Por subidas salariais e direitos iguais

Trabalhadores ferroviários manifestaram-se em Lisboa

Pedro Goulart - Quarta-feira, 2 Abril, 2008

ferroviarios.jpgNa tarde do dia 1 Abril, realizou-se na Estação do Rossio, em Lisboa, uma manifestação dos trabalhadores do sector ferroviário, convocada pelas comissões de trabalhadores da CP (Caminhos de Ferro Portugueses), REFER (Rede Ferroviária Nacional) e EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário), assim como por vários sindicatos do sector. Os manifestantes dirigiram-se depois ao ministério das Obras Públicas onde apresentaram as suas reivindicações.

Em causa estão a defesa do sector ferroviário e dos postos de trabalho, a defesa dos direitos sociais e seu alargamento a todos os trabalhadores, a exigência de um crescimento real dos salários e a defesa da contratação colectiva. E ainda, a oportuna oposição à alteração do Código de Trabalho no sentido de evitar uma maior desregulamentação das relações de trabalho, pois o ministro prepara-se para apresentar nos próximos dias propostas seguramente desfavoráveis aos trabalhadores.

A manifestação tinha ficado marcada para esta data num plenário realizado em 12 de Março no qual foi decidido promover as formas de luta necessárias para apoiar as exigências dos ferroviários. Considerando que é fundamental manterem-se mobilizados, os trabalhadores voltam a reunir na próxima segunda-feira para preparar novas formas de luta que se mostrem necessárias.






Deixe o seu Comentário