Bons ventos vindos de Espanha

Urbano de Campos — 17 Novembro 2008

nissanespanha.jpgNo passado dia 11, mais de um milhar de trabalhadores espanhóis desfilaram em Barcelona, desde o centro da cidade até à sede da Nissan, protestando contra o despedimento de 1680 trabalhadores da empresa, cerca de 40% dos efectivos. Sem temerem o dispositivo policial, os manifestantes atacaram o edifício com pedras, garrafas e até com as próprias barreiras metálicas que a polícia tinha colocado no local.

Ao abrigo de legislação que permite o despedimento colectivo, a Nissan anunciou o despedimento, ainda este ano, de 1288 trabalhadores e de mais 392 no ano que vem – invocando como razão “garantir a viabilidade da empresa”. Processo idêntico foi anunciado por outros fabricantes de automóveis em Espanha, fazendo prever consequências terríveis para milhares de trabalhadores. A Ford anunciou em Setembro o despedimento de 1300 efectivos e a General Motors Espanha cerca de 600, enquanto a Seat decidiu reduzir a produção.

Por tudo isto, os que agora foram atingidos reagiram de forma maciça e violenta, não ligando muito aos paliativos propostos pela Nissan de conceder reformas antecipadas aos trabalhadores com mais de 55 anos e de recolocar alguns dos agora despedidos noutras fábricas.
Os sindicatos pediram ao governo que não aceite o despedimento colectivo anunciado pela Nissan.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar