A verdadeira história dos voos da CIA – Os táxis da tortura

M. Raposo — 3 Dezembro 2007

voos_cia_72dpi.jpgBaseado numa cuidadosa investigação sobre os raptos praticados pela CIA a pretexto da prevenção do terrorismo. O uso sistemático da tortura, as prisões secretas e a cobertura das operações são postos a descoberto com detalhe.
Um dos aspectos mais interessantes deste trabalho está na denúncia das origens desta prática, que Bush apenas generalizou. Antes dele, Reagan lançou as bases desta variedade de terror de estado; e depois dele todos os presidentes sem excepção aperfeiçoaram o sistema.
Sobre isto, diz o livro: “As sementes do programa de entrega de prisioneiros foram lançadas pela primeira vez na década de 1980 e as operações iniciaram-se na década de 1990. Isto é, o programa estivera em gestação durante a administração Reagan e nascera com a administração Clinton. Com o início da «guerra contra o terro-rismo», o seu âmbito explodiu repentinamente, mas o programa já estava completa e solidamente a ser desenvolvido”. E mais adiante: “Em 1995 assistiu-se à reafirmação e expansão, por parte da Casa Branca de Clinton, do recém-nascido programa de entrega de prisioneiros.”


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar