200 anos de denúncia da escravatura

José Luís Félix — 3 Janeiro 2008

200ilus_72dpi.jpgNo fim de semana de 8-9 de Dezembro, a Tertúlia Liberdade tomou a iniciativa de realizar uma sessão pública evocativa do fim da escravatura, que se iniciou há 200 anos. O evento, que decorreu nas instalações das livrarias Ler Devagar e Eterno Retorno, teve a colaboração graciosa dos artistas Maria das Graças e Pedro Mota na poesia, Chá Preto na Capoeira, José Mário Branco, Naidy Barreto, Tino Flores, Couple Coffe, Cantadores da Rusga e Kova.M.Most na música. Foi possível levar a cabo esta iniciativa também devido à colaboração de muitos amigos que se associaram ao evento.
Entendemos ser imperioso fazer esta abordagem num país em que a escravatura foi uma prática continuada, ignorada pelo poder actual.
Dia 8, uma sala cheia dialogou com a mesa, coordenada pelo sociólogo António Dores, composta pelos historiadores Teresa Neves, Paulo Guimarães e o jovem LBC da Cova da Moura. Foram abordadas as questões da origem e consequências da escravatura e a situação actual de pauperização e dependência de muitos povos, pese o fim da escravatura.
No domingo decorreram as actividades lúdicas. Com poesia que nos comoveu, o jantar africano com 106 pessoas, a capoeira do Brasil e a música carregando generosidade dos diferentes artistas.
Em Fevereiro será lançada uma brochura com as diferentes comunicações da sessão. Convidamos os leitores a consultarem a página tertulialiberdade.blogspot.com


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar