Uma dança de conselheiros

Pedro Goulart — 3 Agosto 2009

cavaco_loureiro.jpgO Presidente da República, responsável pela designação de cinco elementos para o Conselho de Estado, anunciou ter escolhido o economista Vítor Bento para substituir Dias Loureiro naquele órgão. Fê-lo só após um grande escândalo, uma demorada e atribulada demissão deste seu ex-ministro.
Dias Loureiro, fortemente suspeito no caso SLN/BPN e actualmente arguido no respectivo processo, era, até há bem pouco tempo, homem da inteira confiança do PR. Mas, parece, não de muita confiança daqueles que, votando habitualmente Cavaco, tinham investido ou depositado dinheiro naquele complexo financeiro, onde se verificaram as graves irregularidades e fraudes, nem tão-pouco daqueles que conhecem os factos que hoje são do domínio público.

Vítor Bento, o novo conselheiro de estado, teórico e estrénuo defensor do capitalismo na sua versão neoliberal, autor do livro “ Perceber a Crise”, desde 2008 que tem defendido abertamente a diminuição dos salários reais dos trabalhadores. Tem-no feito, por diversas vezes, a propósito do aumento do salário mínimo nacional, do aumento dos salários da função pública, da crise ou da competitividade da economia portuguesa.

Mas o economista Vítor Bento, actual presidente do Conselho de Administração da SIBS – empresa que gere a rede multibanco – apesar de ausente dos quadros do Banco de Portugal desde 2000, foi, no ano passado, “promovido por mérito”neste banco, o que, pela anormalidade, constituiu escândalo. Mas que, pelos vistos, não terá criado quaisquer problemas teóricos ou de consciência ao então contemplado com a promoção.

Pelos princípios que defende com tanta veemência, em aparente contradição com os benefícios que aceitou do Banco de Portugal, Vítor Bento começa já a sua nova função como um excelente exemplo de gestor capitalista e uma referência moral para a nação!
E o Presidente da República, conhecedor de tudo isto, promove Vítor Bento a conselheiro de estado!


Comentários dos leitores

socas 6/8/2009, 19:57

Só correndo esses gajos à vassourada. Qq merda pode ser presidente da chiquita banana...


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar