Tópico: Sociedade

Conhecer alguns dos apoios do Chega

Editor / Redes Sociais — 7 Março 2024

Ventura sem máscara. Manifestação do Chega em Lisboa, 2021

Quem apoia e financia o Chega merece ser nomeado. Não que o mesmo não deva ser feito com todos os demais partidos, mas a capa de virtude saneadora com que se cobre o dr. Ventura é, na situação presente, um logro que tem de ser revelado. Sabe-se, por exemplo, das formas enviesadas como o CDS chegou a ser financiado, sabe-se que os grandes grupos empresariais repetem abundantes e regulares donativos ao PSD e ao PS. A marca dos interesses de classe que se perfilam por trás destes apoios é clara, mesmo se pouco divulgados. 


O currículo escondido do dr. Ventura

Editor / Redes Sociais — 4 Março 2024

CMTV, programa “Pé em riste”, 2019. Um tirocínio político feito em discussões de tasca à roda do futebol

Nem tudo o que circula nas redes sociais é de desprezar. A denúncia a que damos publicidade ganha em ser conhecida precisamente porque não assenta em afirmações gratuitas. As fontes que cita, e que o leitor pode consultar, permitem avaliar o fundamento do que é dito – justamente o contrário do tipo de arrazoado próprio de chefe de claque que caracteriza o dr. Ventura. O personagem, que se apresenta como o mais impoluto dos políticos e braço armado de uma “limpeza” na vida pública do país, tem afinal um passado e um presente, no mínimo, duvidosos. Merece por isso ser conhecido naquilo que tenta esconder. 


Para uma identificação dos partidos como forças de classe

Manuel Raposo (com M.C.) — 26 Fevereiro 2024

Manifestação contra o racismo. Lisboa, 24 fevereiro 2024

O jargão parlamentar e comunicacional impôs na opinião pública uma identificação das forças partidárias segundo critérios de tipo topográfico (esquerda, direita, centro) ou de tipo comportamental (extremista, radical, moderado) que na verdade pouco ou nada nos dizem sobre a sua natureza política. Importa lembrar que os partidos, todos eles, representam classes sociais, mesmo quando a ligação entre aqueles e estas se mostra obscura e difícil de estabelecer. Apagar esta matriz significa esconder os interesses de classe que se alinham nas políticas das diversas forças partidárias, não apenas no que por elas é proposto, mas também no que respeita à sua acção prática.


O nazi-sionismo por ele próprio

Editor / Law for Palestine — 8 Janeiro 2024

Cemitério de Deir Al-Balah, Gaza, 23 de outubro

Uma chave, se ainda fosse precisa, para entender o que se passa em Gaza está nas palavras do próprio presidente israelita Isaac Herzog. Disse ele em 10 de outubro passado: “Não há civis inocentes em Gaza”. Estas mesmas palavras foram repetidas um mês depois por Avigdor Liberman, deputado, ex-ministro e ex-vice-primeiro-ministro. Muitas outras declarações do mesmo teor e piores, e actos criminosos da tropa israelita podem ser encontradas numa recolha feita pela organização Law for Palestine, uma organização de defesa de direitos humanos sediada em Manchester, com o fim de reunir dados que incriminem os responsáveis políticos e militares israelitas.


A deriva militar da Europa e o ataque ao Estado Social

Manuel Raposo — 16 Dezembro 2023

Açores, 2020, a pandemia trouxe mais pobreza (CGTP)

A avaliar pelos acontecimentos mais recentes, os EUA parecem estar a querer passar para os europeus o principal encargo do apoio militar e financeiro à Ucrânia. O incremento da indústria bélica que a UE tem vindo a assumir, juntamente com o propósito anunciado pela Alemanha de colocar-se à cabeça desse esforço, apontam em tal sentido – mesmo à custa de uma forte divisão entre os estados-membros, como se viu com a oposição manifestada pela Hungria. 


Palestina. O problema que o Ocidente criou e não pode resolver

Manuel Raposo — 27 Outubro 2023

Todo o apoio à Palestina

As consequências políticas da operação do Hamas de 7 de outubro (com mais três organizações da resistência palestina) são hoje tão evidentes como eram imprevisíveis há quatro semanas atrás. Os ecos que teve em toda a Palestina mostram que a acção foi acolhida pelas massas populares como uma resposta sua à ocupação israelita, e não como uma intervenção desvairada de um qualquer grupo terrorista isolado da população, como Israel e o Ocidente querem fazer crer. 


Interrogações sobre as eleições na Madeira

Manuel Raposo — 28 Setembro 2023

Enxurradas de fevereiro de 2010 atingiram a população mais pobre: 50 mortos, 1200 desalojados

Em quarenta e sete anos, desde 1976, o PSD ganhou todas as eleições legislativas regionais na Madeira, assegurando a liderança dos catorze governos resultantes. Apenas nas duas últimas não conseguiu maioria absoluta, mas mesmo assim obteve cerca de 40% dos votos expressos. Quando uma mesma força partidária consegue manter uma tal hegemonia anos a fio, há que perguntar porquê e como — sobretudo sabendo-se que o “paraíso” montado em torno da autonomia regional mal esconde uma taxa de pobreza de 30%.


Os limites da globalização imperialista

Editor / Domenico Moro — 17 Agosto 2023

A tendência globalizadora do capital verificada nas últimas três décadas parece abeirar-se de um limite

O artigo seguinte, do italiano Domenico Moro, procura realçar as contradições que crescem presentemente no mundo capitalista em resultado da guerra económica movida pelos EUA contra a China, seu principal competidor. A divisão que está em marcha entre os dois colossos arrasta para um ou outro lado economias e países de todo o globo, apontando para a formação de dois campos económicos opostos e em confronto político.


JMJ: um encontro de bons espíritos

Manuel Raposo — 11 Agosto 2023

Abusos: um assunto que a Igreja quer tratar à porta fechada

Mesmo os que hoje se dizem não crentes ou ateus fizeram coro com os prosélitos da Igreja Católica nos elogios rasgados ao “êxito” da Jornada Mundial da Juventude. Personagens como João Soares (que alardeia ser ateu, republicano e socialista), ou Marcelo Rebelo de Sousa (que exibe a sua condição de fiel católico e não pode esconder o passado fascista e colonialista) coincidiram, babados, nos encómios à Igreja e a “Sua Santidade”.


Lucros da banca e moral oficial

Urbano de Campos — 1 Agosto 2023

Fraude no BES valeu 12 mil milhões. Ricardo Salgado acusado de 65 crimes. Veremos que justiça vai ser feita

Os lucros da banca que actua em Portugal, revelados nos últimos dias, deram aos meios de comunicação oportunidade para veicular uns quantos reparos moralistas. O moralismo consistiu nisto: manifestar uma espécie de comiseração para com o cidadão comum, aflito para pagar as contas, ao mesmo tempo que se justificava a opulência da banca como coisa absolutamente impoluta e inelutável. Como quem nos diz: “Temos pena, mas são estas as regras do jogo”.


Página 1 de 24 Mais antigos >