Aos Leitores

Novidades, iniciativas, ideias.

Termina a edição em papel do MV

O colectivo do Mudar de Vida decidiu acabar com a edição do jornal em papel, iniciada há 10 anos. O n.º 59, correspondente a Setembro-Outubro do ano findo, foi, portanto, o último a ser publicado — tendo ficado assegurado que todos os assinantes receberam os exemplares correspondentes.
Esta decisão vem na sequência do balanço que fizemos e divulgámos em Outubro passado, quando o MV completou uma década. O custo e o esforço que a edição em papel implicava, e a noção de uma certa inutilidade (uma vez que toda a gente hoje usa a internet) levou-nos a optar por concentrar forças no meio que é mais eficaz: a página electrónica. Ler o resto do artigo »




Encontro MV em Guimarães

Conforme anunciado no número anterior, realizou-se no dia 8 de Novembro, em Guimarães, um encontro/convívio de apoiantes e amigos do Mudar de Vida. Foi uma animada jornada de confraternização, com a participação de mais de 20 companheiros, que durou todo o dia. Ler o resto do artigo »




Com a participação do Mudar de Vida

Criada plataforma de trabalho artístico-político

Realizou-se no dia 19 de Setembro um encontro promovido pela associação Khapaz, na sua sede no bairro da Arrentela (Seixal), entre activistas e artistas da música e do trabalho comunitário. A iniciativa intitula-se “Sociedade Khapaz”. Entre outros, estiveram presentes: Chullage e LBC, rappers e activistas do movimento hip-hop, o músico José Mário Branco (do jornal MV), Guterres (associações Freestylaz e GAF) e Preto. Ler o resto do artigo »




Convívio do MV será no São Martinho

Por dificuldades de última hora, fomos forçados a alterar a data do convívio do Mudar de Vida, previsto para 20 de Setembro.
Assim, a realização do encontro foi adiada para 8 de Novembro, sábado – primeiro dia do fim-de-semana que antecede o São Martinho, com o seu esperado Verão, que certamente não vai faltar.

Local
O sítio continuará a ser Guimarães. Numa próxima comunicação enviaremos a localização exacta e o modo de lá chegar.

Programa
Entretanto, podemos adiantar que o programa, embora sujeito a ajustes, será o seguinte:
– durante a manhã, visita em grupo ao Centro Histórico de Guimarães
– cerca das 13h00, almoço
– a partir das 15h00, debate (em torno do primeiro ano de existência do MV e das perspectivas futuras)
– pelas 20h00, jantar
– às 22h00 terá início um convívio cultural, com música e poesia (participantes a indicar em breve).

Custos
Naturalmente, haverá um preço a pagar por pessoa, em função das despesas (comes e bebes, organização). O montante será comunicado também o mais cedo possível.

Dormidas
Para as pessoas idas de regiões mais distantes, assegura-se dormida do dia 8 para dia 9. Já existem ofertas de camas em Guimarães, no Porto e em Braga. Quem necessitar deste apoio deverá dizê-lo quando fizer a sua inscrição, indicando, claro, o número de pessoas.

Inscrições
Como foi dito na notícia dada sobre o assunto no MV10 (papel) e nesta página, os assinantes estão convidados desde já, e para eles seguirá um correio personalizado. Aos outros leitores e amigos pedimos que façam, quanto antes, a sua inscrição para podermos avaliar todas as necessidades.

Contacto
maugustomonteiro@hotmail.com

Fique atento
O MVnet vai publicando, nesta página, novas informações sobre o convívio.




Convívio do primeiro aniversário do MV

Cristina Meneses

Na segunda quinzena de Setembro, apoiantes e amigos do MV vão encontrar-se para celebrar o primeiro ano da publicação regular do MV.
O número “zero” do jornal foi lançado em Abril do ano passado, na ocasião dos desfiles do 25 de Abril/1.º de Maio, mas a saída regular só se iniciou em Outubro. Desde então, estivemos em várias sessões de apresentação do jornal, nas manifestações e desfiles, nas lutas que nos foi possível acompanhar – a mais recente, a da Multivending, de que damos conta na página 5 – e estaremos onde nos chamarem. Ler o resto do artigo »




Traga um novo assinante ao MV, precisamos do seu apoio

Cristina Meneses

A última assinatura do «MV» chegou por SMS, dos Açores. Um companheiro, tendo recebido de volta a correspondência que nos tinha endereçado, contactou–nos por telemóvel. Dois dias depois enviou uma mensagem que dizia: “Acabei de arranjar mais um assinante” e indicava o nome e direcção do interessado. Precisamos de mais mensagens de apoio e de mais assinantes! Ler o resto do artigo »




Próxima edição: Setembro

Por motivo do período de férias de verão que se aproxima, a edição n.º 10 do MV (versão em papel) sairá nos primeiros dias de Setembro. Porém, o MV digital continuará a ser editado regularmente, mantendo-se assim activo e actualizado. Os leitores podem pois continuar a enviar-nos as suas opiniões e comentários, divulgação de iniciativas, reportagens, imagens… Não deixe de visitar o nosso site e dê-nos notícias.




O MV só pode existir com uma forte adesão de assinantes

Para receber o seu exemplar do «Mudar de Vida» todos os meses, faça uma assinatura. O projecto precisa do seu apoio

Cristina Meneses

Milite no «MV» através da angariação de novas assinaturas de familiares, colegas de trabalho, amigos, vizinhos. Estamos no limiar de ultrapassar as duas centenas de assinaturas mas precisamos de muitas mais.
O processo de assinatura é fácil mas fazemos um apelo aos assinantes que ainda não liquidaram o pagamento: não suspendemos qualquer envio ainda que a produção em tipografia e os encargos de expedição sejam elevados. Contamos com a sua célere regularização.
Os pedidos de assinatura podem ser feitos neste site, secção Assinaturas. Ler o resto do artigo »




Ardinas MV

Equipas de distribuição do «MV» estiveram nos desfiles e manifestações dos últimos meses.

Cristina Meneses

mvardina_72dpi.jpgEntre aqueles que já conhecem o jornal, e querem ver o número mais recente, e aqueles que são surpreendidos pela sua existência, a simpatia e a receptividade são bastante boas e vêm melhorando. Os números estão aí para o provar; em exemplares distribuídos e em contributos recebidos. Mas ninguém fica sem o seu exemplar se não tiver a moeda a jeito. Ler o resto do artigo »




Mudar de Vida em Setúbal

Territórios e ferramentas de luta

Cristina Meneses

mvsetubal_72dpi.JPGA sala da Cooperativa Prima Folia foi perfeita para acolher a sessão de apresentação e debate do jornal que aconteceu no dia 6 de Março. Se mais sala houvesse mais ficariam sem falar porque o tempo corre depressa quando a conversa interessa. O debate centrou-se na importância de traçar a linha que separa os campos sociais, porque as classes existem. Ler o resto do artigo »




Próximas edições em papel do MV: 13 de Março e 24 de Abril

Os dois próximos números do MV (edições em papel MV6 e MV7 ) saem a 13 de Março e a 24 de Abril. Ler o resto do artigo »




As vozes de Viana e Lisboa silenciosa

Duas sessões de apresentação em Janeiro

Lisboa, dia 11, Biblioteca-Museu República e Resistência. Viana do Castelo, dia 18, Clube Recreativo dos Operários dos Estaleiros Navais

Cristina Meneses

As lições devem ser tiradas: a conferência temática, O jornalismo político e o movimento social, proposta na ocasião da apresentação do MV em Lisboa não suscitou grande interesse, a avaliar pelo baixo número de presentes. A generosidade do jornalista Rui Pereira não é por isso menos importante de ser referida e continuaremos a contar com a sua colaboração nas páginas do MV. E uma nota de simpatia para João Mário Mascarenhas que vai «mudar de vida», como anunciou na sessão, com a sua saída da direcção da Biblioteca-Museu. Ler o resto do artigo »




Inquérito aos leitores

3 números, 3 perguntas e 9 respostas

Cristina Meneses

Através de um questionário enviado por «e-mail» a assinantes do MV procurámos avaliar a receptividade que o jornal tem merecido.
Colocámos 3 questões, pedindo que as respostas fossem sucintas.
(Continuaremos a publicar as respostas que entretanto nos chegarem)

1. «Mudar de Vida» é um jornal político popular. Em termos gerais, qual é sua apreciação sobre o jornal?
2. «Mudar de Vida» é também editado na internet. Consulta o site? Redige comentários?
3. Qual é a receptividade que o jornal tem entre os seus amigos e conhecidos?
Ler o resto do artigo »




Quatro encontros MV em Novembro

Trazer a política para a vida

sessaomvgremio-lisb_diogobento_72dp.jpgNo mês de Novembro, tiveram lugar quatro sessões públicas de apresentação do Mudar de Vida e de debate político. A 1, em Coimbra (ja noticiada), a 22, em Lisboa (Grémio Lisbonense), a 23, no Pinhal Novo (SFUA) e a 24, em Aljustrel (Centro de Cultura Libertária). Estas sessões tiveram o apoio de colectividades que encontram na colaboração com o MV a oportunidade de discutir temas políticos ou assuntos de interesse local. Ler o resto do artigo »




O MV em Coimbra, para dar voz ao movimento

Renato Teixeira

sessoesmvcoimbramesareduz.jpgA concluir uma ronda pelo Norte de lançamento do número um do Mudar de Vida, a paragem em Coimbra, no dia 1 de Novembro, foi frutuosa. Precedida por um jantar de confraternização, a sessão confirmou a tendência das anteriores: para os presentes, o capitalismo neoliberal transforma o mundo num palco cada vez mais desigual e tendencialmente genocida. Como podemos aceitar uma sociedade que faz da propaganda o seu espectáculo, onde a mentira aparece e a verdade padece, qual voz de um “grande irmão” omnipresente, exprimindo uma opinião única, dominante e incontestável em praticamente todos os órgão de informação e comunicação. A divergência é psiquiatrizada, foi restaurado o delito de opinião, refundaram-se as escutas, as vigilâncias, as conversas em surdina… Ler o resto do artigo »




Mudar de Vida depende de si

Participe na feitura e na distribuição deste jornal. Faça uma assinatura para dar força ao projecto

O projecto MUDAR DE VIDA é ambicioso. O nosso propósito é incentivar a iniciativa política popular, por isso estamos disponíveis para o debate e o temos promovido, por isso as nossas páginas papel e Internet têm acolhido colaborações de leitores e companheiros de um círculo que se tem vindo a alargar, por isso precisamos de todos para a sua divulgação. Ler o resto do artigo »




Encontros com leitores e amigos em vários pontos do país

Fazer do MV um dinamizador do movimento popular

sessoesmvbraga1_72dpi.jpgRealizaram-se, nos últimos dias, no norte do país, três sessões de apresentação do nosso jornal. O tema proposto “O que é um jornal político popular?” suscitou debates francos e abertos cujo sentido se pode resumir no seguinte: o povo tem de tomar a política nas suas mãos.
As sessões foram co-organizadas entre o MV e colectivos locais – a Velha-A-Branca (Braga), o Círculo de Arte e Recreio (Guimarães) e a Casa-Viva (Porto).
Depois de apresentado o jornal pelos colaboradores do MV – os jornalistas Renato Teixeira e Rui Pereira, os músicos Tino Flores e José Mário Branco -, rápida e naturalmente os presentes tomaram conta do debate, como se fosse uma “conversa atrasada” que todos temos urgência em retomar. Ler o resto do artigo »




Encontro de confraternização do Mudar de Vida

dscn0636reduz72dpijpg.jpgO primeiro encontro do MV decorreu no domingo16 de Setembro, em Montejunto, a cerca de 50 quilómetros de Lisboa. Mais de meia centena de amigos e apoiantes do MV, vindos de diferentes pontos do país, almoçaram, confraternizaram, conversaram sobre os mais diversos assuntos e trocaram ideias acerca do projecto do jornal. Foi um importante sinal de interesse e de apoio à iniciativa editorial a que metemos ombros. Ler o resto do artigo »