Arquivo: Agosto 2008

Vítimas e vítimas

29 Agosto 2008

O blogue basco “Un Hombre del Partido” transcreve na íntegra o artigo do nosso colaborador Rui Pereira, A vida como pena, aqui publicado em 8 de Agosto, e com versão resumida no MV-papel nº 10. Na mesma página, e a propósito do mesmo tema – a libertação do patriota basco Iñaki de Juana – pode ver-se um cartune em que uma apresentadora de televisão diz: “O governo vai tentar por todos os meios que Iñaki de Juana não resida nas proximidades de familiares das vítimas… O que não sabemos é se vai consultar as famílias dos assassinados na guerra civil, famílias que viveram 70 anos com os assassinos dos seus.”


Cubanos presos nos EUA

28 Agosto 2008

Há 10 anos que cinco cubanos estão presos nos EUA acusados de espionagem. Na verdade, investigavam na Florida as actividades terroristas lançadas contra Cuba a partir dos EUA, que causaram mais de 3 mil vítimas. Entre essas actividades contam-se uma explosão num avião cubano em que morreram 80 pessoas e a introdução do vírus do dengue em Cuba que causou a morte de 13 crianças. Aqueles cinco cubanos, condenados a penas pesadas, aguardam novo julgamento mas estão privados da visita de familiares. A 12 de Setembro, décimo aniversário da detenção dos Cinco, tem lugar uma jornada mundial de solidariedade mundial exigindo a realização de um julgamento justo e a sua libertação.


GM poupa

22 Agosto 2008

A General Motors (GM), transnacional com sede nos Estados Unidos e que fechou a sua fábrica de automóveis na Azambuja, prevê encerrar mais quatro unidades no mundo até 2010. Esta uma das medidas com as quais a empresa visa poupar mais de 6 mil milhões de euros nos próximos anos. A GM planeia reduzir em 20% os custos com a força de trabalho, e vai adoptar uma outra medida bem significativa do tipo de relação que o capital mantém com a força de trabalho que explora: os reformados com mais de 65 anos deixarão de ter direito a assistência médica gratuita – ou seja, quando a força de trabalho, como mercadoria que é, deixa de lhe ser útil, o capital não se preocupa já em mantê-la em boa forma.


Projecto associativo inter-bairros

Rap Acção Directa / MV —

rapaccaodirecta.jpgDe 28 de Julho a 2 de Agosto, as associações Freestylaz e Khapaz, em conjunto com vários colectivos da Cova da Moura, Monte Caparica, Outorela, Portela, Barronhos, Laranjeiro, Arrentela, Musgueira e Almada, promoveram um encontro no CENTA (na Tapada da Tojeira, Salgueiral, junto a Vila Velha de Ródão). A iniciativa foi proposta em conversas informais, por diversas sedes e espaços, sendo determinada a sua necessidade da forma mais lata possível para que todos os intervenientes exerçam funções no seu planeamento e execução.


Intox soma e segue

20 Agosto 2008

“A secretária de Estado norte-americana, Condoleeza Rice, considerou que a Rússia se comporta como «fora-da-lei» recusando retirar imediatamente as suas tropas da Geórgia”, refere um despacho da Lusa reproduzido sem comentários pelo Expresso, pelo Diário de Notícias e pela TSF. Fora de qual lei? Os EUA só conhecem a lei da sua própria força militar e dos seus interesses imperiais. Como se pode publicar uma notícia destas sem referir que a própria Rice está à cabeça do que há de pior no banditismo e na selvajaria internacionais? Órgãos de intoxicação social…


A fantasia e a dura realidade

Seiscentos dos 2.300 empregados dos três hotéis da Disneylândia da Califórnia, que se considera “o lugar mais feliz do mundo”, manifestaram-se em frente das instalações da empresa contra os novos contratos de trabalho, que incluem discriminações salariais e seguros de saúde incomportáveis. Os manifestantes, sob o olhar atónito de milhares de turistas, envergavam trajes das principais personagens do mundo Disney. Desfilaram, cantando e empunhando cartazes. Os patrões não gostaram nada, e a polícia também não. Resultado: o Rato Mickey, a Gata Borralheira, o Peter Pan, a Fada Sininho e outros acabaram por ser presos, algemados e levados para a esquadra. (ver fotos do incidente aqui)


Encerrou a Fidar

19 Agosto 2008

Enquanto José Sócrates propagandeia o aumento de emprego, numerosas empresas vão encerrando. Desta vez foi a têxtil Fidar, em Guimarães. São mais 300 operários para o desemprego. E a fábrica encerrou sem satisfazer os seus compromissos com os trabalhadores, que deixou sem subsídios e sem férias. Entretanto, deu entrada no tribunal judicial de Guimarães um pedido de insolvência da empresa, requerido pelos operários, com vista a garantirem os seus direitos. Como precaução, os trabalhadores não arredam pé das instalações fabris. E a União dos Sindicatos de Braga vem lembrar que nos últimos meses já foram extintos cerca de 7 mil postos de trabalho na região.


45 dias em greve de fome

Em 5 de Agosto, completou 45 dias de greve de fome o anarquista espanhol Amadeu Casellas Ramón, detido há 22 anos no centro penitenciário de Quatre Camins, Barcelona. Casellas, que participou em assaltos a bancos nos anos 70 e 80 para financiar as lutas operárias da época, exige liberdade condicional por reunir condições legais para tal. Em 1 de Agosto, foi feita uma concentração em apoio a Amadeu Casellas diante da Direcção Geral de Serviços Penitenciários, em Barcelona, serviço responsável por conceder a liberdade condicional. Em mensagem de 18 de Julho, Casellas denuncia o sistema carcerário catalão “fascista e podre” e incentiva todos os que lutam “tanto dentro como fora das prisões”.


E a seguir? Os talheres e os óculos escuros?

18 Agosto 2008

Ao reprimir um grupo de activistas climáticos que se manifestavam junto de uma central eléctrica em Kingsnorth, a polícia inglesa apreendeu, além de alguns objectos cortantes, um jogo de mesa humorístico chamado War On Terror [Guerra contra o Terrorismo], alegando que o jogo inclui capuzes de malha que podem ser usados para cometer crimes. O jogo apreendido, em que os participantes criam impérios rivais e fazem guerras entre si, é semelhante a outros jogos conhecidos, como o Risco, à venda em qualquer loja de brinquedos. A diferença principal é que, neste, os jogadores podem divertir-se ridicularizando a retórica de líderes mundiais, como Bush ou Blair.


UGT – quem defende, afinal?

Manuel Monteiro — 16 Agosto 2008

Pedro Jorge é operário electricista. Trabalha na Cerâmica Torreense. No dia 28 de Janeiro deste ano, foi ao programa “Prós e Contras” e atreveu-se a denunciar a empresa onde trabalha, porque há anos que não é aumentado (desde 2004) ganhando um salário ilíquido (sem descontos) de 541,2 euros.
A toda-poderosa empresa moveu-lhe um processo disciplinar e, na sua conclusão (agindo como juiz em causa própria), aplicou ao trabalhador uma suspensão de 12 dias. Até aqui tudo certo – ou seja, tudo conforme a lei do quero, posso e mando.


Página 1 de 4 Mais antigos >