Arquivo: Fevereiro 2008

O respeitinho é muito bonito

29 Fevereiro 2008

Um agente da PSP de Oeiras tentou multar o comandante da própria esquadra, quando este conduzia um carro ao mesmo tempo que falava ao telemóvel. Ingénuo agente! Não só não houve multa nenhuma para o comandante, mas, ó azar dos azares, o pobre agente é que foi constituído arguido em processo disciplinar. Este polícia deve andar na Lua. Então não lhe ensinaram que as leis repressivas foram feitas apenas para obrigar a plebe a andar na linha?


Sentenças plenárias

João Serpa, solidário com os seus camaradas de trabalho da empresa Pereira da Costa, com os salários em atraso, foi o primeiro sindicalista, desde 1974, condenado a prisão – 75 dias, remíveis a multa – por manifestação ilegal. A imprensa divulgou a sentença. Das televisões nada se sabe, nem dos seus comentadores encartados. Sabe-se apenas que ninguém referiu os nomes de quem compunha o douto tribunal: procuradores e juízes. Quem foram? Ter-se-á tratado de um Tribunal Plenário? (JR)


“Temos de virar a revolta contra quem nos explora”

timoteomacedo_72dpi.jpgNa preparação do dossiê sobre imigração publicado no último Mudar de Vida (edição em papel, de Fevereiro) entrevistámos Timóteo Macedo, dirigente da Solidariedade Imigrante, associação que presta apoio aos imigrantes no nosso país.
Diz o nosso entrevistado: “São os patrões que já não querem empregar os portugueses, nem os imigrantes legais. Querem a imigração indocumentada fragilizada, ilegal, para poderem praticar esse sistema dos negreiros e da escravatura moderna. Os patrões seleccionam, de acordo com a lógica do lucro. Os imigrantes não vêm roubar coisa nenhuma. Há trabalho para todos. Temos que virar essa revolta contra quem nos explora. Contra quem não nos dá trabalho com dignidade, com direitos, com melhores salários.”


Um italiano preso político no Brasil

João Bernardo —

cesarebattisti_72dpi.jpgChamámos a atenção no Mudar de Vida (notícia de 20 de Janeiro de 2008 no site e na pág. 12 do nº 5 do jornal) para o caso do militante anticapitalista italiano Cesare Battisti, cuja extradição o governo italiano tem vindo a reclamar desde 1990.
Em Março de 2007 Battisti foi detido no Rio de Janeiro e levado para o presídio comum do Distrito Federal (Brasília) onde os carcereiros, segundo relata a revista Piauí, além de o insultarem, o agrediram à joelhada e ao pontapé e lhe cuspiram em cima. Depois de ter denunciado esta situação ao Supremo Tribunal Federal, Battisti foi transferido para o cárcere da Polícia Federal, também em Brasília, e embora parassem as agressões, foi-lhe concedida apenas uma visita semanal, durante uma hora, com o máximo de duas pessoas, separados por vidro e conversando por interfone, e só pode receber dois livros por semana. O resto, são as condições habituais das cadeias brasileiras, superlotadas, com os detidos revezando-se para dormir.


Executivos

28 Fevereiro 2008

Segundo o Diário de Notícias, em 2006, o conselho de administração executivo do BCP auferiu, como remunerações fixas, um total de 5,4 milhões de euros, e a remuneração variável total dos nove administradores ascendeu a 21,4 milhões de euros. Um total de 26,8 milhões de euros de remunerações. A dividir pelos nove administradores, dá 3 milhões de euros a cada, por ano. A dividir por 14 meses, dá 213 mil euros de ordenado mensal médio. Para comparação: o salário nacional médio é inferior a 900 euros por mês.


Simplesmente fome

Portugal é o segundo país da UE em que o risco de pobreza infantil é maior. Baixos salários, trabalho precário, desemprego… A pobreza é manifesta em famílias monoparentais ou noutras de baixos rendimentos com três filhos ou mais. Os professores bem sabem do que se passa. Nas escolas do 2.º ciclo desapareceu o leite gratuito, muitos alunos só têm uma refeição por dia (o almoço subsidiado na cantina quando têm aulas de manhã e de tarde), muitos outros comem as sandes dos professores que não gostam de ver a fome à sua volta. Revolução tecnológica, aumento do rendimento escolar, diminuição do abandono escolar? Não, senhor primeiro-ministro: Simplesmente fome! (JR)


Coerência como esta não há

O deputado do PSD António Preto foi pronunciado pelos crimes de fraude fiscal, pelo Tribunal de Instrução de Lisboa. Vai ser julgado, juntamente com o ex-vereador do PS na Câmara da Amadora, Sobral de Sousa, por um caso de corrupção em escolas de condução no concelho de Tábua. Em escutas telefónicas feitas pela PJ, António Preto diz a Sobral de Sousa que tem uma mala cheia de dinheiro, com origem nas escolas de condução. O dinheiro terá servido para pagar quotas dos militantes do PSD de Lisboa, quando Preto concorria à respectiva distrital. A piada da estória é que este mesmo senhor deputado foi nomeado pelo parlamento para relator da comissão que vai fazer a transposição da directiva europeia de combate ao branqueamento de capitais. Coerentes até ao fim.


A Base das Lajes deve deixar de ser plataforma militar dos EUA

Pedro Goulart — 27 Fevereiro 2008

lajescimeira.jpgNos últimos anos o nome da base açoriana das Lajes correu mundo, não por boas razões. As notícias circularam fundamentalmente por causa das actividades criminosas aí desenvolvidas pelos EUA. O encontro, em 2003, de Bush, Blair e Aznar (com Durão Barroso como anfitrião), que levou ao desencadeamento da guerra de agressão imperialista no Iraque; e a passagem de aviões da CIA transportando ilegalmente centenas de presos para Guantânamo, vindos da tortura e a caminho da tortura.


Oficinas da CML páram

26 Fevereiro 2008

Os trabalhadores das oficinas de reparação e manutenção dos veículos da Câmara Municipal de Lisboa (nomeadamente os da recolha de lixos) levam a cabo, hoje, dia 26, uma acção de luta por melhores condições de segurança, higiene e saúde. A acção consiste numa concentração, de manhã, à porta das instalações para denunciar as carências verificadas no local de trabalho e numa greve no período da tarde.


Como a “má gestão” pode ser um óptimo negócio

Urbano de Campos — 25 Fevereiro 2008

O grupo Mendes Godinho vendeu a Cerâmica da Portela, em Tomar, em Julho de 2006 à Certomar-Cerâmicas por mais de um milhão de euros. Na altura, os novos patrões afirmaram-se dispostos a renovar a empresa e a dar-lhe outra projecção. Presentemente, a fábrica – que chegou a ter 98 trabalhadores em 2001 – está em vias de encerramento definitivo, tendo os 32 trabalhadores decidido (como referimos numa notícia breve) rescindir colectivamente os contratos depois de terem esperado, sem resultados, o pagamento dos salários atrasados desde Novembro. Deste modo, perdidas as esperanças de pagamento dos salários, os trabalhadores podem reclamar os subsídios de desemprego.


Página 1 de 5 Mais antigos >