Mumia Abu-Jamal em risco de execução

CSMA-J / MV — 25 Novembro 2008

A procuradora distrital de Filadélfia, Lynne Abraham (equivalente a procuradora do ministério público) pediu ao Supremo Tribunal dos EUA que voltasse a impor a pena de morte a Mumia Abu-Jamal. Esse pedido, se for aceite, pode significar a execução imediata de Mumia, sem qualquer nova audiência ou julgamento, apesar da montanha de novas provas que têm surgido em defesa da sua inocência. O sistema judicial norte-americano não perdoa a Abu-Jamal as suas posições revolucionárias e não desiste de o assassinar.

Entretanto, o advogado de Mumia anunciou que iria entregar, até 19 de Dezembro, no Supremo Tribunal um pedido de um novo julgamento. Este novo pedido tem por base o racismo que existiu na selecção de jurados no julgamento original e nas falsas indicações da procuradoria aos jurados na fase de decisão da culpa. São essencialmente os mesmos argumentos já usados (e negados) perante o Tribunal de Recurso de Filadélfia.

Como sublinha um comunicado difundido pelo Comité de Solidariedade com Mumia Abu-Jamal, não podemos deixar que Mumia seja assassinado. Em defesa de Mumia, o dia 6 de Dezembro vai ser assinalado como Dia Internacional de Solidariedade com Mumia Abu-Jamal.

O apelo do CSMA-J, que secundamos, dirige-se a todos os amantes da justiça e da liberdade para que cerrem fileiras em defesa de Mumia Abu-Jamal e multipliquem as iniciativas de divulgação desta causa.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar