25, o deles e o nosso

Manuel Raposo — 25 Novembro 2019

Sobre o 25 de Novembro, 44 anos depois, está tudo dito e (quase) tudo provado. Foi um golpe militar conduzido pela ala direitista do MFA, teve o apoio das secretas e dos governos europeus e norte-americano, Mário Soares foi o seu testa de ferro, pôs fim ao movimento popular mais radical da história portuguesa recente, criou condições para a reconstituição do grande capital, destruiu as organizações populares e fez retroceder as conquistas de 19 meses de acção directa de um povo farto de mordaças — festiva, solidária, empenhada, como todas as movimentações que constroem coisas novas.

Uma democracia cinzenta, engravatada, dita representativa, moderna, europeia, tomou o lugar do que fora um simples, tímido, esboço de democracia popular. Não foi preciso esperar 44 anos para ver os frutos: primazia absoluta aos negócios, corrupção, fortunas fulgurantes, diferenças colossais entre riqueza e pobreza, degradação dos serviços sociais, afastamento da massa do povo de qualquer decisão política (depois queixam-se da abstenção…), os pobres de novo empurrados para baixo. Eis o monopólio político da burguesia.

Mas a direita quer ir mais longe: tirar o golpe da sombra envergonhada em que o tem mantido e comemorar o 25 de Novembro com as mesmas honras do 25 de Abril. Foi este o sentido do voto que o CDS levou à Assembleia da República e que mereceu a aprovação de toda a direita (CDS, PSD, Iniciativa Liberal, Chega e sete deputados do PS sem complexos).

Há contudo uma contradição que o voto do CDS ainda não resolve. Se o 25 de Novembro representa, como diz a direita e disse Mário Soares, a “normalização democrática”, então Abril não pode estar para a direita no mesmo pé de Novembro. Abril foi a abertura da caixa de Pandora que a burguesia sempre temeu e que só conseguiu fechar em Novembro. Portanto: Abril, nunca mais! Foi o que a Iniciativa Liberal significou ao clamar “25 de Novembro, sempre!”.

Sejam então coerentes: comemorem, todos juntinhos, o vosso 25. Ficará a esquerda mais livre de confusões no que respeita ao nosso 25 — democrático porque popular, progressista porque anticapitalista.


Comentários dos leitores

Carlos Ramos 28/11/2019, 15:58

Uma sugestão:a possibilidade de partilhar no facebook dava jeito.
Cumprimentos,
Carlos Ramos

José Lopes 28/11/2023, 17:40

Sim de facto o 25 de Novembro foi uma clarificação.
Mas viragem à direita?
Então o que é que significou a aliança povo MFA, quando este mfa tinha como testa de ferro o "capitão", que afinal era o general fascista spinola?
E depois quem é que defendeu o coiro aos pides, quando o odio popular exigia que os crimes do regime fossem lavados com sangue?
Em 28/5/75 foram presos 232 Comunistas, torturados pelos mesmos esbirros de salazar e caetano, e pelos novos, do COPCON em Caxias e Pinheiro da Cruz.
Essa coisa da esquerda antes e da direita depois, é um filme muito mal contado.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar