Arquivo: Março 2008

Empresa dos EUA bloqueia sites do Rebelión e da Agência Bolivariana de Informação

Ernesto Tamara (fonte: Rebelión) — 31 Março 2008

rebelion.jpgA página www.rebelion.org e a Agência Bolivariana de Informação (www.abi.bo), entre outras, foram censuradas por vários fornecedores de internet na Suécia e noutros países da Europa.
A empresa estatal sueca Telia, fornecedora de serviços de telefone e internet, foi afectada por uma decisão da empresa norte-americana CogNet que administra o acesso a vários servidores. A medida foi adoptada unilateralmente e impede todos os utilizadores ligados à internet através dos servidores da Telia de aceder ao Rebelion e à ABI, entre outros sites. A maioria dos utilizadores de internet via Telia ficaram a saber da censura depois de tentarem sem êxito, ao longo de mais de uma semana, aceder aos referidos sites.


27 estudantes universitários egípcios suspensos por vestirem t-shirts de solidariedade com Gaza

Francisco Pedro (fonte: EFE e Al Arabiya) —

Vinte e sete estudantes da universidade do canal do Suez, na cidade egípcia de Port Said, foram suspensos por um mês por usarem t-shirts de solidariedade com os palestinianos de Gaza, noticiou ontem um jornal do Egipto.
O diário independente Al Masri al Youm publicou, juntamente com a notícia, uma fotografia dos 27 estudantes com a legenda “em compaixão com Gaza”. “Expulsaram-nos das aulas por mostrarmos a nossa solidariedade com Gaza”, denunciou um dos universitários ao jornal.


MTST faz três ocupações simultâneas no Estado de São Paulo

MV / MTST — 30 Março 2008

ocupacaomaua.jpgNa noite de 28 de Março, famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Tecto ocuparam simultaneamente três áreas no Estado de São Paulo, localizadas nos municípios de Mauá, Embu das Artes e Campinas. Os terrenos são grandes propriedades urbanas que estavam sem uso, sem cumprir qualquer função social, enquanto milhares de famílias sem tecto não têm assegurado o direito a morada digna.


Greve na TST

28 Março 2008

Os trabalhadores da Transportes Sul do Tejo iniciaram às 4 horas de hoje, dia 28, uma greve de 24h. Exigem melhores salários, melhores condições de trabalho e reclamam a passagem imediata dos contratados a prazo a efectivos. A decisão de greve foi tomada a 29 de Fevereiro quando a administração da empresa terminou o processo de negociação sem atender a um conjunto de reivindicações relativas ao poder de compra dos 1200 trabalhadores. O valor dos salários tem caído nos últimos dez anos, porque os aumentos não acompanharam a inflação. A greve está a ter importante repercussão nos transportes da Margem Sul do Tejo, atingindo valores entre os 70 e os 75%, segundo informação do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos.


Ocupantes fora do Iraque

iraqueconcentracaomarco08_72dpi.gifUm conjunto de 37 organizações – cívicas, sindicais e políticas – entre as quais a CGTP, o Conselho da Paz, o Tribunal-Iraque e 19 sindicatos e comissões de trabalhadores, promovem no próximo sábado, em Lisboa, no Largo Camões, uma concentração de protesto pela ocupação do Iraque, por ocasião do quinto aniversário da invasão daquele país por tropas dos EUA e do Reino Unido. Em causa estão não somente os crimes praticados pelo imperialismo norte-americano e britânico nestes cinco anos, mas a colaboração cúmplice que lhes foi prestada por diversos outros governos, entre os quais se destaca o de Durão Barroso, anfitrião dos promotores da guerra na cimeira das Lajes. Em causa está também a continuidade desta mesma política de cooperação com os EUA levada a cabo pelo governo de José Sócrates, responsável pelo empenhamento de tropas portuguesas nos teatros de guerra abertos pelo imperialismo norte-americano. É altura de exigir a revogação dessa política e a ruptura dos compromissos que amarram Portugal à NATO.


Manifestação nacional de jovens contra o trabalho precário

Urbano de Campos — 27 Março 2008

Tem lugar em Lisboa uma manifestação nacional de jovens trabalhadores promovida pela CGTP. Sob a palavra de ordem Lutar para Garantir a Estabilidade, a acção tem por alvo combater o trabalho precário nas suas diversas formas.
No nosso país, existem quase 900 mil trabalhadores assalariados com vínculos precários, não se incluindo neste número os casos de recibos verdes que encobrem regimes de trabalho permanente. Entre os assalariados jovens (dos 15 aos 34 anos) mais de 35% são precários.


Pelo Iraque e pelo Médio Oriente

26 Março 2008

Assinalando a passagem dos 5 anos da invasão do Iraque, um grupo de organizações promove acções de protesto contra a ocupação norte-americana daquele país. Será realizada uma concentração no dia 29 (no Largo Camões, em Lisboa, às 16 horas) e um comício/debate em data a anunciar. O Tribunal-Iraque, com o apoio da Associação Abril, promove, no mês que vem, quatro concertos com dois músicos iraquianos, um palestiniano e oito portugueses. Conforme noticiamos na secção Vai Acontecer, os concertos, intitulados Música pelo Médio Oriente, decorrem em Coimbra, Braga, Lisboa e Torres Novas.


Tribunal liquida Palco Oriental

A Associação Cultural Palco Oriental, entidade artística sem fins lucrativos, foi liquidada pelo Supremo Tribunal de Justiça, que decidiu atribuir o edifício à Igreja de S. Bartolomeu do Beato. A Igreja recebe de bandeja um edifício onde nunca esteve nem aplicou um cêntimo e no qual a ACPO custeou obras de dezenas de milhares de euros. O edifício fora doado à Igreja em 1999 pela Associação de Serviço Social, uma organização fantasma que abandonou as instalações após o 25 de Abril de 1974 e da qual não se conhece qualquer actividade. Desde há mais de 20 anos que a ACPO acolheu centenas de artistas, das mais variadas formas de expressão: do teatro, da música, da dança, das artes plásticas, do áudio visual, e da simples partilha de experiências de vida.


“Presidente de todos os portugueses”… ou de alguns deles

José Mário Branco (Fonte: Rádio Clube Português) — 24 Março 2008

cavaco_72dpi.jpgEmídio Rangel tinha razão quando opinou, salvo erro aquando da primeira eleição de Jorge Sampaio, que “eleger um Presidente da República é o mesmo que vender qualquer sabonete”. Aquilo a que se chama “campanha eleitoral” não passa de facto, neste sistema falsamente democrático em que vivemos, de uma campanha publicitária. Agora vejamos: tratando-se de campanhas publicitárias, há que financiá-las …


Factos e números sobre a ocupação do Iraque

Colectivo de coordenação "5 anos de resistência" —

iraquejornalembbeded_72dpi.jpgOs números e os factos que melhor retratam os cinco anos de ocupação do Iraque são, na maior parte, desconhecidos da opinião pública. Não porque sejam inacessíveis, mas porque os grandes meios de informação deles não fazem a devida divulgação. A opinião pública é induzida a acreditar que a violência e a destruição no Iraque não são frutos directos da acção dos ocupantes, e que a resistência se confunde com bandos de malfeitores. Alguns números e factos apontam justamente o contrário: é a ocupação que está na origem da devastação da sociedade iraquiana; e a resistência patriótica é uma força coordenada no plano militar e político, dotada de um programa para um Iraque democrático.


Página 1 de 5 Mais antigos >