Por uma Vida Melhor

François Pechereau — 15 Março 2008

bloncourt_72dpi1.jpgA exposição, Por uma vida melhor, no museu Berardo, é uma compilação das numerosas fotografias de Gérald Bloncourt que seguem a partida, o trajecto esgotante e, enfim, a chegada aos bairros de lata dos milhares de portugueses que tentaram a sorte em França durante os “Trinta Gloriosos” (anos 50/60/70). Em paralelo às fotos, podem ver-se testemunhos em documentários curtos e artigos de imprensa, dando a imagem mais completa possível daquilo que foi designado “o salto”.

A exposição tem de notável o facto de, através dos retratos de desconhecidos, o fotógrafo mostrar uma história comum, partilhada pela maior parte das famílias portuguesas. E frente às imagens do bairro de lata de Champigny-sur-Marne (mais de 10 mil portugueses no fim dos anos 60) não podemos deixar de ficar perturbados pela constante e preocupante similitude com algumas imagens que podemos ver hoje, em 2008, na periferia imediata de Lisboa.

Exposição Temporária: Por uma vida melhor, Gérald Bloncourt, 18 de Fevereiro a 18 de Maio 2008, Museu Colecção Berardo, Centro Cultural de Belém. Aberta todos os dias das 10h às 19h (sexta-feira das 10h às 22h).Entrada gratuita.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar