Arquivo: Julho 2008

Meio milhão por ano

31 Julho 2008

Assinalando o Dia Internacional do Migrante, o presidente mexicano anunciou o lançamento do programa “Repatriação Humana” que se destina a dar “tratamento humanitário digno” aos mexicanos deportados dos EUA. Vítimas de “ódio, hostilidade e intolerância”, os emigrantes são repatriados em condições degradantes, facto que é indiciado pelos cuidados preconizados por Felipe Calderón, que consistem em “alimentação, hospedagem e atenção médica”. Todos os anos, 500 mil mexicanos são expulsos dos EUA.


David e Golias

Gabriel Almeida, de 11 anos, residente na periferia de Belo Horizonte, Brasil, partiu um dente quando mordia o pescoço do cão, da raça pitbull, que o atacava enquanto brincava no quintal do tio. «Agarrei-o pelo pescoço e mordi-o», contou a criança. «Não é nada demais. É preferível perder um dente a perder a vida». No final da peça A Mãe, de Brecht, a personagem principal, depois de perder o filho na luta, diz: “Dizem que acabaremos sempre derrotados, que aquilo que nós queremos não virá nunca. Aquele que está vivo não diga nunca ‘nunca'”.


Aborto, um ano depois

30 Julho 2008

Um ano depois da entrada em vigor da lei do aborto no nosso país, o balanço feito pela Direcção Geral da Saúde é positivo, desmentindo todos os agoiros dos sectores mais retrógrados contra a lei. As infecções e perfurações do útero baixaram para menos de metade, indiciando uma forte diminuição dos abortos clandestinos. Foram realizados 14.247 abortos e apenas 700 mulheres optaram por prosseguir a gravidez depois de aconselhadas – o que denota segurança na opção tomada. Mas o fito do negócio prossegue: enquanto quase todos os serviços públicos utilizam o método medicamentoso, que custa 341 euros, mais de 90 por cento das clínicas privadas optam pelo método cirúrgico, que custa 444 euros.


Salário é curto

Cerca de 71% dos portugueses dizem ter dificuldade em fazer face às suas despesas porque os salários não chegam ao fim do mês. Este número resulta de um inquérito do Eurobarómetro da Comissão Europeia, e contrasta com os 47% da média europeia. As famílias que admitem dificuldades, diz ainda o estudo, não são apenas das camadas habitualmente dadas como mais vulneráveis, atingindo também a faixa dos trabalhadores urbanos, nomeadamente dos serviços.


Na CGD até a esmola paga taxa

pensionistas.jpgPublicamos, pelo seu interesse, uma denúncia sobre a escandalosa cobrança de taxas pela Caixa Geral de Depósitos aos pequenos depositantes. O texto, que circula na Internet e cuja origem desconhecemos, tem a abrir, muito adequadamente, os versos de José Afonso “Batendo as asas pela noite calada / Vêm em bandos com pés de veludo…». Convidamos o leitor a meditar e a divulgar, pois, como diz o autor, é preciso denunciar esta pouca-vergonha que nos atira para a miséria. Eis o texto.


Preços de monopólio

Um estudo da Associação Portuguesa dos Direitos dos Consumidores (Deco) revela que os preços dos medicamentos de venda livre (sem receita médica) aumentaram 5,2% desde 2005, desmentindo o Governo sobre uma baixa dos preços ditada pela livre concorrência. O facto é que, para aquele tipo de medicamentos, os supermercados, interessados em ganhar clientes, baixaram os preços em média 3%; mas as farmácias, que continuam a deter o grosso das vendas, subiram os preços em 11%. Como não é fácil andar a correr prateleiras de supermercados quando se precisa de um medicamento, o resultado geral é pagar-se mais caro.


Actividade do Movimento dos Trabalhadores Sem Tecto divulgada numa sessão em Lisboa

mtst_72dpi.jpgO Mudar de Vida levou a cabo em Lisboa, na tarde do passado dia 27 de Julho, um encontro em que foi divulgada a actividade do Movimento dos Trabalhadores Sem Tecto, do Brasil. A exposição esteve a cargo de Lizandra Guedes, uma activista do Movimento que se encontrava em Portugal na altura e que explicou os propósitos e as acções concretas do MTST, ilustrados depois com a projecção de alguns vídeos.


A marca Salazar

29 Julho 2008

A Vida Privada de Salazar é o título de uma mini-série produzida por Manuel S. Fonseca, administrador delegado da Valentim de Carvalho-Filmes, em parceria com a SIC e com o apoio de dinheiros públicos através do recém criado FICA – Fundo de Investimento para o Cinema e o Audiovisual. O actual director de programas da SIC, Nuno Santos, destacou “o apelo crescente que a marca Salazar tem gerado junto do público”. Fonseca, por seu lado, considera que “uma série desta natureza ensina-nos a olhar para as grandes figuras da história portuguesa, tendo esta [Salazar] marcado para o bem e para o mal”. Talvez a seguir o Estado lhe dê mais dinheiro para nos mostrar os lados bons e os lados maus da Pide.


Contrabando de crianças

Uma mãe guatemalteca recuperou a filha raptada há um ano, quando tinha 6 meses. Ana Escobar reconheceu a criança ao colo de uma norte-americana nas instalações do Conselho Nacional de Adopções dos EUA. Depois de uma primeira recusa, baseada num teste de ADN falsificado, novos testes provaram a razão de Ana Escobar. A menina tinha todos os papéis em ordem, tendo sido posta no circuito de adopções depois do rapto. Um advogado que tratou da adopção e um médico que falsificou os testes têm processos judiciais. A Guatemala (13 milhões de habitantes) é, depois da China (1.300 milhões), o segundo fornecedor de crianças para adopção nos EUA (4.000 e 6.500 crianças, respectivamente, em 2006).


Greve na Lufthansa

A Lufthansa, a maior companhia aérea alemã, confrontou-se no dia 28 com a maior paralisação dos últimos 13 anos devido à declaração de uma greve por melhores salários, que abrange dezenas de milhar de trabalhadores de terra e de voo da empresa. Na paralisação, por tempo indeterminado, iniciada às zero horas, perto de 5 mil trabalhadores dos turnos da manhã do pessoal de terra da companhia não compareceram ao trabalho, pelo que, apesar do plano de emergência da empresa estar a desviar os passageiros para outros destinos com menos atraso, eram de esperar grandes complicações nos transportes aéreos da parte da tarde.


Página 1 de 7 Mais antigos >