Arquivo: Dezembro 2007

Onde não há justiça social floresce a caridade

Manuel Monteiro — 30 Dezembro 2007

pobreza1_72dp.jpgO crescente empobrecimento de uma grande parte da população portuguesa é um facto comprovado com números. Na verdade, e segundo dados oficiais, um em cada cinco portugueses vivem no limiar da pobreza (21% da população), o que corresponde a cerca de dois milhões de pobres.
O desemprego continua a crescer e neste momento cifra-se em 8,2% da população activa (valor oficial). Mas pobres não são apenas aqueles que estão no desemprego ou na reforma. Uma outra camada de pobres faz parte deste panorama: os que, estando empregados, ganham salários de miséria e não conseguem suportar as despesas mais básicas: renda da casa, comida, água e luz, remédios, etc.


Votos de bom ano de um jovem brasileiro aos seus amigos

Meus amigos
Não fui atacado por nenhum cão de raça, destes que, todos os dias, colorem os jornais com a imagem de crianças estraçalhadas. Não fui atacado por «manos», «rappers» e outros devotos do ódio e do culto à violência. Não fui espancado pela polícia, não apanhei tabefes na cara e, que sorte, tampouco passei por interrogatórios. Meus vizinhos não se voltaram contra mim, nem contra nenhum dos meus. Minha casa não foi arrombada, não tive nenhum parente morto, não passei fome, nem sede, nem frio (pudera, a cidade onde vivo é quente para caramba). Não fui atropelado, nem me deram medicamentação errada num hospital, nem sequer precisei de passar por um.


Êxito garantido

29 Dezembro 2007

Reagindo ao encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) local, um autarca de Alijó disse: “Já se sabe: para o mês que vem, vão começar a abrir clínicas e hospitais privados”. Como que confirmando o prognóstico, o ministro da Saúde, para quem os milhares de portugueses que não podem pagar aos privados não constituem preocupação, resumiu a sua política em termos triunfais fazendo um balanço “muito positivo” do trabalho desenvolvido e gabando-se de “ser impossível fazer melhor” em matéria de política de saúde. No último ano, 33 SAP puseram termo ao atendimento nocturno.


O que faz falta…

No dia 23, duas mil pessoas desfilaram nas ruas da Anadia protestando contra o fecho da Urgência do hospital local, tendo sido interposta uma providência cautelar para impedir o encerramento. Em Vila Pouca de Aguiar, a população concentrou-se na tarde do dia 27, manifestando-se contra o encerramento nocturno do SAP. No distrito de Vila Real, deixam ainda de funcionar dois outros serviços de atendimento permanente em Alijó e Murça. Também está previsto o encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de Peso da Régua, decisão a que se opõe a autarquia. O Bloco de Partos da Unidade Hospitalar de Chaves encerra igualmente a partir das 24h de dia 27.


Greve nos aeroportos britânicos

Os aeroportos britânicos podem encerrar em consequência de greves anunciadas para 7, 14 e 17 de Janeiro por terem falhado as negociações salariais entre a companhia aérea BAA e o Unite, o maior sindicato da Grã-Bretanha. As paralisações – que envolvem sectores cruciais como bombeiros, trabalhadores da segurança e da manutenção – serão de 24 horas nos dois primeiros dias e de 48 no terceiro. Só os aeroportos de Heathrow e Gatwick, que servem Londres, movimentam diariamente 278 mil passageiros. Mas a paralisação atingirá mais 5 aeroportos desde o sul da Inglaterra à Escócia.


As seguranças privadas em Portugal

José Mário Branco —

arma_72dpi.jpgContrariamente a outros países, em Portugal o número de seguranças e vigilantes privados ainda não ultrapassou o das forças repressivas do Estado. Mas, dada a tendência para aumentar, será apenas uma questão de tempo.
O relatório de 2006 da Secretaria-Geral do MAI – que tutela o licenciamento das firmas de segurança e a aprovação dos seus agentes – diz que há em Portugal 110 empresas privadas de segurança, com um total de 36.998 vigilantes, além dos serviços de segurança internos de 56 outras empresas.


Censurado

José Mário Branco — 28 Dezembro 2007

filmecensurado_72dpi.jpgDiz-se que é um entre vários filmes que nos vão chegar dos EUA sobre o tema das guerras do Iraque e do Afeganistão. Era de esperar. Como de costume, a maior parte irá fazer jus à propaganda oficial, com os bons “libertadores” e os “maus” de faca nos dentes. Mas nos “States”, sempre que se manifesta algures no mundo o barbarismo da sua política imperial, aparecem algumas consciências humanistas do cinema que, com crueza e amor pela verdade, realizando filmes independentes e de baixo orçamento, nos dão uma visão bem diferente dessa propaganda oficial.


A importância do golfe

O Governo anunciou um investimento de 3 milhões de euros para criar o primeiro espaço público para a prática de golfe, em terrenos do complexo desportivo do Jamor, tendo o ministro da Economia referido a “importância do golfe para o turismo”. Como se trata de um desporto caríssimo, não acessível à maioria da população, tudo indica estarmos perante uma situação semelhante à que ocorreu em Lisboa, no consulado de Abecasis, em que foi criado, por desanexação de terrenos camarários do parque Eduardo VII, um recinto para a prática do ténis para os clientes dos luxuosos hotéis vizinhos.


Duplo roubo

27 Dezembro 2007

Segundo o ministro Mário Lino, os transportes vão sofrer um agravamento de preço de 3,8% no princípio de 2008. E podem ainda ter um aumento intercalar durante o ano que se vai iniciar. Tal como para vários outros aumentos de bens essenciais, já anunciados ou a anunciar, a subida dos preços situa-se acima da inflação real. Mas, ao contrário, os aumentos salariais ficam abaixo da inflação prevista; e, a haver actualização, será sempre no ano seguinte e não a meio do ano. O roubo é duplo. O capital não perde poder de compra.


Guerra química e biológica

No seu relatório anual, o Pentágono confirma estar a preparar ensaios com armas químicas e biológicas a céu aberto, em violação das convenções internacionais, revelou o professor Francis Boyle, especialista de referência na matéria. Teme-se o pior, tanto mais que, no passado, o exército dos Estados Unidos já procedera a este tipo de experiências em grandes cidades estadunidenses sem conhecimento da população. (RINF Alternative News / Tribunal-Iraque)


Página 1 de 8 Mais antigos >