que não obtiveram tanta atenção como possivelmente mereciam. Para eles tentarei chamar a atenção nas linhas que se seguem.

1. “Portugal não é um país racista”. Mas há algum “país racista”? A frase, em si mesma, é de uma estupidez desconcertante. Em todos os países há racismo e há quem combata o racismo. Há momentos em que as tendências racistas estão na mó de cima, outros em que são remetidas à defensiva.

A discussão sobre uma suposta “alma racista” de qualquer país, aqui conduzida sob a bandeira de um luso-tropicalismo, ali de uma qualquer “excepção” nacional, acolá de outra qualquer bondosa idiossincrasia, é sempre uma cortina de fumo metafísica para ocultar este facto essencial: todo o colonialismo é, invariavelmente, racista. Portugal é um país onde há nostalgia colonial e, obviamente, racismo.

2. “Estas coisas acontecem sempre nas guerras”. O eufemismo é outra cortina de fumo. Chamemos portanto a “estas coisas” aquilo que elas são: crimes de guerra. E os crimes de guerra não acontecem: alguém os comete. E nem todos os soldados são criminosos de guerra: há os que são, há os que ficam a olhar cúmplices, indiferentes,ou petrificados de horror, e há até os que se opõem às atrocidades cometidas pelos seus camaradas.

Nenhum soldado tem de ser criminoso de guerra e por isso existem tribunais internacionais para esse tipo de crimes, quando os tribunais nacionais se revelam coniventes com eles. Os militares que agora aparecem por aí com a ladainha de que “estas coisas” acontecem deveriam ser os primeiros interessados em que se distinga o trigo do joio. E, se não estão interessados, não será porque muitos deles têm a má consciência de recordarem de si próprios uma imagem que não gostam de ver no espelho? Mesmo em guerras injustas, como as guerras coloniais, nem todos os gatos são pardos.

3. “Marcelino da Mata não mandava os outros morrerem por ele”. Este é o argumento habitualmente usado para travestir de “herói” alguém que foi um criminoso de guerra. A coragem física nunca foi suficiente para definir um herói. MM pode ter sido destemido no combate contra guerrilheiros do PAIGC, mas também assassinou cobardemente civis e prisioneiros indefesos.

Os feitos de que se vangloriou bastariam, só por si, para fazer condená-lo em qualquer tribunal que se reja pelas Convenções de Genebra. Não precisaria de testemunhas de acusação, porque ele próprio era eloquentíssima testemunha de acusação. Se o Exército português, em vez de o sentar diante de um tribunal marcial, preferiu empoleirá-lo nesse pedestal superlativo de “oficial mais condecorado” do país, vergonha eterna ao Exército por assim escolher os seus heróis.

4.”Marcelino da Mata torturou mas também foi torturado”. Se for certo que MM foi torturado no Ralis por militantes do MRPP, na sequência do golpe falhado de 11 de março de 1975, essa é uma vergonha para os torturadores, que, a esta distância e sempre, merece a nossa veemente condenação. Mais direito tinha o PAIGC a julgá-lo e fuzilá-lo a seguir à independência, do que tinha fosse quem fosse a torturá-lo num interrogatório.

MM é a única testemunha dessas torturas, mas os acusados de as terem cometido não as desmentiram em vida do queixoso e agora será tarde para fazê-lo. Mas, mais uma vez, não confundamos o revoltante espancamento de um prisioneiro que terá ocorrido no Ralis com as mutilações e assassínios de prisioneiros que MM descrevia, cometidas por si próprio. Até na tortura há graus de infâmia e os que MM descrevia eram os mais abomináveis.

5. “A solidariedade é um valor para os militares”. A chamada solidariedade corporativa tem as costas largas (muitas vezes a propósito de desmandos policiais) e devia, com mais propriedade, designar-se como cumplicidade corporativa. Hoje, muitos militares se sentem no dever de desbarretar-se perante a memória de MM e de invocar o “mama sume” dos comandos como desculpa para lhe desculparem tudo o que ele disse e fez.

Contudo, recordemos que a seguir ao 11 de março de 1975, quando MM foi detido nos Comandos da Amadora, o próprio comandante do regimento, o inolvidável Jaime Neves, autorizou que ele fosse levado para o tal interrogatório no Ralis, certamente sacrificando esse peão para dissipar as suspeitas sobre a sua própria atitude durante o golpe falhado. E recordemos também que quem impediu MM de ser linchado pela multidão em frente ao Ralis foi o capitão Diniz de Almeida, que lhe salvou a vida com perigo para a sua própria, indo entregá-lo em Caxias. O cúmplice o entregou, o inimigo o salvou.

6. “Mamadou Ba não pode ficar em Portugal a denegrir a História portuguesa”. Se a citação que Mamadou Ba faz de MM denigre a História portuguesa, isso resulta apenas de MM ter menos papas na língua do que seria politicamente correcto e de, no seu desbocamento cultivado em tertúlias alarves, dizer mais verdades do que convinha. A História não existe para ser bonita, mas para ser verdadeira e, na bem sustentada opinião de Mamadou Ba, havia muita verdade no que MM contava sobre si próprio.

Querer deportar Mamadou Ba por dizer o que disse e citar o que citou é querer castigar um “delito de opinião”. Mas está longe de ser apenas isso: Mamadou Ba só é apontado à execração e ao castigo porque, além de pensar assim, é um português nascido no estrangeiro, de pais estrangeiros e ainda por cima negros. Todos nós outros, que partilhamos a sua opinião e cometemos portanto o mesmo delito, não estamos em lista nenhuma de deportação. Ele só o está por reunir, cumulativamente, a condição de dizer verdades inconvenientes e de ser etnicamente diferente. A campanha contra Mamadou Ba é, portanto, ao mesmo tempo liberticida, xenófoba e racista: um dos tais emblemas de racismo que existem neste país “não racista”.


Comentários dos leitores

Isabel Maria Viana Moço Martins Alves 23/2/2021, 3:27

É um artigo excelente.

M. Teresa Alves da Silva 23/2/2021, 11:45

Um muito bom artigo, claro,"pondo os pontos nos iis".
A guerra colonial , foi uma guerra onde foram cometidos muitos crimes de guerra, que nunca foram investigados, e embora passado tanto tempo, importa que sejam, com verdade,trazida para a história do país.
É pena, que este artigo ,não possa ter uma ampla divulgação, pois ajudaria a promover, possivelmente, uma discussão com consequente análise dos factos em que as tropas portuguesas estiveram envolvidas ,com recurso a tropas especiais constituídas por cidadãos locais aliciados pelas autoridades colonialistas .
A guerra colonial é encarada pela direita e extrema direita portuguesa como um ponto alto e glória da nossa historia recente, não tendo sido até à data, analisada e contextualizada. Ponto alto da história que o "25 de Abril" veio abortar.....
O funeral de um criminoso de guerra , com presença das autoridades politicas e religiosas, tratado como um herói de guerra ,é um insulto aos portugueses e à historia deste país.
Não fora o repudio , personalizado por Mamadou Ba, activista do SOS Racismo, cidadão português desde 2007, natural do Senegal (n.1997) o assunto teria passado despercebido da opinião publica.
A campanha feroz , lançada com abaixo assinado para deportação (?) de M.B., pela direita e extrema direita, deixa claro a que" forças" interessa que a história da guerra colonial permaneça por analisar objectivamente e com verdade. Permaneça numa "nebulosa" que se invoca quando se fala de"glória de Portugal".

Carmen Silva 23/2/2021, 18:57

Mamadou também faz parte da nossa História e faz mais por ela do que os ensebadores de botequins. O racismo existe, sempre existiu em todo o lado. É o medo do diferente, um sistema de auto-defesa ancestral. Não tem base racional, é primitivo. Os racistas chegaram atrasados. Nos seres humanos não existem raças puras, já está tudo geneticamente misturado há muito tempo. Só nas raças criadas artificialmente, nos animais das quintas e nos animais domésticos é que existem apuramentos de raças. Os seres humanos são uma só espécie, se temos aspetos diferentes é por necessidades de adaptação ao ambiente. Daí alguns grupos serem melhores do que outros (os negros a correr e a cantar, os brancos, por falta de caraterísticas naturais de sobrevivência, tiveram que desenvolver competências técnicas) hoje todos nós nos completamos e a natureza aproveita o melhor de nós, a partir dos cruzamentos genéticos. É a ignorância, a falta de cultura e a alarvidade, que elevam um não-assunto como o racismo a problema. Os problemas são causados apenas por quem tem na sua agenda criar problemas, se não fosse o racismo seria outra coisa qualquer. O racismo é apenas uma das muitas formas de manifestação da estupidez humana. E quem é estúpido não pode dizer presente com a inteligência. Há-de sempre abrir a boca, nem que seja para as moscas entrarem.

Giovanni Allegretti 23/2/2021, 20:13

Artigo maravilhoso!

Leonel Lopes Clérigo 24/2/2021, 11:34

Um excelente texto de António Louçã!
E anoto como curiosidade: um País que, na arena das touradas, tem "moços" de forcado, afinal tem medo de enfrentar, "de caras", a sua própria HISTÓRIA...
Por isso, julgo haver razão no dizer de Manuela Goucha Soares: "Portugal tem de fazer um debate sobre "POLÍTICA de MEMÓRIA"...Traduzindo e à minha maneira: Portugal - entre muitas outras coisas - tem que passar a ter um bom "naipe" de HISTORIADORES cujo ofício se deve orientar por "não fazer fretes". Sobretudo àqueles que estão muito longe de os merecerem...

Vai ser "difícil" - não quero melindrar ouvidos sensíveis - levar este PAÍS por um caminho decente...

afonsomanuelgoncalves 25/2/2021, 16:55

O artigo de António Louçã muito bem elaborado acerca do racismo amplametne praticado em diversos países esquece um pormenor que não pode ser escamoteado nem esquecido. Diz ele que em muitos países o racismo existe e exerce- se por muitos cidadãos, mas os cidadãos não identificam os países, e de facto assim é. Mas se olharmos para o que foi a Alemanha Nazi não poderemos dizer o mesmo e com África do Sul do appartaid o fenómeno repete-se com intensidade bastante visível. Nestes casos a equação fica invertida mas é o país que é racista e não os cidadãos.

Isabel Maria Viana Moço Martins Alves 26/1/2022, 20:53

Grata. Abraço.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar