Na CGD até a esmola paga taxa

30 Julho 2008

pensionistas.jpgPublicamos, pelo seu interesse, uma denúncia sobre a escandalosa cobrança de taxas pela Caixa Geral de Depósitos aos pequenos depositantes. O texto, que circula na Internet e cuja origem desconhecemos, tem a abrir, muito adequadamente, os versos de José Afonso “Batendo as asas pela noite calada / Vêm em bandos com pés de veludo…». Convidamos o leitor a meditar e a divulgar, pois, como diz o autor, é preciso denunciar esta pouca-vergonha que nos atira para a miséria. Eis o texto.

A Caixa Geral de Depósitos está a enviar aos seus clientes mais modestos uma circular que deveria fazer corar de vergonha os administradores – principescamente pagos – daquela instituição bancária.

A carta começa, como mandam as boas regras de marketing, por reafirmar o empenho do Banco em oferecer aos seus clientes as melhores condições de preço/qualidade em toda a gama de prestação de serviços, incluindo as despesas de manutenção das contas à ordem.

As palavras de circunstância não chegam sequer a suscitar ilusões, dado que, após novo parágrafo sobre racionalização e eficiência da gestão de contas, o estimado/a cliente é confrontado com a informação de que, para continuar a usufruir da isenção da comissão de despesas de manutenção, terá de ter em cada trimestre um saldo médio superior a 1000 euros, ter crédito de vencimento ou ter aplicações financeiras associadas à respectiva conta.

Ora sucede que muitas contas da CGD, designadamente de pensionistas e reformados, são abertas por imposição legal. É o caso de um reformado por invalidez e quase septuagenário, que sobrevive com uma pensão de 243,45 euros – que para ter direito ao piedoso subsídio diário de 7,57 euros (sete euros e cinquenta e sete cêntimos!) foi forçado a abrir conta na CGD por determinação expressa da Segurança Social para receber a reforma.

Como se compreende, casos como este – e muitos são os portugueses que vivem abaixo ou no limiar da pobreza – não podem, de todo, preencher os requisitos impostos pela CGD e tão pouco dar-se ao luxo de pagar despesas de manutenção de uma conta que foram constrangidos a abrir para acolher a sua miséria.

O mais escandaloso é que seja justamente uma instituição bancária que ano após ano apresenta lucros fabulosos e que aposenta os seus administradores, mesmo quando efémeros, com «obscenas» pensões a vir exigir a quem mal consegue sobreviver que contribua para engordar os seus lautos proventos.

É sem dúvida uma situação vergonhosa, mas as palavras sabem a pouco quando se trata de enunciar tamanha indignidade. Esta é a face brutal do capitalismo selvagem que nos servem sob a capa da democracia, em que até a esmola paga taxa. Sem respeito pela dignidade humana e sem qualquer resquício de decência, com o único objectivo de acumular mais e mais lucros. Eis os administradores de sucesso.


Comentários dos leitores

semfim 30/7/2008, 19:44

Para a prisão com essa turba de chulos!

Florival Rogerio Neves Cordeiro 30/7/2008, 22:30

Mas ó camaradas, quem ainda pensa que vive numa democracia popular, desengane-se. Vivemos numa democracia burguesa com políticas liberais fascizantes. O poder político eleito pelo povo está a governar para o grande capital, o mesmo que já explorou os nossos pais, nós e vão continuar a explorar os nossos filhos. É a tal gobalização capitalista e isto diz tudo, porque é que os capitalistas têm tanto medo do socialismo e este governo e todos os outros estão-se lixando para os reformados pobres porque há os reformados ricos. É como os chulos e os grandes tubarões da política e os gestores públicos com chorudos salários. Nós os trabalhadores reformados morremos à fome. Eles comem tudo e não deixam nada.

antonio luis carvalho 6/1/2009, 19:47

Na revolução francesa esses burlões iam parar todos à guilhotina.

Artur 31/3/2010, 12:01

Mais...há quase um mês que procedem a actualizações dos extractos online dos cartões de crédito e ameaçam prolongar o serviço até finais de Abril. Até aqui tudo bem. Mas acordar com um plafond de 10 mil euros no cartão quando o limite é de 1000, o que devo fazer? Levantar o dinheiro e fugir? E se o levanto e gasto? Será que me ligam a dizer que execedi o plafond e tenho que pagar juros atrás de juros? Será que é justo? Porque não acreditar que resolveram aumentar o meu plafond se é isso que lá está? E quando liguei a contestar esta situação responderam-me que não podiam fazer nada. Isto para não falar nos movimentos "estranhos" que lá moram no meu extracto de sítios onde nunca estive e movimentos que nunca fiz. Até na Austrália existem pagamentos de combustível. Senhores, nunca saí de Portugal. Mais se pensam que acaba aqui desenganem-se. Nunca levantei de uma ATM dinheiro com o meu cartão. Pois bem, aparecem dois levantamentos onde onde? À posta da minha casa. Tendo em conta que vivo sozinho...

Mário Cobra 22/7/2010, 0:25

Meus Caros, sejam realistas. A CGD não precisa de pelintras, e não existe para prestar "serviço público". Existe sim para fazer dinheiro... e é isso que estão a conseguir. O serviço é mau, o atendimento é uma m****, pois numa tentativa de poupar mais uns trocos reduzem mês após mês os empregados. Créditos? é para fugir... Neste momento tenho pena de ser cliente APENAS da CGD... Aconselho MESMO as pessoas a FUGIR da CGD.

Jorge Durão 31/7/2011, 14:18

Estes casos não serão já casos de polícia ? o que é que a nossa polícia anda a fazer em portugal ? não há ninguém que controle estas ilegalidades ? actuem ! já agora, o que é que os nossos governantes andam a fazer?? A nossa Nação entrou em queda definitivamente !

Jorge Durão 31/7/2011, 14:21

Deixo, uma dica, denunciem todos estes casos ao Banco de Portugal, pois, ele é obrigado a responder em 14 dias e se sentirem lesados, ponham a polícia Judiciária a trabalhar !


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar