“Isto não é uma brincadeira. É o nosso futuro”

2 Abril 2009

fbaupocupacao72dpi.jpgOs estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) reuniram-se anteontem, 31 de Março, em assembleia para debater a política no Ensino Superior. Ficaram decididas acções de mobilização e protesto, reivindicando um ensino superior público, gratuito, democrático e de qualidade para todos.

No dia 1 de Abril, aproveitando a simbologia do dia, estava prevista uma manifestação à porta da reitoria para que foram convidadas todas as faculdades da Universidade do Porto sob o lema “Mentira do dia: acção social”. A mensagem distribuída à comunicação social, enviada também à redacção do Mudar de Vida, afirma: “Não podemos mais ignorar: é nossa responsabilidade exigir transformações urgentes e profundas no funcionamento da acção social, sob pena de a vermos desaparecer, afundada com a privatização da Universidade”.

Nessa mesma assembleia foi aceite a ocupação pacífica do pavilhão principal da FBAUP prometendo os estudantes prosseguirem acções de luta semelhantes enquanto continuarem os ataques ao ensino público.

Para dar conta da luta, foi constituído o blogue
http://ocupacaobelasartes.blogspot.com/

No dia 1 a ocupação chegou ao fim. Numa assembleia que se seguiu à abertura das portas para discutir a situação, os estudantes procuraram “recolher imensos frutos” e sublinhavam a necessidade de se unirem “para reivindicar aquilo que é justo para eles como Faculdade e justo para todos os estudantes do Superior”.
A última mensagem contida no blogue agradecia todo o apoio prestado à luta e dizia: “Não nos enganemos, a luta tem de continuar. Isto não é uma brincadeira. É o nosso futuro”.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar