“Eu agora preciso de vocês mais do que nunca”

João Bernardo — 21 Julho 2008

battisti2_72dpi.jpgNo Mudar de Vida nº 5, de Fevereiro de 2008 (em Janeiro no site), e de novo em Fevereiro no site chamei a atenção para o caso de Cesare Battisti, que denominei “um perseguido em redor do mundo”, romancista e antigo militante político italiano que desde há mais de um ano se encontra detido no Brasil, aguardando a decisão das autoridades sobre um processo de extradição apresentado pelo governo da Itália, onde Battisti foi condenado à prisão perpétua.

No dia 27 de Junho Battisti apresentou um pedido de refúgio ao Comité Nacional para os Refugiados, uma comissão interministerial sob o âmbito do Ministério da Justiça brasileiro. Se o pedido for aceite os direitos políticos de Battisti ampliam-se e a sua situação prisional melhora, podendo nomeadamente requerer a prisão domiciliária. Todavia, a eventual concessão de refúgio não anula o processo de extradição, e é esta a grande ameaça pendente sobre o romancista.

Em carta recentemente enviada do cárcere − mantenho a redacção original de alguém que não domina inteiramente a nossa língua − Cesare Battisti dirigiu-se aos seus apoiantes: “Eu agora preciso de vocês mais do que nunca, bem como de todos aqueles que lhe pareçam sensíveis a minha causa. Preciso de apoio de todas/os os amigos/as e companheiros/as a quem cada um de vocês tem acesso. Pois a impressão (e não é só uma impressão) que tenho é que caí mais uma vez em um jogo político sujo e cujas regras e verdadeiros objetivos desconheço. […] Como bem sabem, muitas batalhas resultam em derrota ou vitória justamente em face da decisão da hora ou não de agir. Bem verdade lhe digo: é hora de agir!”

(O site de apoio a Cesare Battisti é http://cesarelivre.org/)


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar