Campanha contra a Guerra e contra a NATO

Pedro Goulart — 22 Dezembro 2009

nato_big_web.jpgNos dias 11 e 12 de Dezembro realizou-se em Lisboa, no Ateneu Libertário, um encontro do Comité Internacional de Coordenação (ICC) da campanha contra a Guerra e contra a NATO – No to War, no to NATO. Tratou-se de um encontro de particular importância, pois esta agressiva aliança militar imperialista pretende realizar a sua cimeira em Portugal, nos finais de 2010. Esta data representará, inevitavelmente, um momento alto de mobilização internacional contra a aliança militar reaccionária.

A NATO, comandada pelos EUA (agora com um presidente prémio Nobel da Paz!), que tem envolvido numerosos países em missões guerreiras, é responsável pela morte e estropio de muitos dos seus cidadãos e, mais grave, por vários massacres perpetrados noutros países, assim como pelo enorme sofrimento de muitos povos.

Um dos temas que esteve presente neste encontro foi o da criminosa guerra levada a cabo pela aliança imperialista no Afeganistão (agora reforçada com mais tropas de ocupação) e que já foi objecto, em Berlim, no mês de Outubro, de uma conferência do movimento internacional No to War, no to NATO.

No encontro dos dias 11 e 12, em Lisboa, participaram activistas da Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato (PAGAN), que são membros portugueses desta campanha internacional. Aí, foi acentuada a necessidade de grande abertura e unidade dos activistas da PAGAN com todos aqueles que se opõem em Portugal à guerra e à NATO. Aliás, na linha da plataforma política recentemente estabelecida entre os activistas deste movimento anti-guerra.

Como programa de luta de um amplo movimento, a desenvolver desde já, a PAGAN defende:
-o repúdio pela cimeira da NATO a realizar em Portugal;
-a exigência de dissolução da NATO;
-a exigência de retirada das forças portuguesas das missões militares da NATO;
-a exigência de revogação do acordo da Lajes;
-a exigência de que o governo e as autoridades portuguesas adoptem uma política activa de defesa do direito internacional e da soberania dos povos.


Comentários dos leitores

VL 22/12/2009, 17:16

Bom trabalho pessoal
um abraço

Alexandre ventura 20/1/2010, 17:12

alguém me consegue arranjar o contacto do pedro goulart? preciso de o entrevistar. alexandre ventura ventura0072@gmail.com


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar