A imigração em Portugal

José Mário Branco — 8 Fevereiro 2008

Relacionado com este importante tema, que o MV começa a abordar no presente número (MV5, Fevereiro 2008), destacamos o importante contributo que é este livro, de autores vários, editado pelo SOS Racismo em 2002. Claro que, desde a data da edição, novos factos e alterações legislativas vieram modificar a situação. Isso não tira importância a esta obra porque, na maioria dos seus capítulos, nos permite ter uma visão global sobre a a questão dos imigrantes em Portugal, com a denúncia das várias perversidades, preconceitos e cinismos que caracterizam as posições oficiais sobre o assunto.

Com 37 capítulos divididos em três secções – Políticas de Imigração, Legislação de Imigração e Imigrantes em Portugal –, é-nos dada informação factual, estatística e legislativa, para percebermos que, como se diz nas páginas centrais deste jornal, a tendência para criminalizar, discriminar e oprimir os trabalhadores que em Portugal (e na Europa) procuram o seu sustento não é mais do que uma estratégia deliberada para criar uma grande massa de mão-de-obra barata e desprotegida (por vezes semi-escravizada) que dá grandes lucros às máfias que a traficam e às empresas que lhes dão trabalho, sobretudo nos ramos da construção civil, na hotelaria, na agroindústria e nas limpezas.

Um livro fundamental para compreendermos que o interesse dos trabalhadores portugueses e europeus é unirem-se aos imigrantes na defesa do trabalho com direitos e da plena cidadania para todos.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar