Tópico: Sabia-que

Henry Ford

5 Novembro 2007

Sabia que o fundador da marca de automóveis Ford, Henry Ford, não foi importante apenas por ter introduzido a linha de montagem no fabrico de automóveis e ter comercializado os seus veículos, sobretudo o Ford T, ao alcance da pequena e média burguesias estadunidenses? Ele foi também um campeão da xenofobia anti-imigrantes e do anti-semitismo. O seu livro O Judeu Internacional. O Maior Problema Mundial, uma recolha de artigos que escreveu para o seu jornal Dearborn Independent, ganhou enorme influência logo que foi publicado em 1920. Um dos influenciados foi – está historicamente provado – Adolf Hitler que foi buscar a Ford algumas das ideias fundadoras do nazismo, expressas no Mein Kampf (publicado em 1925-26). Já chanceler da Alemanha, Hitler tinha no seu gabinete uma grande fotografia de Henry Ford.


Greve

5 Outubro 2007

Sabia que…a palavra “greve” vem da francesa “grève”, que tem o mesmo sentido? O termo ganhou o significado de paralização de trabalho por ser na antiga Place de Grève (Praça do Saibro), em Paris, na margem do Sena, que se reuniam os operários desempregados em busca de trabalho.


O 1.º de Maio

23 Setembro 2007

Sabia que… o 1º de Maio, dia internacional dos trabalhadores, comemora a luta dos operários de Chicago, em 1886, pelas 8 horas de trabalho diário?
Nesse dia começou uma greve geral nos EUA. Nos dias seguintes, em
várias manifestações, morreram dezenas de manifestantes. Três anos mais
tarde, a Internacional Socialista, reunida em Paris, adoptou o 1º de
Maio como Dia Internacional dos Trabalhadores. Em 1919, o senado da
França adoptou as 8 horas e declarou esse dia feriado nacional; o mesmo
fez a Rússia soviética em 1920. Os estadunidenses continuam a não
reconhecer o 1º de Maio como dia dos trabalhadores e comemoram nessa
data, a que chamam May Day, o “dia da fidelidade à pátria”.