Trabalhadores exigem melhoria das condições de trabalho

Manuel Monteiro — 25 Junho 2008

plenariostml72dpi.jpgRealizou-se hoje, dia 25, um plenário do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa. A reunião decorreu em plena Praça do Município e teve a presença de um número significativo de trabalhadores, na sua maioria ligados ao sector da limpeza.
A finalidade do plenário era discutir os antigos problemas de segurança, higiene, e saúde com que os trabalhadores se debatem, assim como a falta de material para executar as tarefas de limpeza e recolha do lixo: luvas, botas e fatos.
Foram aprovadas duas moções. A primeira exigindo às chefias que resolvam os problemas acima referidos. A segunda apelando aos trabalhadores para que participem na jornada de luta convocada pela CGTP para o próximo dia 28.

O Mudar de Vida esteve presente no plenário, onde foram distribuídos exemplares do número 8 do jornal. Falámos com alguns trabalhadores. Um deles manifestou-nos a sua insatisfação pelo impasse em que a situação se encontra: “Já fizemos plenários, aprovámos moções, apresentámos reivindicações às chefias e continua tudo na mesma”, disse. E acrescentou: “Acho que se devia dar um prazo, findo o qual, se as chefias não resolvessem os problemas de segurança e material, se devia avançar para formas mais radicais de luta; a greve, por exemplo”.

Esta medida, afirma o nosso interlocutor, justifica-se uma vez que, na situação presente “Os chefões continuam a adiar os problemas, os trabalhadores desgastam-se e desmobilizam e não chegamos a lado nenhum. Ou antes, chegamos ao que a entidade patronal pretende: continuarmos a laborar sem as mínimas condições de trabalho.”


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar