Tópico: Ver-Ouvir-Ler

A liberdade é uma farsa, a segurança é uma farsa, a ordem é uma farsa

9 Outubro 2008

De cada vez que um governo necessita de segredos,
por segurança do Estado
ou para melhor êxito
nas negociações internacionais,
é o mesmo que negar,
como negaram sempre desde que o mundo é mundo,
a liberdade.


Sites e blogues recomendáveis em língua portuguesa

Pedro Goulart / João Bernardo —

PORTUGAL

Pimenta Negra
Um blogue sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, com uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder.
http://pimentanegra.blogspot.com

O Comuneiro
(…) De todos os cantos do mundo se levanta um mesmo clamor de revolta. ‘O Comuneiro’ pretende ser, dentro do mundo da língua portuguesa, um pequeno labora-tório de pesquisa na busca de um propósito articulado nesta revolta. (…)
www.ocomuneiro.com


Enquanto a gente via os jogos

Eugénio Silva — 26 Junho 2008

Fartei-me das bandeirinhas. Tinha uma, ainda do Euro 2004, mas nem a desenrolei. Ainda por cima, com a televisão avariada fiquei murcho. Tive de pedir ao Santiago para ir lá a casa ver os jogos. Esse então, foi na conversa do Scolari, comprou uma bandeira de todo o tamanho, pendurou-a na janela, e alugou por um mês a SporTV. Passou os dias pregado ao televisor.


As Benevolentes

António Louçã — 23 Junho 2008

benevolentescapa.jpgJonathan Littell levou cinco anos a investigar o tema e a escrever o livro. Daí resultaram quase 900 páginas na edição portuguesa, escritas com grande rigor, sobre o labirinto burocrático do nazismo, o seu modo de funcionamento, os tiques de linguagem dos seus serventuários, as intrigas, os cargos, as funções, as pessoas.


A Memória e o Fogo

Pedro Goulart —

memoriafogocapa72dpi.jpgAo longo do livro, composto por textos de natureza diversa, o autor produz uma análise arguta e uma denúncia contundente da sociedade portuguesa dos nossos dias. Sobressaem as críticas ao messianismo patriótico interclassista, à política dos “clones portugueses de Tony Blair”, ao estalinismo, ao racismo, ao tratamento dado aos emigrantes e ao papel dos média.


Rubra

rubra72dpi.jpgSaíram em Abril e em Junho os dois primeiros números de uma nova revista (bimensal) editada por uma equipa de uma dezena de militantes afectos à esquerda não-parlamentarista: a Rubra.
No seu primeiro editorial afirma-se: “Na luta contra a globalização capitalista, nenhuma nostalgia neokeynesiana substitui os 160 anos de juventude do Manifesto Comunista”.


Há números e números

Eugénio Silva — 30 Maio 2008

Um anúncio de champô diz que faz os cabelos 90% mais lisos. Outro que põe os caracóis 40% mais firmes. Dou por mim a pensar o que são cabelos 90% mais lisos ou 40% mais firmes; ou 89% ou 41%. Outro anúncio: uma conta bancária a crescer 12% como a do Cristiano Ronaldo. Certo, 12%, mas comparo a maquia dele e a minha, ou a dos meus vizinhos, e sinto-me gozado.


Sempre de Nós

Manuel Monteiro —

cdcamane_72dpi.jpgSaiu recentemente o CD de fados de Camané, Sempre de Mim. Neste novo trabalho, o fadista, dirigido por José Mário Branco, continua na linha de renovação do fado, conservando, no entanto, a sua raiz popular através de fados tradicionais (Fado Carriche, Fado Britinho, Fado Cuf, Fado Menor, Fado Licas, etc).


Uma visita guiada aos infernos

José Mário Branco —

livropide.jpgPara quem viveu durante o regime salazarista, o livro de Irene Pimentel é uma espécie de descida aos infernos. A anatomia de um pesadelo. A autora, aliás, refere-o discretamente na interessante introdução explicativa. O que é, o que pode ser, fazer a história dos pides quando se viveu sob o seu império obscuro e omnipresente, mesmo sendo-se historiador e sabendo manejar as ferramentas da ciência histórica?


Plantados no Chão

João Bernardo — 17 Março 2008

plantadosnochao_capa_72dpijpg.jpgDa autoria de Natália Viana, o livro Plantados no Chão, publicado pela editora Conrad, acerca dos assassinatos de militantes dos movimentos sociais no Brasil dos nossos dias, está disponível em versão PDF para download gratuito pela internet.
O endereço é:

http://www.conradeditora.com.br/plantadosnochao.html

O objectivo da autora e dos editores é divulgar o máximo possível o conteúdo do livro, levantando o debate sobre a violência que os movimentos sociais continuam a enfrentar no Brasil.


Página 1 de 4 Mais antigos >