“Estes senhores do capital fazem o que querem de nós”

Sérgio Gomes / MV — 8 Outubro 2008

capepresso.jpg“Estamos já no limiar da pobreza e em grande desespero. Ajudem-nos, pois um dia poderão estar na nossa situação”. Este o apelo de cerca de 30 trabalhadores despedidos da empresa Capepresso, de Gemunde (Maia), com salários em dívida que chegam a atingir 4 mil euros; sem subsídio de desemprego porque formalmente não foram despedidos e a empresa só lhes dá os papéis se assinarem uma declaração em como não lhes deve nada; obrigados a recorrer a empréstimos informais para poderem fazer face às despesas mínimas de sobrevivência.

Há fortíssimos indícios de que a actividade económica da Capepresso (venda de máquinas de café e de café) e seus activos vão passar para outra empresa, a Expostar, do mesmo proprietário (formalmente da mulher e do filho). Mas o mesmo não sucederá ao passivo, superior a 5 milhões de euros, que inclui as remunerações dos trabalhadores e dívidas a muitas empresas.

Os trabalhadores já fizeram uma denúncia ao Provedor de Justiça; recorreram à Inspecção Geral do Trabalho que os mandou para o Tribunal do Trabalho. Ali pediram-lhes 120 euros para abrir o processo e disseram-lhes que o apoio judiciário facultado pela Segurança Social raramente é dado e só em situações de miséria, além de que a resposta, positiva ou negativa, só vem passados 30 dias de apresentação de toda a documentação. O processo não pode portanto dar entrada no Tribunal porque, sem rendimentos, não podem pagar seja o que for. Um gabinete de Advogados a que recorreram informou-os de que estes processos demoram muitíssimo tempo a serem tratados e que as custas judiciais poderiam nem sequer compensar porque, neste tipo de casos, é muito dificil provar seja o que for.

Todos os dias enviam emails para os órgãos de comunicação social, na esperança de conseguir divulgar esta situação. Começaram a divulgá-la através da internet, no blogue que criaram http://salariosnamaodopatrao.blogspot.com e que contém muitas outras informações, como alguns textos enviados para os partidos políticos, sindicatos, órgãos de soberania e comunicação social.


Comentários dos leitores

Joao Lopes 21/10/2009, 17:52

Neste momento e depois de insolvencia da Capepresso Lda., encontram-se a dar o mesmo destino à Expostar Lda.
Para esse efeito abriram outra empresa, WONDERTASTE SA. a qual irá acolher os activos e créditos da Expostar Lda.
É altura de parar estes senhores e metê-los onde devem estar: na cadeia!

lurdes rodrigues 10/12/2009, 22:22

Vamos contactar com as páginas amarelas. Parece que os marginais fugiram para lá...

anabela 10/12/2009, 22:25

Desonestos. Estes são o retrato do país - miséria...

Diogo 26/3/2010, 9:38

Desonestos é pouco, são uns ladrões sem escrúpulos.. mas Deus não dorme e estes senhores mais cedo do que pensam vão pagar por tudo o que fazem às pessoas!!!


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar