Arquivo: Novembro 2008

Nova greve nos CTT

30 Novembro 2008

Terça-feira, dia 2, os trabalhadores dos CTT começam uma greve de 4 dias contra a imposição do novo Acordo de Empresa, que lhes retira direitos adquiridos e os exclui do aumento salarial de 2,8% concedido a outros trabalhadores cujos sindicatos assinaram o referido Acordo. Esta paralisação vem na sequência de vários dias de greve e manifestações efectuadas já este ano. Segundo informação do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) “a greve abrange todos os trabalhadores dos CTT, mas será na distribuição da correspondência que ela se fará sentir mais”.


Sistema financeiro em pane

Num relatório de Novembro, o BPI receia que o sistema financeiro português não dê resposta às necessidades de financiamento dos privados e das empresas. Motivos: a) o crédito bancário representa 70% dos meios de financiamento da economia portuguesa, isto é, a maioria das empresas não tem meios próprios de financiamento; b) o disparar do crédito nos últimos anos não foi acompanhado pelos depósitos, o que levou a banca a endividar-se no estrangeiro; c) depois de a crise financeira ter afundado a economia, agora é a quebra da economia a retirar meios ao sector financeiro. Quem disse que o sistema financeiro português era “imune” desvalorizou os laços entre as economias do capitalismo mundial.


Uma ajuda aos saltimbancos

28 Novembro 2008

O ministro do Trabalho desmentiu o presidente da Segurança Social sobre o destino de 300 milhões de euros da Segurança Social depositados no falido BPN. José Gaspar, do IGFSS, afirmou que, no Verão, o governo levantou aquela quantia, de um total de 500 milhões, quando já sabia da situação crítica do banco. Mas Vieira da Silva garantiu não ter havido levantamento, apenas um “movimento de tesouraria”. Tesouraria ou não, o certo é que o governo tinha 500 milhões num banco especializado em trafulhices; e que ainda lá terão ficado 200 milhões. Isto, mais os mil milhões aplicados para salvar o BPN é para já a “nossa” contribuição, decidida pelo governo, para ajudar a trupe de Oliveira e Costa.


Contra a privatização da recolha de lixos em Lisboa

Francisco d'Oliveira Raposo (*) —

cml.jpgVárias foram as falsas partidas num projecto longamente acarinhado pelos capitalistas: abocanhar os lixos da cidade, já que este é um dos sectores mais lucrativos e há especialistas que o apontam, juntamente com a água, como o “negócio do futuro”.
Mas desta vez, na sequência de várias declarações em reuniões do famigerado “Orçamento Participativo” e outras, António Costa respondeu aos munícipes que se queixavam da falta de limpeza da cidade com sinais de que haveria mudanças. E as mudanças parecem estar a chegar: António Costa, anunciou na sessão da CML de 29 de Outubro que a Baixa Pombalina vai ser adjudicada a terceiros. Motivo: falta de pessoal para todas as frentes de trabalho. E eis que aí está!


Não sabemos como agradecer

27 Novembro 2008

Apesar da intransigência em manter a proposta de aumentos salariais dos funcionários públicos nos 2,9%, o governo mostra-se um verdadeiro mãos-largas no que respeita ao subsídio de refeição: mais 4 cêntimos e não se fala mais nisso. A generosidade do engenheiro Sócrates não tem limites.


O maior ataque aos serviços públicos em Portugal

Ismael Pires —

manif_profs.jpgA governação de Sócrates tem-se caracterizado pelo maior ataque alguma vez desferido contra os serviços públicos em Portugal. Os sectores onde este ataque mais se fez sentir foram sem dúvida os da Saúde e da Educação. Só a luta das populações conseguiu afastar o ministro da Saúde Correia de Campos. Também agora só a luta dos professores, pais e alunos conseguirá demitir a ministra Maria de Lurdes Rodrigues e travar o descalabro para onde ela está a conduzir o ensino em Portugal.


Mumia Abu-Jamal em risco de execução

CSMA-J / MV — 25 Novembro 2008

A procuradora distrital de Filadélfia, Lynne Abraham (equivalente a procuradora do ministério público) pediu ao Supremo Tribunal dos EUA que voltasse a impor a pena de morte a Mumia Abu-Jamal. Esse pedido, se for aceite, pode significar a execução imediata de Mumia, sem qualquer nova audiência ou julgamento, apesar da montanha de novas provas que têm surgido em defesa da sua inocência. O sistema judicial norte-americano não perdoa a Abu-Jamal as suas posições revolucionárias e não desiste de o assassinar.


O Polvo

24 Novembro 2008

Dias Loureiro, conselheiro de Estado e ex-administrador da SLN/BPN, nada viu, nada sabe, nada desconfiou, em relação às falcatruas praticadas nestas empresas. Quem observou com atenção as suas respostas à RTP1, e o desmentido de António Marta (antigo vice-governador do Banco de Portugal), ficou elucidado sobre a “inocência” daquele ex-ministro de Cavaco Silva. Talvez o mesmo se passe com outras personagens que também têm transitado entre os negócios privados e o aparelho de Estado, como Rui Machete e Daniel Sanches. E, talvez, no fim, só fique Oliveira e Costa (que já acautelou o seu património) a passar uns tempos na cadeia, para “calar a boca do povo”. É importante estar alerta.


Patrão despede sem aviso 30 trabalhadores

ROF (reportagem MV) —

luademel.jpgA afamada pastelaria Lua-de-Mel, na Rua da Prata, em plena baixa de Lisboa, está novamente na berlinda, desta vez devido ao despedimento selvagem dos cerca de 30 trabalhadoras e trabalhadores, muitos deles com dezenas de anos de casa.
O patrão anunciou o encerramento da pastelaria para limpezas, mas os trabalhadores desconfiaram. Chegaram cedo e deram com as arcas frigoríficas e outros equipamentos a serem transportados para viaturas. Naturalmente, tentaram impedir a saída dos equipamentos e, então, a “nossa” Polícia de Segurança Pública veio, apressada, espancar os que defendiam a legalidade e proteger o patrão que levava a cabo um despedimento selvagem.


Em defesa do Sara Ocidental

21 Novembro 2008

De acordo com informação prestada pela Plataforma Internacional de Juristas por Timor-Leste (IPJET), até ao dia 4 de Dezembro encontra-se a circular pelo mundo inteiro uma petição pelo Sara Ocidental. O objectivo é que o território do Sara Ocidental não seja incluído no Estatuto Avançado que está a ser negociado entre Marrocos e a União Europeia. Se esse território for incluído nas negociações, a União Europeia estará claramente a legitimar a ocupação ilegal do Sara Ocidental levada a cabo por Marrocos, o que é inaceitável por constituir uma violação inequívoca do direito internacional.
Contactos IPJET: labarek@gmail.com ipjet2@gmail.com


Página 1 de 3 Mais antigos >