Uma lenda da música, sempre ao lado da revolução

Manuel Monteiro — 11 Fevereiro 2008

tataguines_72dpi.jpgMorreu agora em Cuba, com 78 anos de idade, Tata Güines, considerado o “rei dos tambores”.
Tata nasceu num bairro pobre de Matanzas. De dia, era aprendiz de sapateiro, à noite percorria os cabarés de Havana, tocando para os turistas norte-americanos, na Cuba do ditador Baptista. Mas cedo se percebeu que o jovem percussionista extraía dos instrumentos um ritmo e um timbre diferentes dos habituais. É então convidado por grupos de jazz e por orquestras de casinos de Havana para actuar para os turistas.

Em 1956 mudou-se para Nova Iorque e aí tocou com músicos como Dizie Gillespie, Milles Davis e Charlie Parker.

A seguir à revolução cubana, faz o inverso de quase todos os artistas que viviam dos dólares e dos turistas. Abandona Nova Iorque e vai para Cuba apoiar a revolução. E foi sempre assim até ao fim dos seus dias.

Desprezou a fama, o dinheiro, a glória, sem nunca se queixar. A última proposta milionária que recusou prende-se com o disco Buena Vista Social Club que vendeu 7 milhões de cópias no mundo inteiro, fora as edições piratas. Ry Cooder, produtor do disco e grande admirador de Tata Güines, fez tudo para o integrar no projecto. Mas
Tata andava em digressão pela Venezuela e não quis interrompê-la, sabendo que estava a recusar um projecto que lhe iria encher os bolsos de dólares.

E assim morreu: com a sua arte comprometida com os destinos do seu povo, sempre contra a agressão do imperialismo norte-americano, sempre fiel às suas origens e às suas gentes.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar