Para Bush, a prenda é o próprio sapatinho

22 Dezembro 2008

bushshoeiraq72dpi.jpgOs milhares de manifestantes iraquianos, sunitas e xiitas, que saíram à rua mal souberam do ataque, à sapatada, contra Bush não deixam dúvida de que o acto corajoso de Muntader al-Zaidi não foi em vão. O mesmo mostra o apoio que a sua atitude teve por todo o mundo fazendo renascer a questão iraquiana, tão apagada dos meios de comunicação – como se no Iraque, no sexto ano de ocupação, nada se passasse.

Al-Zaidi conseguiu marcar a despedida de Bush da forma mais adequada – como a de um criminoso desprezível que os iraquianos não esquecem e a quem não perdoam. As suas palavras enquanto atirava os sapatos expressam bem o que pode sentir um iraquiano após seis anos de ocupação militar: “Este é o beijo de despedida para ti, cão”; e logo a seguir: “Este é pelas viúvas, pelos órfãos e pelos que foram mortos no Iraque”.

iraqgooutusa_72dpi.jpgMas os sapatos atirados a Bush são também, pela natureza das coisas, sapatos atirados à cara dos cúmplices de Bush. De todos os que – governantes, políticos diversos, directores de jornais, jornalistas, comentadores, propagandistas de guerra – fizeram da causa imperialista de Bush a sua causa. Para todos esses, igualmente e pelas mesmas razões, os nossos sapatos.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar