Homenagem a José Manuel Esperto

José Borralho / Manuel Raposo — 6 Julho 2020

Com familiares, no lado direito da foto

No dia 1 de Julho faleceu, com 88 anos, o camarada José Manuel Esperto. Era enfermeiro de profissão, aposentado, e residia de há muito no Montijo. Foi membro do PCP, depois militante de organizações marxistas-leninistas e, com a fusão destas em 1975, co-fundador do PCP(R). Não abandonou as ideias revolucionárias que o animaram desde jovem.

Nascido em Grândola, em 1932, começou por ser, ainda quase criança, operário corticeiro. Muito jovem, aderiu ao MUD Juvenil e ao PCP. Foi preso por duas vezes, por actividades políticas, em 1952 e em 1962. De ambas as vezes foi torturado, por espancamento e privação do sono. Começou a ter divergências com a linha do PCP, no início dos anos 60, a respeito da guerra colonial e do derrube do fascismo.

Emigrou em 1966 para Paris onde entrou em contacto com os exilados políticos da esquerda revolucionária. Integrou o grupo O Comunista e mais tarde a Organização Comunista Marxista-Leninista Portuguesa, resultante da fusão com O Grito do Povo.

Regressado a Portugal em 1974, participou no congresso de fundação do Partido Comunista Português (Reconstruído), em Dezembro-Janeiro de 1975, de cujo comité central fez parte por largos anos.

Quando a UDP, de que foi igualmente activista, se integrou no Bloco de Esquerda, e o PCP(R) foi dissolvido, José Manuel Esperto não seguiu por esse caminho. Mesmo sem actividade militante nos últimos anos, não se deixou seduzir pelas ideias reformistas. Manteve o espírito de toda a sua vida: um elevado sentido de classe, como trabalhador e como revolucionário.


Comentários dos leitores

CarlosM 7/7/2021, 16:17

Gostaria de esclarecer um detalhe.
José Manuel Esperto foi dos militantes que saiu da OCMLP em dezembro de 1975, para estar presente no 1º Congresso do PCP(R), ou saiu da OCMLP quando esta se dissolveu, na 3ª Conferência, em maio de 1976, ingressando depois naquele partido onde foi logo cooptado para o CC?


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar