Falam como Frei Tomás

Eugénio Silva — 8 Fevereiro 2008

Os conselhos dos senhores do Minuto Verde, logo pela manhã, podem ser bons. Eu é que tenho dificuldade em ver a utilidade da conversa. Dizia um deles que não devíamos deitar fora os CDs estragados – serviam para bases de copos. Mas cá em casa pomos os copos em cima da toalha da mesa e não usamos bases. Guardar os CDs que os miúdos deitam fora era ter mais tralha em casa. Doutra vez, foi como reduzir o consumo de água. Aconselhavam-nos a comprar uns adaptadores para as torneiras que limitavam o caudal, por mais que as abríssemos. Nós por cá resolvemos a coisa de outro modo: não abrimos tanto as torneiras, e assim poupamos na conta ao fim do mês e no custo dos adaptadores.

Há dias, o presidente da República veio com uma conversa parecida. Resolveu consumir menos energia no Palácio de Belém e convocou as televisões para nos transmitir o exemplo. Só nesta sala, disse ele, mandei substituir 103 lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo. Fantástico, só numa sala. Nós, na casa toda, temos… uma na cozinha, outra na casa de banho – faz duas; duas em cada quarto são quatro – faz seis; duas na sala e uma no corredor – faz nove; mais a do patim da escada – dez ao todo. Quer dizer, senhor presidente, eu podia ter dez casas como esta que ainda ficava a haver três lâmpadas só em relação a uma das suas salas. E quer o senhor que eu vá comprar lâmpadas de baixo consumo, bem mais caras que as normais. Não tenho folga para investimentos desses.

Digo-lhe mais: só quando todos os administradores de empresas públicas e privadas usarem redutores nas torneiras (piscinas incluídas); quando os banquetes oferecidos pelo governo tiverem CDs debaixo dos copos; e quando o senhor presidente tiver uma lâmpada em cada sala do Palácio – só então é que eu penso no assunto.


Envie-nos o seu comentário

O seu email não será divulgado. Todos os campos são necessários.

< Voltar