Regras dos noticiários de todo o mundo sobre o Médio Oriente

Autor anónimo — 19 Março 2008

Regra 1. No Médio Oriente, são sempre os árabes que atacam primeiro e sempre Israel que se defende. Esta defesa chama-se “retaliação”.

Regra 2. Os árabes não têm o direito de matar civis. Isso chama-se “terrorismo”.

Regra 3. Israel tem todo o direito de matar civis árabes. Isso chama-se “legítima defesa”.

Regra 4. – Quando Israel mata muitos civis de uma só vez, as potências ocidentais pedem-lhe que seja mais comedido. Isso chama-se “reacção da comunidade internacional”.

Regra 5. Os árabes não têm o direito de capturar soldados de Israel. Isso chama-se “sequestro”.

Regra 6. Os israelitas têm o direito de prender quantos árabes desejarem (homens, mulheres e crianças). Não precisam de provas: basta mencionar a palavra “terrorista” para os manter presos indefinidamente.

Regra 7. Quando se menciona o Hezbolá, é obrigatório na mesma frase dizer “apoiado e financiado pela Síria e pelo Irão”.

Regra 8. Quando se menciona Israel, é proibido dizer “apoiado e financiado pelos Estados Unidos”. Isso pode dar a impressão de que a luta é desigual.

Regra 9. Ao falar de Israel, nunca referir territórios ocupados, incumprimento de resoluções da ONU, violações de direitos humanos ou internacionais, ou violação das Convenções de Genebra. Isso pode dar a impressão de que Israel é um Estado fora-da-lei.

Regra 10. Os árabes escondem-se cobardemente entre a população civil ao dormirem nas suas casas. Israel tem por isso o direito de arrasar bairros residenciais. Isso chama-se “acções cirúrgicas de alto risco”.

Regra 11. Os israelitas falam todas as línguas estrangeiras melhor que os árabes. Por isso são mais entrevistados e têm mais oportunidade para explicar as presentes regras. Isso chama-se “neutralidade jornalística”.

Regra 12. Quem contrariar estas regras é terrorista e anti-semita.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar