Operários ocupam fábrica em protesto contra encerramento

La Jornada / FK blog / MV — 17 Dezembro 2008

euaocupacaowindowsanddoors72dpi.jpgOs 260 operários da fábrica de janelas e portas Republic Windows and Doors, em Chicago, ocuparam a fábrica no dia 6 de Dezembro depois de terem sido notificados pelos patrões de que a empresa seria encerrada dentro de três dias. A razão que os patrões invocaram foi a suspensão pelo Bank of America da linha de crédito à indústria.

Por turnos, dezenas de trabalhadores, membros do sindicato nacional independente United Electrical, Radio and Machine Workers of America, mantiveram guarda no interior da fábrica, em protesto contra o facto de não terem sido notificados com os 60 dias de antecipação previstos na lei e reclamando que lhes pagassem o que deviam. Os trabalhadores são, na maioria, de origem mexicana, e ainda negros, salvadorenhos hondurenhos.

A ocupação pôs em evidência que os milhões de dólares entregues pelo Estado ao sector financeiro não significam um apoio aos trabalhadores ou à maioria da população. Conforme fez notar o sindicato, o Bank of América beneficiou recentemente de uma injecção de 25 mil milhões de dólares de fundos públicos “e agora é um exemplo de como, enquanto se resgatam os grandes bancos, os trabalhadores são despedidos sem receber os salários”.

Talvez pelo facto de a luta se poder tornar um símbolo para todo o país, sectores da classe dirigente norte-americana sentiram a necessidade de manifestar apoio à exigência dos operários, nomeadamente membros do parlamento federal, senadores, o governador do Illinois e o próprio Barack Obama. Inclusive, o governo estadual exerceu pressão para que o banco revisse a sua posição.

O caso não é para menos, pois em cada mês que passa os despedimentos contam-se por centenas de milhares, criando condições para que as tensões sociais e, portanto, a luta de classes se agudize.


Comentários dos leitores

Francisco d'Oliveira Raposo 17/12/2008, 21:30

Creio que este evento é um sinal importante dos tempos que vivemos.
Traduzi e publiquei um artigo de um militante revolucionário dos EUA que gostaria de partilhar com os leitores do Mudar de Vida.

Francisco d'Oliveira Raposo 19/12/2008, 21:13

Como assumi que o site do formulário era publicado esqueci de enviar o site:
http://socialismohoje.wordpress.com


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar