Site da Indymedia bloqueado na Turquia

MV / CMI (Brasil) — 9 Abril 2008

censuraturquia.jpgO site do Indymedia Istambul encontra-se bloqueado para quem acessar a internet através do operador Turkish Telecom. Este operador redirecionou o endereço http://istanbul.indymedia.org para uma página notificando que o acesso ao site fora impedido por um decreto de um tribunal criminal comum, sendo esta mensagem substituída posteriormente por outra que invoca uma decisão de um tribunal militar. Outros websites foram também vítimas do bloqueio.

A Indymedia é formada por colectivos de informação (Centros de Média Independente) espalhados por inúmeros países, e não está sob o controlo dos grandes grupos de comunicação nem está vinculada a compromissos com anunciantes, grupos políticos ou instituições governamentais. Não é a primeira vez que os colectivos da Indymedia são alvo da repressão e lembramos que em 2004 uma acção irregular do FBI, a famigerada polícia federal dos Estados Unidos, apreendeu um servidor da Indymedia em Londres, o que afectou o acesso aos sites de mais de 20 coletivos.

Porém, como diz um comunicado do Indymedia Istambul: “Tem-se tentado silenciar e censurar o Indymedia, mas são apenas tentativas. Os procuradores da República Turca ainda não sabem que a censura na internet é tecnicamente impossível. O Indymedia Istanbul continua online.”


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar