2387 crianças em prisão perpétua nos EUA

Rita Moura — 28 Novembro 2007

euaprisao_72dpi.jpgDescobrir que uma criança pode ser condenada a prisão perpétua é arrepiante. Só dois países no mundo o fazem – os EUA, que tem 2387 crianças presas nestas condições, e Israel, com 7. Nalguns estados norte-americanos a condenação pode ser aplicada a crianças com apenas 8 anos de idade.
A prisão de Tallulah é um dos maiores centros de detenção de menores dos EUA. Os 33 edifícios, cercados de muros e espigões, albergam 620 rapazes entre os 11 e os 20 anos. É famosa pelos maus-tratos sistemáticos a que estas crianças são sujeitas. Os habitantes desta pequena cidade na Louisiana lutam para que a prisão seja destruída e no seu lugar se construa uma escola.
Se os cidadãos de Tallulah vencerem, esta será a primeira vez na história dos EUA que uma prisão é transformada em escola. Será uma grande vitória num estado onde um em cada 125 habitantes está preso. Será um importante passo para mudar o país onde a educação sofre há décadas cortes orçamentais, enquanto o financiamento de prisões sobe de ano para ano.


Comentários dos leitores

Luís Azevedo Silva 3/12/2007, 13:12

Mais uma vez, tenho pena que, para quem se queixa da parcialidade dos meios de comunicação dominados pelos interesses capitalistas, vocês deixem aqui mensagens sempre a apontar contra os mesmos "inimigos". Acho bem que relatem situações vergonhosas como estas mas, por favor, divulguem de uma maneira mais global e obriguem as pessoas a pensar. E o que se passa na China, no Gana ou na Índia em relação aos direitos das crianças? Passem essa informação também, por favor.

Redacção 5/12/2007, 0:14

Caro leitor:
Que em países atrasados, como os que refere, haja desgraças e injustiças - é trágico, mas não é de admirar. Mas que no país de capitalismo mais desenvolvido do mundo (dado como pátria das liberdades e modelo para o resto do planeta) se pratique tamanha barbaridade - isso já dá que pensar.
Quantas vezes se ouve o que o leitor refere sobre o Gana, a Índia, a China, ou outros - e quantas vezes se lê o que nós denunciámos?
Pôr em pé de igualdade o que se passa no Gana com o que se passa nos EUA é uma falsa imparcialidade.
Saudações,
A redacção

ANELISE DE A. GONÇALVES 12/12/2007, 22:42

Não há dúvida. A frase atribuída a Victor Hugo encerra grande verdade esquecida: "Abrir escolas é fechar prisões." "Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil." A saúva, parece, foi um problema superado. E as crainças? O Brasil ou cuida delas ou conscientemente permite tê-las como criminosas amanhã. Triste realidade. Há os que gritam, há os que conversam, há os que culpam, há as pastorais... todos pretensamente defendendo o "espaço" onde milhares de crianças vivem na ociosidade, cheirando cola, esmolando, de início, depois praticando pequenos furtos, depois assaltando, depois matando. Ninguém se preocupa efetivamente em tirá-las da rua. "Dá uma moeda tio." São os pequenos até dez anos. "Tio dá dez reais ou quebro o vidro." É a criança de 11 a catorze anos que ameaça junto à janela do carro com uma pedra na mão. "Me dá a bolsa e o celular rápido." É o jovem de 15 a 20 anos, apontando uma arma para o motorista. Isto é o início, depóis vem sequestro, a extorsão, o roubo, o latrocínio, o assassinato... O que fazer? As instituições criadas para cuidarem das crianças e que custam muito dinheiro, cuidam mesmo? E as pastorais, o que fazem? O espaço é curto para um problema tão grande! Manter uma criança na escola hoje, custa muito menos do que mantê-la na prisão amanhã. O Estado e a sociedade presisam, entretanto, que os meios de comunicações falado, escrito e televisivo, colaborem, dando o bom exemplo o que infelizmente não acontece.

Marília 27/5/2008, 17:02

Nossa fiquei espantada ao ler esse documentario. Ele me será muito útil em uma apresentação de um trabalho meu, fico na espectativa de que essa prisão para menores se torne uma escola. Obrigada!

Isabele 13/10/2009, 22:50

Ridiculo! Sou totalmente a favor da prisao perpetua! Vocês acham que o unico meio é olhar pelos olhos dos criminosos e taxarem eles como coitadinhos, como se fossemos eles. Desculpe mas eu não sou criminosa! Pra mim quem tira uma vida, merece sim ir pra prisao perpetua, se assim for um crime hediondo! Agora o meio pra não se ter INOCENTES atras das grades é investir muito em boas investigações... é por isso que o Brasil não tem capacidade pra nada, o povo ignorante igual vcs que ficam com esse pensamento PEQUENO de gente do interior que nunca saiu de casa, achando que no mundo só tem anjos!
Eu não sou contra a abertura de mais escolas, JAMAIS!
Eu sou completamente a favor! Mas tb sou a favor de PUNIR os que SABIAM que seriam PUNIDOS!
Você infiaria seu pé na boca de um tubarão? Só se quisesse morrer certo? Pq vc sabe que vai morrer, se nas escolas tb houvesse um meio mais amplo de explicar OS DIREITOS e DEVERES de cada cidadão, ja seria uma ótima coisa!
Quem não segue a Lei é pq quer ser mordido por tubarão!
Queria que vcs convivecem com as sentenas de bandidos que ja vi serem presos por casos HORRIVEIS e sairem "impunes".
Um sujeito matou o cunhado a machadada, arrancou todos os membros, fez picadinho e fritou os orgão internos dele... ele jogou olho fervendo na mulher e a jogou no ESGOTO! E o delegado ainda perguntou se ele nao se arrependia daquilo... E ELE RESPONDEU: Eu não se pudesse faria tudo de novo!
Ai o Delegado: mas vc vai em cana!
ELE: haha idai? amanhã ou depois vou voltar pra rua mesmo, vc que se cuide delegado, posso fazer uma visitinha pra ti.
E A FAMILIA DO DELGADO? E O DELEGADO? COMO DEVE VIVER EM PAZ?
VALE TUDO PELA LIBERDADE E GARANTIA DA VIDA E DO DIREITO DE IR E VIR DESSES MARGINAIS QUE TEMOS POR AI?
Eu creio que NÃO VALE!
O Delegado tem o direito ou pelo menos deveria ter, assegurado pelos Direitos Humanos, de deixar esse preso MOFAR na cadeia!
Pq ele não se arrepende.
Igual outro caso: um policial foi morto e teve sua familia morta tb, só ficaram os filhos sem braço, mas sobreviveram.
MOTIVO? VINGANÇA DO BANDIDO, depois de cumprir 23 anos de PRISAO.
Agora, se vcs julgam esses individuos "coitadinhos", leva pra casa, cuida deles e assista mais novela das 8.
Pelo AMOR DE DEUS, temos que abrir os olhos, o BRASIL TA ESSA MERDA pq tem gente igual vcs que só sabem olhar pelos olhos dos criminosos!

Renato 30/6/2010, 1:07

No Brasil não existe prisão perpétua, mas o Brasil tem muitos crimes de jovem de cerca de 12 para cima, ou seja, quero deixar um recado muitos jovem brasileiro não sabe aproveitar a liberdade que tem, muitos diviam aprender como muita criança sofre nos Estados Unidos.
Muitas vezes a lei rigida controla a situações de crimes no pais, se o Brasil com a lei que tem não tivesse tantos crimes poderia servi de exemplos para muitos paises dizendo que não é necessario uma lei rigida para diminui a criminalidade.
Infelismente não é assim que funciona.
Estados Unidos uns dos paises mais poderosos do mundo, um lugar onde os bandidos e terrorista temem.

Flávia 1/12/2011, 1:05

Interessante o texto...
Brasil, se as leis no país não fosse tão frouxas de repente o páis em questão disso seria melhor.
Hoje infelizmente o jovem pensa que é super-herói, eu posso fazer qualquer coisa que aos 18 anos minha ficha é limpa...Essa é a cabeça da maioria.Se tivéssemos leis mais rigoras de repente tudo isso seria diferente.
Acho sim em um país aonde se pode votar com 16 anos e decidir o futuro de um país pode sim ser reponsáveis pelos seus atos e punido rigorosamente.

Rita 6/3/2013, 17:03

Acho que no Brasil,deveria haver prisão perpétua também e digo mais,pena de morte,aos que matam.
Não entendo porque defender seres que não dão a mínima pra vida dos outros,embora menores de idade,sabem sim distinguir o que é certo ou o que é errado e nada mais justo que se pague por isso.
Digo tudo isso porque moro em periferia e já meninos de 12 anos mandando senhores de idade a "calar a boca ou metem tiro" e literalmente fazem isso,porque acham bonito viver da e na criminalidade.
Adolescentes matam,tiram vidas de pessoas inocentes e assumem seus crimes no nosso país,porque simplesmente sabem que a lei os favorecem e quem paga por isso,somos nós,que perdemos um ente querido para um marginal que a lei protege.
Fácil,querer escolas no lugar de prisões,mas nesse país medíocre,onde escola só serve pra ganhar um "diplomazinho" se não houver faltas,é totalmente tempo perdido.
Quem fala é uma mãe que já viu alguém perder um filho pelas mãos de um delinquente menor de idade,mãe de um menino com dez anos que apanha praticamente todos os dias na escola pública deste tipo de crianças que querem defender,que as mães mandam para a escola só para se livrar destes monstros que ameaçam,batem,ofendem,agridem como um adultos.E porque não julgá-los como tal?

SAUAIA SANTOS 14/5/2013, 12:02

Three strike já! para o Brasil, melhor presa do que solta roubando e fumando crack. Nossas " "cri-onças" estão soltas matando e rindo na cara de uma sociedade hipócrita.

leonardo 29/11/2013, 21:06

10, 11, 12... já nao é mais criança nos dias de hoje. punição severa pra quem mata


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar