Morreu Francisco Ribeiro, lutador antifascista

10 Fevereiro 2018

FranciscoRibeiro_crop
Com 101 anos de idade, morreu Francisco José Rebelo Ribeiro. Foi um lutador antifascista, residente durante muitos anos e até ao final na cidade de Aveiro, várias vezes detido e torturado pela PIDE. Depois do 25 de Abril, empenhou-se no apoio às candidaturas presidenciais de Otelo (1976 e 1980) e foi um activo organizador local da revista “Versus” (1983-1988).
Um dos filhos de Francisco Ribeiro, o capitão da Força Aérea Júlio Ribeiro, fora dos poucos que não abandonaram os paraquedistas da Base de Tancos aquando da deserção de 123 oficiais em vésperas do 25 de Novembro de 1975. Apareceu depois morto, em circunstâncias mal esclarecidas, que o pai sempre tentou investigar. Mesmo uma longa vida de combate incansável foi insuficiente para obter resposta às muitas perguntas pertinentes que tivera sobre essa morte.
Comemorou em 29 de Dezembro passado o seu 101.º aniversário, rodeado de amigos vindos de vários pontos do país (foto anexa), a quem, como sempre, dirigiu ainda uma alocução encorajadora.
António Louçã


Comentários dos leitores

Carlos Ribeiro 10/2/2018, 20:56

Obrigada pela homenagem ! Muitas verdades ficaram por esclarecer com muita mágoa dele ! Mas é a justiça que temos no País em que nascemos e vivemos ! Os amigos foram por ele sempre esclarecidos. Agradeço e por aqui fico aguardando a sua vinda e de sua Esposa. Um grande abraço para ambos.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar