27 estudantes universitários egípcios suspensos por vestirem t-shirts de solidariedade com Gaza

Francisco Pedro (fonte: EFE e Al Arabiya) — 31 Março 2008

Vinte e sete estudantes da universidade do canal do Suez, na cidade egípcia de Port Said, foram suspensos por um mês por usarem t-shirts de solidariedade com os palestinianos de Gaza, noticiou ontem um jornal do Egipto.
O diário independente Al Masri al Youm publicou, juntamente com a notícia, uma fotografia dos 27 estudantes com a legenda “em compaixão com Gaza”. “Expulsaram-nos das aulas por mostrarmos a nossa solidariedade com Gaza”, denunciou um dos universitários ao jornal.

As camisolas vestidas pelos jovens eram idênticas à que Abu Trika, jogador da selecção egípcia de futebol, utilizou por baixo do equipamento durante a última Taça das Nações Africanas, e que mostrou no festejo de um golo contra a selecção do Sudão.

A t-shirt do futebolista, onde se lia “Sympathize with Gaza”, gerou grande controvérsia. A Confederação Africana de Futebol fez um aviso ao jogador, por este ter quebrado as regras da FIFA que banem a política do desporto. Mas vários editoriais e artigos no Egipto elogiaram o gesto do avançado, agora tido como um herói por muitos egípcios.
Polémica foi também a actuação do motor de busca Google, que terá mesmo removido as imagens do gesto da Internet (na pesquisa de imagens do Google não é possível encontrar esta imagem). Segundo o jornal Al-Watan e a televisão Al-Arabiya, da Arábia saudita, a censura terá ocorrido por pressões de Israel.

O território de Gaza é actualmente controlado pelo partido radical Hamas. Eleito democraticamente em Janeiro de 2006, o partido foi forçado a abdicar do poder em favor da Fatah, por pressão dos Estados Unidos e da União Europeia, que então suspenderam o envio de ajuda ao governo palestiniano.

Segundo várias organizações humanitárias, Gaza, onde o Hamas governa sozinho depois de ter expulso as autoridades próximas da Fatah, vive hoje a pior crise humanitária desde 1967 (ano da guerra dos seis dias e da ocupação israelita do território).

http://www.alarabiya.net/articles/2008/02/03/45101.html


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar